Tema escolhido: Que haverá depois da morte?

Você pediu e aqui está o tema escolhido desta semana: Que haverá depois da morte? Esperamos que o texto abaixo seja esclarecedor. Compartilhe-o com seus amigos através das redes sociais.

Não deixe também de visitar o Oratório da Medalha Milagrosa e rezar pela salvação de seus entes queridos.

A morte consiste na separação do corpo e da alma. Consequentemente, o corpo, feito cadáver, é lançado à terra, e a alma, sendo espiritual, sobrevive, pois é imortal, nem perde a lucidez.

Logo após a morte dá-se o juízo particular. O juízo particular consiste na iluminação de todos os atos da vida da pessoa, para que possamos ver, com objetividade absoluta, as virtudes e as faltas da nossa conduta terrestre. Assim iluminada a alma humana imediatamente colhe os frutos de seus atos virtuosos e de suas faltas, recebendo a justa sorte que lhe compete: ir para o Céu, imediatamente ou após purificação no Purgatório, ou ir para o Inferno, como vários textos da Bíblia nos relatam.(MT 12,31; 2MC 12,46; JO 5,28-29; MC3,29; MC 9,43-48) Após a morte, mesmo antes da ressurreição da carne, que se dará no fim dos tempos, a alma tem esses três destinos: CÉU, PURGATÓRIO ou INFERNO.

MAS, O QUE É O CÉU?

O céu é a visão de Deus face a face, de modo a ter a satisfação plena de todos os nossos anseios de felicidade, sem aborrecimento nem tédio. Deus será sempre a grande maravilha para os justos no céu. Na pátria celeste, os justos, vendo a DEUS, vêem também seus familiares e amigos plenamente identificáveis, embora ainda não ressuscitados corporalmente. No céu estaremos em comunhão com a Santíssima Virgem, com os Anjos e os Santos.

A glória celeste supera tudo quanto podemos imaginar aqui na terra. É a  consumação da união com Deus pela visão imediata e pelo amor.  Deus conservará eternamente nas almas dos justos o seu ser natural e o seu ser de graça, atraindo-as incessantemente a si. Deus está eternamente nelas e é ainda mais verdadeiro dizer-se que elas estarão eternamente nele.

No céu a visão de Deus ultrapassa de longe todo conhecimento abstrato, discursivo, analógico, que só a partir dos efeitos se chega até à divindade. Trata-se da intuição imediata da Realidade suprema. A alma vê Deus não apenas no espelho das criaturas, não pelo seu reflexo no mundo angélico, mas imediatamente, sem qualquer intermediário criado. Deus, sendo totalmente espiritual, estará intimamente presente na nossa inteligência, esclarecendo e fortalecendo para lhe comunicar a força necessária para o ver.

No céu, todos os bem-aventurados vêem a Deus, mas com penetração diferente, proporcionada aos seus méritos, e nunca tão profundamente como Deus se conhece a si mesmo, tanto quanto é cognoscível, em tudo o que é, em tudo o que pode, em tudo o que quer.

E O QUE É O PURGATÓRIO?

Para o purgatório vão as almas que falecem em estado de graça (amigas de Deus) mas precisam ser purificadas para a contemplação de Deus. Cada alma fica no purgatório, portanto, por um tempo determinada até se purificar e ir para o Céu. Deve-se dizer que a pena é tanto mais longa e mais intensa quanto maior expiação exigir.  O rigor da pena corresponde à gravidade da falta e a duração será tanto maior quanto mais radicada no sujeito ela se encontrar. Pode ser que alguém fique lá mais tempo e seja menos atormentado que outrem que dele seja libertado mais depressa, depois de ter sofrido mais intensamente.

O purgatório em si durará até ao juízo final, quando deixará de haver purgatório. Os últimos eleitos serão suficientemente purificados antes de morrer: (Mat. XXIV, 24) “Levantar-se-ão falsos Cristos e falsos profetas e farão grandes prodígios e coisas extraordinárias, para seduzirem, se fosse possível, os próprios eleitos”. No v. 22, diz: “Se estes dias não fossem abreviados, ninguém escaparia, mas serão abreviados em atenção aos escolhidos”.

QUE SERÁ O INFERNO?

A palavra inferno vem do latim infernus, que designa os lugares inferiores, subterrâneos e tenebrosos. No Novo Testamento, o inferno dos condenados, aparece muitas vezes denominado Geena, que designa, em hebraico, um rioo ao sul de Jerusalém, onde se lançavam as imundícies de todos os gêneros e os cadáveres devorados pelos vermes. Havia lá fogueiras a arder quase perpetuamente para consumir a podridão. Por isso este lugar representa o verdadeiro inferno.

O inferno é para sempre, um verme que não morre, um fogo que não se apaga.  É impossível a conversão ou arrependimento de um demônio ou de um condenado. O inferno é, pois, eterno.

Extraído do livro: “Católicos perguntam”. Estevão Tavares Bettencourt, OSB (com adaptações)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

18 Comentários

    • Estimada Elisabete,
      Convém ficar claro. De fato a alma permanece no purgatório até sua purificação. Não são, pois, todas as almas que ficarão lá até o dia do Juízo Final. Segundo revelações sérias algumas almas apenas é que vão ficar no purgatório até o Juízo Final. Por exemplo, em Fátima, Nossa Senhora disse à Lúcia que certa menina que havia falecido iria estar no purgatório até o Juízo Final.
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta
  • ola a minha estoria e amesma da solange eu acho que não sei rezar ou melhor não sei pedir eu peço com muita fe eu fico triste por isto ai eu lhe pergunto Deus gosta de todos os filhos? me perdoi se eu estou falando besteira……….. mais eu acredito muito no meu pai e sei que ele ne ama como ele ama todos os seus filhos Perdao meu Pai……………..

    Resposta
    • Prezada Aldeci de Andrade,
      Deus não tem (e nunca teve) necessidade de criar ninguém. Ele cria é unicamente por amor! Deus criou cada um de nós para: a) conhecê-Lo; b) amá-Lo e c) servi-Lo aqui na terra; e depois participar da sua glória perfeita e eterna, no Paraíso Celeste! Cada pessoa é única na criação. Deus cria cada um para refletir, exclusivamente, uma qualidade dEle. Irão para o inferno (lugar de suplício eterno) aqueles que preferiram o pecado e rejeitaram o amor de Deus.
      Se a pessoa faz pedidos a Deus, e aparentemente não é atendida, não é porque Deus não a ama. Por alguma razão sapiencial (de sabedoria), para o bem da pessoa, é que Deus permite essa aparência de não ser atendida. De alguma forma Deus atende sempre, pois Ele prometeu: “pedi e recebereis”. Mesmo que seja um pedido absurdo (despropositado), Ele não atende o absurdo (o despropósito) mas atende de um modo que seja proveitoso para a vida eterna de quem (ou para quem) foi o pedido. Sobretudo se o pedido é feito por meio de Nossa Senhora, podemos estar seguro de que seremos atendidos (para nosso bem espiritual; nunca para fazer mal espiritual). Com muita frequência, Deus quer que a pessoa pratique a virtude da perseverança. Quando Ele atender, atenderá de maneira super abundante. A História está cheia de fatos assim. Por exemplo, quanto tempo São Joaquim e Santa Ana pediram filho, para terem participação na vinda do Redentor. Passaram por inenarráveis provações. Quando foram atendidos, receberam diretamente a própria Mãe do Redentor, a Rainha do Universo!
      Para você (e também para a Solange) eu aconselharia obter e ler o “Livro da Confiança” do Padre Thomaz de Saint-Laurent (www.livrariapetrus.com.br – fone (11) 3331-4522).
      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta
  • eu, Telina, estou Muito satesfeita com Deus e sua mãe nossa senhora de Lourdes, pois ha uma semana eu me encontrava em desespero com a minha mãe, com duas feridas na perna, que já estava com 4 meses; eu não sabia mas que remédio dava a ela, mas foi ai que recebi um convite para acender uma vela virtual no óratorio de nossa senhora de Lourdes; eu acendi e pedi e rezei com muita fé e continuo rezando e ela já estava com as feridas que não estava tendo remédio; a gora já está quase boa; eu só tenho que agradeser a Deus e a nossa senhora de Lourdes e todos os santos que estão vento os nossos sófrimentos . o brigado senhor Jesus e todos os santos . por essa grande graça;a mém.

    Resposta
  • Todos nós erramos, ninguém é perfeito, o importante é aprender com os nossos erros e evitá há cometer os mesmo erros.

    Resposta
  • oi… gostaria de saber pq quando rezo pedindo algo pra deus eu nao consigo obter a pedido e quando peço pra alguem rezar por mim daí entao eu consigo,sera que deus nao gosta de mim?ou nao consegue me ouvir?toda vez peço com muita fe,crendo que realmente ira acontecer mas nunca acontece e eu fico triste……somente quando outras pessoas rezam por mim eu consigo a graça…..

    Resposta
    • Estimada Solange,
      Salve Maria!
      Para ser breve, por falta de espaço, vou tentar responder às suas indagações de forma esquemática. Se algum aspecto ficar pouco claro, pode nos escrever a respeito.
      1) Enquanto a pessoa estiver viva (ou seja, antes do juízo particular) nunca ninguém deixará de ter o amor de Deus para com ela. Nosso Senhor Jesus Cristo veio à terra para salvar todos os homens. Os teólogos e santos dizem que Nosso Senhor sofreria tudo que padeceu, sem diminuir nada, se fosse só por uma única pessoa. Unicamente será rejeitado por Deus, e expulso de sua presença, quem, no juízo particular, por apego a si próprio, recusar a graça e preferir ir para o inferno. Portanto, antes disso, Deus sempre nos ouvirá, sobretudo se recorrermos a Ele por intermédio de Nossa Senhora, Mãe dEle e também Mãe nossa! Resultado: a hipótese de “não gosta de mim ou não me ouve” nunca se põe quando nos dirigimos a Deus!
      2) Se, de fato, acontece que você pedindo Deus não atende mas é atendida quando outras pessoas pedem por você, é sinal de que há um desígnio muito bonito nesse fato. Primeiro é que Nosso Senhor disse para pedirmos que receberíamos. Então, se fazemos pedidos razoáveis, Ele nos atenderá de alguma forma, porque Nosso Senhor é Deus e não pode mentir! Pode acontecer é não percebermos que Ele nos atendeu, por uma disposição de Nosso Senhor mesmo. Qual a razão? Para nosso próprio bem! Para aumentar a nossa fé e nossa união com Ele, pedindo mais e com mais insistência. É porque Ele nos ama de maneira especial. Para São Tomé, Nosso Senhor disse: “Crede porque viste; bem-aventurados os que não viram e creram”. Ou seja, se, por não perceber, continuarmos com fé, pedindo e esperando receber, a recompensa será a nossa bem-aventurança especial! Um gaudio todo especial.
      3) No seu caso ainda há uma circunstância interessante: se outras pessoas pedem, Nosso Senhor atende. Vejo nisso uma indicação de que Deus tem por você um amor particular. Ele quer ver em você uma manifestação de humildade: ter a humildade e a coragem de pedir! Talvez você nem imagine como isso é agradável a Deus.
      4) O fato de pedir e não ver que foi atendido é natural que nos cause tristeza. Mas será uma tristeza que converterá, um dia, numa alegria inimaginável! Até Nosso Senhor e Nossa Senhora tiveram tristezas pungentes, que depois se transformaram em alegrias superlativas.
      5) Nesse sentido eu lhe digo: “As horas mais gloriosas de uma pessoa não são as horas em que tudo se consegue e tudo se resolvem, mas são as horas em que tudo se suporta e tudo se espera, confiando em Nossa Senhora”.
      6) Nessas circunstâncias, o meu conselho é:
      a) Não deixar de pedir. Continuar pedindo com empenho, mas com disposição de alma de aceitar o que a Providência divina dispuser (atender logo ou deixar sem que a gente perceba que foi atendido);
      b) Também não deixar de recorrer às outras pessoas. Isso Deus quer que seja feito. Quando for atendida, informar a quem pediu para rezar, agradecer as orações e pedidos feitos naquela intenção. Mas nunca dizer que foi por merecimentos dessa(s) pessoa(s). Porque provavelmente não terá sido, mas por causa da humildade de quem pediu. De outro lado, mesmo se tiver sido por merecimento da(s) outra(s) pessoa(s), não convém falar para não provocar sentimento de vaidade nela(s).
      Para terminar, peço desculpa por ter me alongado um pouco na resposta, e rogo também a você, como sinal de que estou certo de que Nosso Senhor a ama muito e está ouvindo seus pedidos: reze por mim, peça a Deus misericórdia por mim, por intercessão de Nossa Senhora.
      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta
  • nossa senhora quero uma grande graça que aline liete da silva, seja realizada do senho dela e fazer facultade de medicina, e para minha esposa maria goreth liete da silva ele anoite tem um perso na costa e dores nos pés , ai tenho que fazer muita masagens nos pes dela nossa senhora , cura os pes da minha esposa, e eu flavio venancio da silva eu esto muito dividado, quero paga essa divida, que nossa senhora mida uma luz para lida tudo isso amem

    Resposta
  • sempre acreditei no purgatório. Imagino não ser nada bom estar lá, mas o bom é que veremos a Deus assim que pagarmos tudo.

    Resposta
  • Perdi minha mãe de uma maneira muito repentina, gostaria de saber se ela pode de alguma maneira interceder por mim, e se vou realmente encontrá-la?

    Resposta
    • Prezada Cristina,
      Entendi que a Sra. sua mãe faleceu de maneira repentina. Pela doutrina católica, se ela se salvou, mesmo estando ainda no purgatório, pode sim interceder por você, de alguma maneira, obtendo de Deus, por meio de Nossa Senhora, favores espirituais e até materiais, desde que seja para seu bem espiritual. A alma no purgatório toma conhecimento do que se passa na terra, sobretudo aquilo que de alguma forma lhe seja concernente. Por outro lado, os que ficaram aqui na terra devem sufragar as almas do purgatório, principalmente por meio de oferecimento de missas, mas também através de oferecimento de sacrifícios (reza do terço, jejum, por exemplo), pois as almas do purgatório não obtem mais merecimentos para si próprias. Se a alma já estiver no Céu esse oferecimento não se perderá; será incluido na comunhão dos santos.
      Se as duas se salvarem, certamente encontrar-se-ão, entender-se-ão e entreter-se-ão de maneira maravilhosíssima!

      Resposta
  • Vejam: Lá em Izaias, em outras passagens também, mais por causa da provocação dos escribas que estavam considerando não ser justo que alguém, que praticara a justiça toda a vida, por um único erro recebesse a condenação eterna, Deus Disse: Eis Que hoje coloco diante de vós o bem e o mal, a vida e a morte, escolhe pois a VIDA.
    Oras, se o justo de justiça por quase toda a vida por um unico erro é condenado, quem dirá aquele que acha que Deus é bonzinho e salvará todo mundo…
    É você quem se salva. Salve-se enquanto é tempo, e reze muito e faça muita caridade, para reduzires tua permanência no purgatório, porque aopurgatório vão os que morrem comungando e em estado de graça.. fora disso, Deus disse. Escolhestes a vida?

    Resposta
  • Prezada Joani, se o inferno não existisse, o Senhor Jesus não teria dito: “Afastai-vos malditos. Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus seguidores”. Devemos observar também, que no livro do Deuteronômio, está escrito: “Eis que ponho em sua frente dois caminhos: a vida e a morte. Escolhe, pois, a vida”. Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos guarde!

    Resposta
  • Caminhando com Deus mereceremos a visão do céu. Estaremos com os Santos e Anjos e glorificaremos ao Senhor. Deus nos dá oportunidades de mostrarmos nossa face a ele, ainda em carne, através de nossas belas ações de bondade e justiça.
    Portanto, crê em Deus, mostra o quanto o amamos e assim ele, com toda sua misericórdia, mostrará a sua face a nós. Bendito seja Deus que nos ama eternamente.

    Resposta
  • Mas eu sempre me pergunto: ninguém pediu para nascer, e portanto eu vejo que não deve existir inferno, pois não seria justo, nem com o maior bandido da terra, sevoltarmos ao ventre materno.
    Eu nãoduvido, pois é bíblico, mas, inferno eu não creio que Deus irá perder um filhoseu se quer…
    Esta mal explicado???
    Que o Espirito santo venha iluminar aos que regem e comunicam a palavra de Deus, pois há discordãncias…

    Resposta
    • 1) “Ninguém pediu para nascer”! – É claro, pois se não existia… Mas, acontece que o existir é o maior bem possível. Deus criou não por necessidade alguma, mas por bondade, com sabedoria e poder. A bondade é desejosa de difundir-se e comunicar-SE generosamente os bens que possui.
      2) Existir racionalmente é um dom excelente. Ou seja, possuir inteligência e vontade. Por conseguinte, ser capaz de compreender e querer ou não (liberdade) o que é certo e o que é errado. Ou seja, ter senso moral. Devemos ser gratíssimos a Deus por nos ter criado!
      3) Deus criou o homem inteligente e livre para a glória celestial. Se ele não tivesse inteligência e vontade não seria capaz da visão beatífica. Portanto, incapaz da vida celeste. Assim, só vai para o céu quem ama a justiça. O principal da justiça consiste em reconhecer a Deus, infinitamente bom e amável (por isso, querer louvá-lo); ser humildade (reconhecer-se limitado, capaz de falhas e desejar pedir perdão e querer que a ordem ferida seja refeita, tanto em si como no mundo exterior a si); ser justo (compreender e desejar que o bem seja premiado e o mal seja castigado).
      4) Se, por absurdo, alguém sem as devidas condições de alma, fosse para o céu, o céu não seria céu para ela e nem para os outros. Da mesma forma, se alguém no inferno percebesse a menor injustiça de Deus, tanto para si quanto para outra criatura, o inferno deixaria de ser inferno para essa pessoa porque por aí ela teria um prazer… Portanto, ninguém vai para o inferno sem merecer ir para o inferno. Ter pena de quem está no inferno é não amar a justiça, em si, e não reconhecer a Deus como justo!
      5) A própria pessoa condenada prefere ir para o inferno a ir para o céu, pois ela odeia a Deus. Lugar de ódio é o inferno. Mas, Deus tem misericórdia até dos condenados! Essa misericórdia se exerce quanto ao grau de sofrimento. Por rigor de justiça, o condenado mereceria sofrer mais. Mas, a Misericórdia divina faz com que ele sofra menos, porém eternamente.
      6) Por fim, devo dizer que quanto à existência eterna do inferno NÃO HÁ DISCREPÂNCIA NENHUMA E NÃO PODE HAVER, porque quem negar a existência do inferno – como o magistério da Igreja sempre ensinou – deixa de ser católico! A pessoa pode até dizer que é católico, arranjar até sacerdotes ou “teólogos” que lhe dão apoio, mas na realidade não pertence mais à Santa Igreja Católica Apostólica Romana… É um herege.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?