A missão da beata Jacinta em salvar a alma dos pecadores – Parte 1

Por seu ardente desejo de reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria, a vidente Jacinta de Fátima correspondeu ao sentido medular da mais profética das aparições marianas. Comemorando o centenário do seu nascimento, invoquemos a sua poderosa intercessão.

Tomás Agostinho Corrêa


Ao criar cada alma, Deus lhe designa uma missão específica que ela deverá cumprir, ajudada pela graça. Algumas — a maioria? a minoria? (a Igreja não se pronunciou a respeito) — atuam em sentido contrário à própria missão, e ao fim da vida, se chegaram até o pecado mortal e não se arrependem, são condenadas ao inferno. Muitas outras ficam a meio caminho, e após a morte, no Purgatório, deverão purificar-se da incorrespondência às graças recebidas, antes de serem levadas para o Céu.


Ao que tudo indica, apenas uma minoria corresponde plenamente à graça, depois de uma luta que não exclui as debilidades decorrentes do pecado original: são os santos, que são logo levados para o Paraíso celeste, podendo até passar algum tempo no Purgatório, para se purificarem dos últimos vestígios de pecado. A Igreja os apresenta como modelos e intercessores dos que estão in via – isto é, neste mundo – labutando por encontrar seu caminho para o Céu; ou, ao contrário, procurando subtrair-se ao chamado de Deus, fugindo d’Ele ou, pior ainda, levantando-se soberbamente contra Ele e tentando arrastar consigo outras almas para o inferno.

O Criador não aparece a cada homem para indicar-lhe sua missão, salvo casos excepcionais como o de São Paulo, derrubando-o do cavalo no caminho de Damasco. Para a grande maioria dos homens, Deus indica a respectiva missão pelos acontecimentos da vida, seus gostos, inclinações e apetências boas, inspirações recebidas, de tal forma que a alma atenta aos movimentos bons da graça no seu interior, ou aos fatos que lhe sucedem, encaminha-se mais ou menos conscientemente para o fim que Deus lhe designou (ou, pelo contrário, recusa essa vocação e dela se afasta).

Analisada à luz destas considerações de índole teológica, a vida da beata Jacinta Marto — cujo centenário de nascimento celebramos no dia 11 de março de 2010 — é exemplo da alma que despertou para a sua vocação, não só por ter visto Nossa Senhora, mas também pela compreensão do sentido medular da mensagem de Fátima: a necessidade de rezar pela conversão dos pecadores e oferecer reparação pelos seus pecados, que ofendem a Deus e ferem o Coração Imaculado de Maria. Ela compreendeu que, como os pecados estão continuamente crescendo em número e gravidade, e se essa penitência não for feita, desabarão sobre a humanidade os tremendos castigos anunciados por Nossa Senhora no chamado “segredo de Fátima”.

Alguns fatos da vida de Jacinta mostrarão ao leitor como ela levou a sério essa advertência, compenetrou-se de sua missão e imolou-se pela conversão dos pecadores.

Clique na imagem e saiba como receber o livro que conta a história do Centenário do nascimento de Jacinta, a portuguesinha que presenciou as aparições de Nossa Senhora de Fátima
Clique na imagem e saiba como receber o livro que conta a história do Centenário do nascimento de Jacinta, a portuguesinha que presenciou as aparições de Nossa Senhora de Fátima

Firmeza de Jacinta propiciou a continuidade das aparições

Jacinta é carregada depois de uma das aparições, para ser protegida da multidão
Jacinta é carregada depois de uma das aparições, para ser protegida da multidão

Como se sabe, a mãe de Lúcia não acreditava na realidade das aparições. Queria obrigá-la a desmentir que tivesse visto Nossa Senhora, não poupando para isso (como contou depois a própria Irmã Lúcia) “carinhos, ameaças, nem mesmo o cabo da vassoura” (I Memória, p. 32 — ver Bibliografia no fim do artigo). Levou-a ao prior da freguesia de Fátima, o qual, mantendo uma atitude de reserva, interrogou-a com amenidade, mas ao fim levantou a hipótese de que poderia “ser um engano do demônio” (II Memória, p. 68).

A hipótese desencadeou compreensível tormenta na alma de Lúcia, que começou a hesitar sobre a conveniência de se apresentar de novo no local das aparições. Ao manifestar a seus primos a dúvida em que se debatia, Jacinta logo a desfez com uma encantadora lógica infantil: “Não é o demônio, não! O demônio dizem que é muito feio e que está debaixo da terra, no inferno; e aquela Senhora é tão bonita, e nós vimo-La subir ao Céu” (II Memória, p. 68).

Isso apaziguou um tanto a alma de Lúcia, mas a dúvida persistia. Esmoreceu nela o entusiasmo inicial pela prática do sacrifício e da mortificação. Assim, na véspera da terceira aparição (13 de julho de 1917) resolveu não voltar mais à Cova da Iria (local das aparições). Chamou então Jacinta e Francisco, e informou-os de sua resolução. Eles responderam: “Nós vamos. Aquela Senhora mandou-nos lá ir” (II Memória, p. 69). E Jacinta pôs-se a chorar, por Lúcia não querer ir.

No dia seguinte, Lúcia sentiu-se de repente impelida a ir, por uma força superior à qual não resistiu. Pôs-se a caminho, passando antes pela casa dos primos. Encontrou-os no quarto, de joelhos ao pé da cama, a chorar.

— “Então, vocês não vão? – perguntou Lúcia.

— Sem ti, não nos atrevemos a ir. Anda, vem!

— Já cá vou” – respondeu Lúcia (cfr. II Memória, p. 70).

E puseram-se alegres a caminho…

Já na aparição de 13 de junho, algo semelhante ocorrera: Lúcia fraquejava diante dos “afagos” da mãe, e a firmeza de Jacinta e Francisco vencera as relutâncias da vidente mais velha das aparições.

continua na próxima segunda-feira

Quer saber da história detalhada desta criança tão especial ,que contemplou a mais linda visão de sua vida ao ver e conversar com Nossa Senhora de Fátima?

Clique aqui e saiba como.

Fonte: Revista Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

8 Comentários

  • Peço por aqui, minha Beata Jacinta, que interceda por mim a Maria Santíssima, pois estou passando por uma situação bastante complicada, financeiramente.
    Tenho vivido com ajuda da família.
    Neste dia de hoje comecei uma nova etapa, e talvez tenha de volta um emprego precioso.
    Com este emprego minha vida, gradativamente retornará ao normal.
    Louvada seja Beata Jacinta e MAria Santíssima, mãe de Deus e nossa mãe amada.
    Amém

    Resposta
  • peço muito por minha familia, nossa saúde e união, por minha casa,as vezes tem disavenças na família , e nem sabemos qual o motivo, se for algo ou alguém , precisamos de proteção pois, só tenho minha irmã marcela, minha mãe percilia e a mim solange, nossa familia é grande e precisamos de união enquanto viver vou rezar e pedir por ela ,porque sempre fomos unidos e continuaremos assim. se Deus permitir, estamos frágeis pois perdemos nossa irmã ana lucia faz pouco tempo e peço muito por sua e nossa misericódia , muito obrigada.

    Resposta
  • DIGO, PEQUEI E NÃO PEGUEI. QUEM SOMOS NOS PARA JULGARMOS PORQUE O NOSSO DEUS É ONIPOTENTE MAS UMA COISA ELE DIZ SEJAM DIGNOS DE SEREM MEUS FILHOS O QUE NÃO QUERO PARA MIM NÃO DESEJO AOS OUTROS, POR ISSO NÃO DISCRIMINO SOMENTE IGNORO, SEJAM FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • SOU TÃO PEQUENA QUE DESCONHEÇO AS INSIDIAS DE SATANAS QUE MANIPULA OS JOVENS PARA CAIREM NO SEU PROPRIO INFERNO E SAI SORRINDO DIZENDO NADA FIZ, USANDO A PALAVRA DE DEUS LIVRE ARBITRIO, HIPOCRITAS SE DEUS VOLTASSE SERIA NOVAMENTE MORTO QUE A HUMANIDADE PENSA QUE POR SER FILHO DE DEUS MANDA NO MUNDO HIPOCRITAS, NÃO VERÃO SEU PROPRIO FIM, PORQUE DEUS OS LEVA SEM SENTIR A BURRICE QUE FIZERAM SOMENTE APÓS UMA REFLEXÃO TOMA CONCIENCIA PORQUE PEGUEI E A VIDA É PARA REFLEXÃO E NÃO PARA PERDÃO.

    Resposta
  • Rezo por D. Lenícia Maria B Neves. Não deixe de confiar em Jesus e sua bendita mãe. Seus sofrimentos estão sendo vistos e na hora de Deus ele virá em seu socorro. Concerteza que a bemaventurada Jacinta será sua intercessora. Jesus eu confio em vós

    Resposta
  • Peço a Stª Jacinta que interceda por mim para que eu consiga um emprego. E para que
    renove minha FÉ pois estou passando por muitas dificuldades financeiras e ja não sei mais
    como apelar, as vezes sinto que estou pagando até hoje pelos meus pecados, mas que pecados são esses que nunca consigo paga-los de uma vez, há cinco anos estou sofrendo por causa das dividas que não consigo pagar, o emprego num bom lugar que não consigo arrumar,meu DEUS! Já não sei mais o que fazer, peço que me esclareça se possivel o que quer de mim. AMÉM!

    Resposta
  • Minha santa Jacinta eu te peço que cure meus pensamentos mal, que minha vida seja cheia de amor, paz em meu coraçao, quero viver com minha familia muitas felicidade. e jamais eu cai em tentaçao.amem

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?