Verdades fundamentais da devoção à Santíssima Virgem – Parte IV

Veja aqui a Parte I | Parte II | Parte III

Exposição feita pelo professor Plinio Corrêa de Oliveira sobre o Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, de São Luis Grignion de Montfort.

Problema angustiante para São Luís Grignion

O Santo estava às voltas com um problema que encontramos em diversas épocas históricas. Imaginemos um fiel daquela época. Ao ler isto, ele verificaria que já ouviu de outros padres, talvez até de algum bispo, o que São Luís Grignion está condenando. Imediatamente surgiria uma dúvida: “A quem seguir? A um missionário que anda de um lado para outro, mal visto por tantos, ou a um bispo a quem não falta, entre outras coisas, o peso do prestígio? A esse padrezinho ou ao clero jansenista, que parece pensar de modo diferente? Que valor tem esse Grignion? Que mérito?”

É preciso ver que Nosso Senhor dá às almas dois modos para conhecerem o caminho. O primeiro consiste na análise da doutrina, conferindo-a com a da Igreja Católica. O segundo é por uma qualidade que se chama discernimento dos espíritos. Por ela somos capazes de discernir, mediante a fidelidade à graça de Deus, aqueles que têm verdadeiramente o espírito da Igreja. Se formos fiéis às graças que recebemos, saberemos quem é de Deus e quem não o é. Ora, está de acordo com a ordem desejada pela Providência que tenhamos, guiados por esse discernimento, uma confiança especial naqueles que temos certeza de que nos levam para Deus, sacrificando inclusive, dentro do limite da prudência – pois infalível é apenas a Igreja Católica – algo de nossa opinião pessoal.

Isto se dava com os fiéis franceses daquele tempo. Eles tinham a graça suficiente para ver em São Luís Grignion um homem de Deus. Deviam, portanto, corresponder a essa graça e crer nesse homem. Se cressem nele, estariam bem; se não, estariam mal. Esse discernimento dos espíritos, nenhum fiel pode deixar de praticar. No Antigo Testamento ele era necessário para se reconhecer os verdadeiros profetas, pois havia muitos impostores.

Atualmente a prática desse discernimento tornou-se mais fácil, pois temos o magistério infalível da Igreja. A adesão a este Magistério é um critério seguríssimo de verdade, mesmo que esteja contra a opinião de todos os homens.

Há ainda outro critério: quando sentimos que alguém revela um espírito de obediência absoluta à Igreja, de tal maneira que seja capaz de abandonar qualquer opinião própria, se a Igreja disser o contrário; que tenha, portanto, verdadeira humildade em relação a Ela, então podemos nele confiar. Quando não o sentimos, tomemos as devidas precauções.

Em São Luís Grignion era admirável a disciplina absoluta que tinha em relação à Igreja Católica, de maneira tal que escrevia tudo isso porque estava de acordo com Ela. Se, porventura, a Santa Sé alterasse em qualquer coisa a doutrina exposta por ele, submeter-se-ia e renunciaria a tudo o que fosse preciso. Esta é a disposição que tem um verdadeiro católico, e é por ela também que se reconhece o verdadeiro católico.

Enfim, fica atestado que os problemas da época de São Luís Grignion eram semelhantes aos que têm existido na Igreja, em outras épocas. Diante disso, ele era obrigado a usar uma tática ardilosa e indireta, para dizer o que queria. Isto vem refutar, por si só, aqueles que acham que a virtude é inteiramente simples, cândida e sem artifícios. Pelo contrário, sua linguagem pode ser, por vezes, artificiosa e até apimentada. Ele usa dela para inculcar nos fiéis as qualidades da verdadeira devoção mariana: afeto, força, persuasão.

Assim deve ser a ação do apóstolo que deseja a propagação da devoção à Virgem Santíssima.

Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

12 Comentários

  • Minha Nossa Senhora peço que eu Vilma,Isabela,Arnaldo,José Roberto,Guilherme,Gabriela,Cindy,desmanche todo trabalho que fizeram para nós ,e leve embora esses espíritos que estão nos prejudicando,tanto na saúde como financeiramente.Muito Obrigada Mãe Querida. Amém

    Resposta
  • Minha virgem Maria me afasta do jogo me ajude que a Franciele seje logo nomeada num concurso publico que a Andressa passe agora no final do mes e ano no vestibular de medicina que a Tanise tambem passe num concurso publico e que elas arrumem um namorado trabalhador honesto catolico e que as faça muito felizes amem. que a alma d e minha mae eulalia meu irmao renildo meu pai arnaldo guancino e de todos meus familiares e os falecidos do mundo inteiro descancem em paz amem nos de exito nos negocios estudos saude e vestibulares amem Obrigado Jesus Maria e Sao Jose por tudo que tenho pois se tenho e poruqe me deste amem Dainos muita saude paz perseverança sorte e amor e uniao na minha familia amem Obrigada daisaude a Ana e me cure desta ansiedade e ajudai a todos os doentes e desempregados amem, Obrigada por tudo graças a Deus amem.

    Resposta
  • O AMOR e o regresso de Avelino Ferreira Pinto, força fé coragem determinação e a resolução de seus problemas que nos separam. cura espiritual e fisica dele e tbm de meus filhos os livrandos dos problemas das drogas…Paz Amor, Prosperidade e Saude para tdos os nossos irmãos em Humanidade… Bençãos a todos..

    Resposta
  • minha nossa senhora olhai por nós pecadores aqui na terra .
    livrai nos dos males ,dos perigos ,da inveja ,da cobiça,ambição, minha mãe padroeira do brasil,olhai por todos os jovens que estão no submundo das drogas,olhai e abençoai a todos aqueles que sustentam a sua familia .
    dai me força e saude para mim enfrentar os obstáculos da vida,e muito obrigado por vc existir na minha vida e na vida de todos nós religiosos,querida mãe santissima mãe de jesus eu sei que a senhora esta junto com minha mãe maria da penha eu seu filho claudio mando um beijo e um firte abraço para ela e fala com ela que tenho muita saudades dela .

    Resposta
  • peço por mim patricia que vou começar na auto escola para tirar carteira de motorista.agradeço pela recuperação de taian miguel,peço pelo trabalho de antonio marcos(marido) peço pelas vista de pablo que tem estrabismo.peço por todos os meus familiares ,por todos os doentes,alcoolatras ,drogados ,etc…

    Resposta
  • NESTE MOMENTO EU PEÇO A NOSSA SENHORA, QUE ME DE A SUA BENÇÃO MÃEZINHA QUERIDA, ESTOU PRECISANDO MUITO NESTA TARDE DE SER ABENÇOADO, POR VOZ, E PELO VOSSO FILHO NOSSO SENHOR JESUS DE NAZARÉ….E QUE DEUS PAI DERRAME O VOSSO ESPIRITO SANTO, SOBRE MIM
    HOJE IREI FAZER OS PRIMEIROS PRA A PARTIR DAS 14;00H NA FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA BOTANICA GERAL E COMPARADA I, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA PEÇO DISERNIMENTO SABEDORIA EMTENDIMENTO RESTAURA MINHA MENTE SENHO AMÉM.
    rENILDA CONCEIÇÃO DOS SANTOS RUHSERT.

    Resposta
  • Nossa Senhora de Fátima Mãe querida venho pedir forças corage saúde fisica e espiritual para lutar e conseguir os meus objetivos, peço para afastar de mim tudo aquilo que me impede de crecer eu preciso do seu grandioso amor por mim confio e acredito no amor do pai e da mãe que sempre estão me protejendo. Eu preciso de ti Senhor eu preciso de te mãe me ajuda caminhar, me liberta da inveja dos meus adiversáeios perdoa eles que não sabe o que faz contra amim. eu te amo Jesus eu te amo Jesus de todo meu coração que assim seja amem.Peço pela saude da minha irmã Anadira que est´´a no leito de Hospital para que Nossa S. de Fatima interceda a Deus a sua saúde peço para libertar meus irmãos Renato e Ronaldo do vicio do aucool e pela saúde dos meus entes queridos. Amém
    Renilda

    Resposta
  • Renilda Conceição dos Santos Ruhsert, agradeco a Nossa Senhora de Fatima por mais uma benção de levar as crianças para catequise ,ontém compareceram na celebração 31 crianças amém. Hoje eu peço a Deus e a Nossa Senhora de Fátima para interceder a Deus ajudar paraeu Renilda fazer as provas do PRA que ficaram pendentes na Faculdade de Tecnologia e Ciências que são botânica geral e comparadaI zoologia geral e comparadaII, estágio supervisionadoI, fundamento de fica e biofísica,anatomia e fisiologia humana, botanica geral e comparadaII, Direito ambiental estágio supervisionado II peço tudo isso pela Divina Missericordia de Deus e Maria amém.

    Resposta
  • Ao verdadeiro católico cabe acolher a Devoção a Maria;além de Mãe de Jesus Cristo. ela nos foi dada ,como Mãe Adotiva,a qual devemos demonstrar nosso afeto e admiração pelas suas virtudes e mesmo procurar cultivá-las na nossa vida ,buscando a intimidade com Maria.Nela encontramos o Seu Filho Jesus 😮 Divino Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria são inseparáveis e trilhando os seus Caminhos ,chegaremos à Mansão Celeste,onde esperamos um dia morar.Sejamos sempre firmes na Fé com Jesus e Maria , e confiantes em Deus e tudo será transformado em nossa vida. A Devoção Mariana deve ser imprescindivel na vida do cristão,sob a proteção dessa Mãe Admirável encontraremos Jesus.Porisso procuremos conhecê-La através do “Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora”,de São Luis Grignion,homem de muita Fé e Amor a Maria.Amém !

    Resposta
  • NESTE MOMENTO EU PEÇO A NOSSA SENHORA, QUE ME DE A SUA BENÇÃO MÃEZINHA QUERIDA, ESTOU PRECISANDO MUITO NESTA TARDE DE SER ABENÇOADO, POR VOZ, E PELO VOSSO FILHO NOSSO SENHOR JESUS DE NAZARÉ….E QUE DEUS PAI DERRAME O VOSSO ESPIRITO SANTO, SOBRE MIM AMEM….

    Resposta
  • MEU SENHOR E MEU DEUS ESCUTA AS PRECES DESTA TUA FILHA ATRAVÉS DOS SANTOS DE NOSSA SANTA IGREJA CATÓLICA, MEU SÃO LUIS , MINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA , MINHA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA E TANTOS OUTROS SANTOS DE MINHA DEVOÇÃO LEVEI OS MEUS PEDIDOS AO PAI POIS ELE E TODOS VÓS SANTOS E SANTAS SABEM O QUE NECESSITO EM MINHA VIDA; UMA EM ESPECIAL É IR PARA LISBOA ESTE ANO, PARA LÁ AGRACEDER AS PRECES E GRAÇAS ALCANÇADAS AMÉM, MAS EM TI SENHOR EU ESPERO UM MILAGRE… JESUS MISERICORDIOSO EU CONFIO EM VÓS.

    Resposta
  • São Luís Grignion é um exemplo para todos nós da Igreja Católica, e em minhas orações,peço`à Deus que sempre me conduza para o caminho da Santidade e principalmente que minha devoção mariana seja cada mais forter em minha vida e na vida da minha familia.Tenho muito a caminhar e as qualidades da verdeira devoção mariana estou buscando a cada dia.Que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos,rogue à DEUS,por mim,minha familia e por todos os fiéis católicos.Amém.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?