Um geração inesperada e insubmissa surge em todo o mundo – Jovens que defendem a verdadeira Doutrina Católica milenar estão fartos do Progressismo na Igreja. Veja aqui:

A juventude católica francesa está cansada do progressismo eclesiástico; preza antes pela Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Luís Dufaur/Alejandro Ezcurra
(Traduzido de:tradicionyaccion.org.pe )

O que ninguém esperava:

Emerge na França uma nova geração de católicos cada vez mais conservadores e comprometidos com a renovação moral do país, que com um notável sentido de militância dá as costas ao clero progressista e aos decrépitos “valores republicanos” do laicismo.

O fato não se restringe à França, mas é onde ele se manifesta como a faceta mais saliente de um fenômeno que se tornou mundial (1): uma nova leva de católicos comprometidos com a defesa da instituição familiar e a vigência da moral na sociedade.

Pastores que se distanciam do rebanho

Por suas características, essa juventude causou consternação à própria Conferência Episcopal Francesa. É o que afirma na revista “Figaro Magazine” o vaticanista Jean-Marie Guénois, para quem o episcopado francês está com “má consciência”, por ter cortejado durante décadas o socialismo e o comunismo sob o pretexto de “conquistar a classe operária”.

Mas, após “modernizar-se” a ponto de diluir a identidade eclesiástica tornando-a quase irreconhecível, em fins do século XX a Conferência Episcopal deu-se conta de que com isso havia perdido sua influência sobre uma classe trabalhadora cada vez mais conservadora e refratária à pregação revolucionária. 

Nas manifestações contra o "casamento" homossexual, os jovens tiveram um papel preponderante.

O órgão episcopal mudou então de estratégia, procurando apresentar uma nova imagem de “Igreja jovem”, dessacralizada e igualitária.

Qual foi o resultado?

“Hoje – diz Guénois – ele pode ter perdido a própria juventude”, ou seja, o setor católico juvenil, inclusive boa parte do clero jovem.

Ele acrescenta que muitos bispos, jactando-se embora de sua argúcia em ler os “sinais dos tempos”, demonstraram uma inexplicável “cegueira” ao ignorar a imensa transformação ocorrida no espírito desses jovens, cada vez mais orientados para os valores familiares e tradicionais.

Podemos mencionar um fato característico, que acompanhamos de perto: enquanto no ano de 2013 centenas de milhares de católicos, em sua grande maioria jovens, tomavam as ruas na França para protestar contra o projeto de lei socialista de “casamento” homossexual, o Conselho Família e Sociedade, do Episcopado francês, movia-se em sentido exatamente oposto.

E em vez de recusar de modo categórico tais uniões antinaturais, exortava a valorizar a “riqueza” contida na amizade homossexual e propunha conceder aos casais do mesmo sexo uma “união
civil melhorada”…
 

Centenas de milhares de católicos tomaram as ruas na França em 2013, para protestar contra o “casamento” homossexual.

O que significa aí “melhorada”? Para o católico, diante de uma situação de pecado, a única forma possível de “melhorá-la” é abandoná-la, tal como mandou Nosso Senhor: “Não peques mais” (Juan, 5, 14 e 8, 11).

Mas, para o órgão episcopal francês, “melhorar” essas uniões pecaminosas e antinaturais parece ser favorecê-las, dotando-as de um benefício legal.

Saem à luz dissensões entre bispos

Guénois observa que por certo houve bispos que se pronunciaram a favor das maciças mobilizações populares em defesa da moral familiar.

Mas a maioria resistiu a participar das mesmas, e vários continuam cooperando com o governo socialista.

Finalmente, os desacordos sobre o tema acabaram dividindo os bispos. Na sessão plenária anual da Conferência Episcopal, realizada em Lourdes em abril de 2014, os resistentes à linha progressista se desafogaram, como nunca haviam feito antes.

A gota que transbordou a taça foi o convite feito pela Conferência Episcopal à líder feminista
radical Fabienne Brugère para discursar numa jornada nacional de responsáveis pela pastoral
familiar diocesana.

Guénois explica que essa ativista revolucionária é “discípula de Judith Butler, a ‘papisa’ norte-americana da ideologia de gênero”, que chega a considerar as diferenças entre os sexos como inexistentes, uma pura “ficção social”.

Por isso o insólito convite “foi visto, a justo título, como uma verdadeira provocação por vários bispos e delegados diocesanos”. E gerou um terremoto de reações de tal monta, que o evento foi cancelado.

Cifras que retratam uma realidade profunda 

Milhares de jovens fazem anualmente uma peregrinação de 100 km de Paris à Catedral de Chartres.

Essa juventude conservadora não é um fenômeno surgido do nada, ou das maciças manifestações contra o “casamento” homossexual. Sua origem é mais remota e mais profunda. 

Trata-se de uma geração formada num ambiente de renovado apreço pela vida familiar. Ela quer a interioridade, a oração e a cultura – explica Guénois. Por isso não entende a desordem e a vulgaridade que se apoderaram do clero e do culto em muitas paróquias católicas.

Não nasceu dos movimentos eclesiais e não se interessa pelas disputas da época pós-conciliar. Pelo contrário, quer mostrar-se ufana de sua catolicidade.

Segundo duas pesquisas mencionadas por “Figaro Magazine”, 90% dos jovens participantes das gigantescas mobilizações denominadas La Manif pour tous (“A Manifestação para todos”), são católicos praticantes entre 16 e 30 anos.

Seis por cento deles vão à Missa todos os dias.

Para 77%, a devoção eucarística ocupa um papel “essencial” ou “muito importante” na vida. Eles querem entender a Sagrada Eucaristia num sentido genuinamente católico, e não com as distorções modernistas.

Dessa geração, 72% preferem o nome de “católico” em lugar de “cristão”, ao contrário do que sucedia nos anos 70. E 58% se sentem cômodos com o ensinamento moral da Igreja, sobretudo no tocante à moral conjugal.

“Espiritual e cultivada, esta nova geração, que se afirma católica sem complexos, perturba uma parte dos bispos”, diz Guénois, porque ela atua livremente, segura de seus objetivos e desvinculada de um clero que abandonou a dimensão histórica da Cristandade e da cultura católica.

E dos que a compõem, 99% receberam sua formação católica no seio da família, e não em movimentos ligados à Igreja.

Um novo sentido de militância católica

A presença dessa corrente sinaliza o despertar na França de um catolicismo novamente militante, insubmisso aos clichês desgastados da modernidade e desinteressado dos partidos políticos, que  a procuram em vão.

Esse desinteresse político-partidário atinge todos os cidadãos de todas as idades e revela-se claramente numa pesquisa do IFOP, dada a conhecer em 11 de maio de 2015.

Segundo ela, dois terços dos franceses (65%) já “não são mais sensíveis aos termos ‘república’ e ‘valores republicanos’”, os quais “não lhes dizem verdadeiramente nada porque … perderam seu valor e significado”.

A “geração inédita” está surpreendendo os próximos e os estranhos. Na raiz desse desinteresse existe sobretudo ceticismo diante “da falta de credibilidade da palavra ‘política’.

Os eleitores se tornaram muito desconfiados. E espera-se que se tornarão ainda mais céticos quando os responsáveis políticos invocarem grandes princípios”, diz Vincent Tournier, do Instituto de Estudos Políticos de Grenoble.

Decepcionada de um lado com os pastores coniventes com uma revolução cultural que agride a fé e a família, e de outro com os políticos exponenciais de uma democracia fraudulenta e esgotada, filha de um laicismo que só gera corrupção, essa juventude católica configura uma “geração inédita”, inesperada, que está surpreendendo os próximos e os estranhos.

A "geração inédita" está surpreendendo os próximos e os estranhos.

Ela se mostra, diz Guénois, como “um sinal precursor de um possível despertar do catolicismo na França. Cobiçada, surpreendente, inspirada, esta geração de insubmissos é um viveiro de talentos que ainda não disse a sua última palavra”.

O que auspicia, em prazo médio, um renascer religioso e cultural a partir do qual a França possa recuperar sua identidade histórica essencial, de “filha primogênita da Igreja”.

*   *   *

Fontes:

1. JEAN-MARIE GUÉNOIS, ’Cathos’ et rebelles (“Católicos e rebeldes”), “Le Figaro”, 18-4-2014 http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2014/04/18/01016-20140418ARTFIG00074-cathos-et-rebelles.php

2. Les Français lassés par les “valeurs républicaines” (“Os franceses fartos dos ’valores republicanos’”), “Le Salon Beige”, 11-05-2015http://lesalonbeige.blogs.com/my_weblog/2015/05/les-fran%C3%A7ais-lass%C3%A9s-par-les-valeurs-r%C3%A9publicaines.html

3. LUIS DUFAUR, Jovens franceses acham ‘fora da moda’ bispos e políticos modernizados, “Instituto Plinio Corrêa de Oliveira”, 27-06-2014http://ipco.org.br/ipco/noticias/jovens-catolicos-franceses-acham-demodes-bispos-e-politicos-modernizados

4. AVENIR DE LA CULTURE, Comunicado de 17-01-2013, «Um fraco rei torna fraca a forte gente»http://www.avenirdelaculture.fr/article/avenir-de-la-culture/communique-%C2%AB-un-roi-faible-affaiblit-le-peuple-le-plus-fort-%C2%BB

[1Estados Unidos: os jovens e o “grande despertar católico”, Tradición y Acción por un Perú mayor ( http://www.tradicionyaccion.org.pe/spip.php?article226).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • Estou gostando muito désta geração de jovens que não aceitão as doutrinas progressistas, que aceitão casamento ou uniões homoscexuas , ou estão querendo aceitá-las ! Eu creio que é Jesus suscitando nos jovens a verdadeira igreja de Jesus Cristo. Apóio.

    Resposta
  • Acho bem que os jovens se insurjam contra o progressismo na Igreja mas a Igreja precisa de acompanhar os tempos do futuro e não falo de abortos e casamentos homossexuais, falo de uma Nova Doutrina com os Padres mais próximos dos paroquianos, falando como Jesus falava às multidões que o seguiam! O Papa Francisco está a tentar mudar algumas coisas obsoletas na Igreja, aqueles Cardeais com ideias duma era que não existe! Jesus Ouve os jovens que clamam por Ti!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?