Uma breve noção… Da GRANDEZA do Nascimento de Nosso Senhor (Parte II)

Plínio Correa de Oliveira

Continuação do post – Uma breve noção… Da GRANDEZA do Nascimento de Nosso Senhor (Parte I)

Neste ponto há que se fazer uma retificação a respeito de algo que a iconografia da Renascença deformou completamente.

Ela apresenta o Menino Jesus como uma criancinha bobinha, para dar a idéia da suma pureza do Menino Jesus. Mas uma criancinha inexpressiva, que está brincando, se ajeitando, e na qual não há ainda nenhuma indicação de mentalidade. Tenho enorme dificuldade em admitir que isto tenha sido assim.

A meu ver, pelo contrário, tudo aquilo que nós admiramos em Nosso Senhor adulto, – a elevação, mais que elevação, transcendência; uma alma de tal maneira elevada que está colocada inteiramente em outra região e lembra aquela frase dEle: “Meus caminhos não são vossos caminhos nem as minhas cogitações são as vossas cogitações”. 

Aquela posição interior de Nosso Senhor em que se vê que Ele tem todo um céu interno dentro do qual está, e do alto do qual olha com bondade para a humanidade; mas é uma bondade sobre uma humanidade distante, que a misericórdia dEle torna próxima.

Todo aquele equilíbrio, distinção, afabilidade e força de Nosso Senhor; tudo isto que faz que na Sacratíssima face dEle se exprimam perfeições morais verdadeiramente inefáveis – tudo isto eu tenho a impressão que já [estava] expresso na face e no corpo do Menino Jesus.

E é de tudo isto que o Natal é uma primeira manifestação e para tudo isto convergiu a adoração de Nossa Senhora. A adoração de Nossa Senhora, a adoração de São José que estava perto dEla e que participava deste ato de adoração como esposo dEla e como pai do Menino Jesus.

Que Nossa Senhora, naquela união de alma com Nosso Senhor, estivesse tendo uma relação que nós nem bem entendemos, é evidente.

Da parte de São José os senhores podem imaginar a ternura, o respeito, o entusiasmo, a adoração, a veneração vendo aquele Menino que ele sabia que era filho do Espírito Santo e de Nossa Senhora, – mas legalmente filho dele e que em parte na pessoa dele se tornava filho de David e cumpria
as profecias.

E ele olhar para aquele Menino e pensar que, afinal de contas, aquele Menino era o Deus dele e o Deus de todos os homens; e ao mesmo tempo era filho dele, era o filho da esposa dele.

O que aquilo deveria representar, considerando a santidade de Nosso Senhor que resplendia de todo presépio, que resplendia de toda a pessoa dEle sobretudo?

Esta idéia, portanto, da manifestação da pessoa humana, ou do corpo humano de Nosso Senhor Jesus Cristo no Natal, como manifestação de Sua santidade de alma, santidade que é a manifestação da dignidade hipostaticamente unida à natureza humana, isto eu tenho a impressão de que é o que deveria extasiar!

E é o que na noite de Natal nós mais devemos considerar.

Há uma porção de santinhos que apresentam a noite de Natal, a cena de Natal com o berço do menino Jesus cheio de luz e o menino com uma carinha de bobinho.

A luz não estava na palha, a luz estava no Menino, sobretudo na fisionomia do Menino, na face sacratíssima do Menino.

É isto que me parece constituir uma meditação interessante para o Natal, e que podemos ir exercitando durante estes dias, termos por tema de piedade durante estes dias.

Vamos pedir a Nossa Senhora e a São José que nos façam entender bem isto e que nos deem alento para um Natal verdadeiramente recolhido e piedoso neste mistério criado por este pensamento.

*  *  *

Fonte: pliniocorreadeoliveira.info

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • PERFEITO. MINHAS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS. E É ISSO QUE TAMBÉM PENSO. FELIZ NATAL EM JESUS, VERDADEIRA LUZ, VERDADEIRO DEUS, VERDADEIRO ANIVERSARIANTE, VERDADEIRO DEUS, DESDE SEU NASCIMENTO, ETERNAMENTE AMÉM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?