Uma visita à Fátima meditando sobre as Aparições


  Amigos leitores, vamos percorrer hoje os lugares de Fátima onde o Anjo de Portugal e Nossa Senhora apareceram aos três pastorinhos. Será como que uma peregrinação virtual para aqueles nunca tiveram a oportunidade de estar em Fátima e ao mesmo tempo uma recordação àqueles que lá estiveram.


Capelinha das Aparições
Capelinha das Aparições

Nosso percurso por Fátima começa na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria.

 Nossa Senhora pediu aos três pastorinhos que fosse construída uma Capela, em honra dEla, no mesmo lugar onde lhes apareceu 5 vezes. É, por isso, o local mais importante de Fátima. Aqui ocorreram os fatos que vamos lembrar agora.

Na primeira aparição, Nossa Senhora perguntou aos pastorinhos se queriam oferecer-se a Deus para suportar sofrimentos em reparação pelos pecados com que Deus é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores. Foi também nesta aparição que Nossa Senhora pediu aos 3 pastorinhos que rezassem o Terço todos os dias.

Na segunda aparição, também ocorrida aqui, Nossa Senhora disse que levaria logo Francisco e Jacinta para o Céu, e que Lúcia ficaria mais um tempo. Ensinou, também, a oração que rezamos após cada dezena do Terço. “Ó meu Jesus, perdoai-nos. Livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente, as que mais precisarem”.

Na terceira aparição, foram revelados aos pastorinhos as 3 partes do segredo de Fátima. Foi durante a terceira aparição que se deu a terrível visão do inferno, após a qual Nossa Senhora disse que, para salvar as almas dos pobres pecadores, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Anunciou, também, o fim da Primeira Guerra Mundial. Mas, acrescentou, se os homens não deixassem de ofender a Deus, viria outra guerra ainda pior, como de fato aconteceu 22 anos depois das aparições, quando estourou a Segunda Guerra mundial. Pediu depois a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e afirmou, majestosamente: “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”.

A quinta aparição deu-se também neste local, e Nossa Senhora anunciou que faria um milagre, para que todos acreditassem nas aparições. Foi o “milagre do sol”, acontecido na sexta aparição, assistido por mais de 70.000 pessoas, e que foi visto também há mais de 40 quilômetros de distância.

É difícil sairmos desse lugar, pois são tão grandes as graças recebidas, que nos levam a querer ficar por  mais tempo. Depois das aparições de Fátima, a vida dos 3 pastorinhos mudou completamente.

É bom lembrar também que, em todas as aparições ocorridas nesse local da Capelinha, Nossa Senhora pediu e insistiu em que se rezasse o Terço. Lembremos, finalmente, a promessa de Nossa Senhora: “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”.

A Basílica de Fátima

A Basílica de Fátima
A Basílica de Fátima

Mas, precisamos continuar nossa peregrinação. Vamos até a Basílica de Fátima, para rezarmos diante das sepulturas dos Beatos Francisco e Jacinta.  Os jazigos são muito simples, mas sente-se, aqui também, a graça de Deus. Sabe-se que o rosto de Jacinta estava incorrupto em 1935.

 Aqui, novamente sentimos desejo de ficar. E recordar como Nossa Senhora comunicou aos dois que os levaria logo para o Céu. E como, depois, eles ofereceram a Deus muitos sacrifícios e penitências pela conversão dos pecadores. Quem sabe se nós, hoje, não somos beneficiados por esses sacrifícios que eles praticaram!

Muitos peregrinos aproveitam a ocasião para tocar o Terço em cada um dos túmulos, e assim continuar o percurso.

 

 Valinhos

Seguindo pelo chamado “Caminho dos Pastorinhos”, chega-se até os “Valinhos”, o local da quarta aparição. Esta foi a única aparição que não se deu na Cova da Iria nem no dia 13, como todas as outras, pois, nesse dia, os três pastorinhos foram seqüestrados pelo Administrador de Ourém, que lhes quis arrancar a força o Segredo, sem o conseguir.

Nesta aparição de “Valinhos”, Nossa Senhora mandou que voltassem à Cova da Iria no dia 13 do mês seguinte, e que continuassem rezando o Terço todos os dias.

Caminho dos Pastorinhos

Ao deixarmos este local, continuamos pelo mesmo caminho dos pastorinhos, cerca de 100 metros.

 

A Loca do Cabeço 
 

Loca do Cabeço ou Loca do Anjo
Loca do Cabeço ou Loca do Anjo

Chegamos à “Loca do Cabeço” ou “Loca do Anjo”.  Foi aqui que o Anjo de Portugal apareceu pela primeira e terceira vez, em 1916. Ao chegarmos a este local, nos deparamos com uma escultura branca do Anjo de Portugal, em atitude de quem vai dar a Sagrada Comunhão aos 3 pastorinhos ajoelhados, representados através de 3 esculturas brancas muito tocantes.

Foi neste lugar que o Anjo lhes ensinou a oração: “Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam”.

*  *  *

Caros amigos, acabamos de percorrer, juntos, os principais locais de Fátima, o que nos permitiu relembrarmos, resumidamente, as  coisas mais importantes que Nossa Senhora quis transmitir ao pastorinhos e a todos nós.

Rezar o Terço todos os dias, reparar as ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria, oferecer sacrifícios pela conversão dos pecadores. Relembramos, especialmente, a grande promessa de Nossa Senhora: “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”.

Muitos lugares ainda poderíamos visitar em Fátima, como a casa em que viveram os pastorinhos, mas, isso fica para uma próxima “viagem”. 



Participe da homenagem ao centenário da Beata Jacinta de Fátima – Clique aqui para saber como.

 

Clique aqui e leia todas as Aparições de Fátima

 

banner300x250_opcao01

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • NOSSA SENHORA DE FATIMA, PEÇO A SUA INTERCESSAO JUNTO DE JESUS CRISTO, PELA RESTAURAÇAO DO MEU CASAMENTO. JÁ SAO NOVE MESES SEPARADOS. ESTOU MUITO TRISTE, E PEÇO COM TODA FÉ. JESUS MISERICORDIOSO, DÁ-ME ESSA GRAÇA SE ASSIM FOR A SUA VONTADE, PARA A MINHA FELICIDADE E DA MINHA ESPOSA LIDYANE. JESUS, EU CREIO EN VÓS, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ. AMEM

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?