Tema escolhido: Por que acendemos velas?

Você pediu e aqui está o tema escolhido desta semana: Por que acendemos velas?

Esperamos que o texto abaixo seja esclarecedor.Compartilhe-o com seus amigos através das redes sociais.

Não deixe também de visitar o Oratório da Medalha Milagrosa e rezar pela salvação de seus entes queridos.

I – Simbologia da vela

O sentido da vela acesa é muito importante por corresponder a muitos significados. Muito adequadamente a vela representa o homem. O homem (a criatura humana) é um ser resultante da união substancial da alma racional (espiritual) com o corpo (matéria), formado por ela. De maneira que cada alma tem o seu corpo específico.

Portanto, seria impossível a alma de uma pessoa (José, por exemplo) unir-se ao corpo de outra pessoa (Joaquim, por exemplo). Se isso acontecesse a alma do “José” destruiria o corpo do “Joaquim” para alimentar-se dele e daí, por meio do processo digestivo, formaria o seu corpo. Seria uma antropofagia…

A vela, por sua fez, é formada da cera (“corpo”) e do fio (“alma”, elemento de coordenação). É o fio que recebe o fogo (a chama), mas a cera (“corpo”) o sustenta e o condiciona para que nele a chama (a “fé”) se desenvolva. Por outro lado, a cera tem também uma série de qualidades que servem de analogias. Uma delas é que ela é fruto da abelha, que é casta. Ora, quanto mais casta (pratica a castidade, segundo o estado) é uma alma, mais ela tem facilidade de admitir as verdades de fé. A impureza (imoralidade) leva as almas para a impiedade!

A chama (o fogo) está sempre tendendo para cima, para o mais alto, como se pode observar. Resiste aos ventos e, se não apagar, eleva-se de novo. O fogo acesso num terreno baixo imediatamente procura subir para o alto das montanhas. Igualmente a Fé. A Fé é a virtude que leva à adesão firme, inabalável, da nossa inteligência às verdades que Deus nos revelou. Por isso, a Fé (viva, operosa, não morta) está sempre elevando a pessoa para o “desejo dos bens celestes”.  Ou seja, para aquilo que de mais alto podemos desejar!

Dessa forma, a vela acesa representa nosso culto, nossas orações e nosso ato de Fé a Deus Nosso Senhor, à Santíssima Virgem, aos Anjos e aos Santos.

Acenda agora uma Vela no Oratório da Medalha Milagrosa.

Em qualquer cerimônia litúrgica, acendem-se velas no altar para simbolizar, de um lado, a consumação da criatura diante do Criador, o sacrifício de Cristo em substituição à humanidade; e de outro lado, porque é Cristo que está se sacrificando, ele que é a «Luz do mundo». A Igreja, a exemplo de seu fundador, que usou objetos materiais (pão, vinho, água, óleo) para significar realidades imateriais, usa também materiais para esse fim (velas, incenso, imagens, etc.); nossa natureza, que é uma composição de matéria e de espírito, o requer. Não sendo o homem “nem anjo nem simples animal” ele só consegue alcançar o espiritual e o sobrenatural por intermédio do sensível e do natural.

II – Símbolo de consumação

Deus é nosso Criador e nós, suas criaturas. Quer dizer que tudo o que somos e tudo o que temos nos foi dado de graça por Deus. Por conseguinte, seu poder sobre nós é absoluto e seus direitos ilimitados. Pode até exigir a nossa própria vida em sacrifício. Deus pediu a Abraão que lhe sacrificasse Isaac, seu filho único. Abraão obedeceu. No instante em que ia descer o cutelo para matar o filho em cima da fogueira, um Anjo reteve a sua mão. E substituiu Isaac por um carneiro (Gn 22). Deus mostrava, assim, que os sacrifícios humanos não são agradáveis a seus olhos; apenas quis pôr à prova a fidelidade e a obediência de seu servo. É o que acontece, muitas vezes, com cada um de nós.

Na história da humanidade houve um só sacrifício de seu próprio Filho feito homem, nosso Senhor Jesus Cristo, na cruz, para a salvação e a redenção do gênero humano. Esse sacrifício continua renovando-se misticamente, de modo incruento, na santa Missa.

Que relação pode haver entre um sacrifício e uma vela acesa?

A vela acesa substitui, diante de Deus, a pessoa que a acende: consome como se fosse um holocausto oferecido a Deus. O holocausto era, na Antiguidade e na lei mosaica, o sacrifício mais perfeito, porque por ele a vítima era oferecida a Deus e queimada por inteiro em reconhecimento a seu poder e direito absolutos sobre quem a oferecia. A vela acesa é um holocausto em miniatura. A pessoa adquire a vela, que passa a lhe pertencer. Acende-a para ser consumida, em seu lugar.

Uma vela acesa a Deus simboliza, portanto, a adoração e a submissão total de quem a acende ao Deus Todo Poderoso, Senhor e Criador de todos os seres. Uma vela acesa para Nossa Senhora ou para um santo tem o mesmo simbolismo, só que este sacrifício é oferecido a Deus por intermédio de Nossa Senhora e/ou daquele santo. Evidentemente não tem o mesmo valor do sacrifício eucarístico, cujo valor é infinito, visto que por ele é o próprio Homem-Deus que se oferece a seu Pai.

Vela acesa é, pois, símbolo de consumação.

III – Símbolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, Luz do Mundo

A vela acesa tem também outro simbolismo. Irradiando luz, simboliza Cristo «Luz do mundo», conforme ele próprio se designou. Por isso, nos ofícios litúrgicos, usam-se freqüentemente velas acesas, sobretudo durante a semana santa e o tempo pascal. Mas o “dia da luz” é o sábado santo, na  Vigília da Páscoa (muitas vezes também chamado de Sábado da Luz).

Nele procede-se à bênção solene da luz: o sacerdote benze, atrás do altar, uma vela acesa e, depois, de frente para os fiéis, convida-os a acender dessa vela benta, suas velas, dizendo: «A luz de Cristo ilumina a todos!… Bendito seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que ilumina e santifica nossas almas». E com as velas acesas faz-se uma procissão dentro da igreja, ao canto de Salmos.

No domingo da Páscoa, ao iniciar a cerimônia da entrada triunfal de Cristo, que precede a liturgia da ressurreição, o sacerdote, segurando o círio pascal aceso, convida os presentes a acender dele os seus círios, dizendo: “Vinde, tomai luz da Luz sem ocaso, e glorificai a Cristo que ressuscita dos mortos”. E todos saem da igreja em procissão com velas acesas, para o anúncio da ressurreição de Cristo, pela leitura do evangelho próprio e o canto do hino da ressurreição: «Cristo ressuscitou dos mortos; venceu a morte pela morte, e aos que estão nos túmulos Cristo deu a Vida».

Depois, o celebrante bate na porta fechada, exigindo sua abertura e entra primeiro, seguido dos fiéis, sempre com velas acesas, ao canto do Cânon da Ressurreição. Nesse caso Nosso Senhor Jesus Cristo, ressuscitado, representa a luz sem ocaso.

Esse simbolismo, encontramo-lo também no sacramento do batismo, chamado também sacramento da iluminação. Depois de batizar a criança – que passa, assim, das trevas do pecado para a luz da graça –, o sacerdote manda acender as velas que os presentes seguram na mão e proclama: «Bendito seja Deus que ilumina e santifica todo homem que vem a este mundo».

IV – Velas – Significados especiais

Cada vela contém três partes: a cera, o pavio e o fogo, simbolizando as três Pessoas da Santíssima Trindade.  A cera simboliza o Pai; o pavio, o Filho; e o fogo, o Espírito Santo.

A vela sozinha, acesa, simboliza Cristo Nosso Senhor: a cera, a sua Carne; o fogo, a Divindade. As duas velas – recomendadas pelo ritual romano para a celebração da santa missa – têm sua origem no Antigo Testamento, quando o Rei Salomão fez dois castiçais de ouro e os pôs no altar do templo, um de cada lado (Êxodo, capítulo 25). Desde então foi prefigura para a Lei da Graça, porque Cristo, na noite da Santa Ceia, também dispôs as luzes para este sacrifício.

É tradição apostólica não celebrar sem o crucifixo. Coloca-se a cruz no meio do altar entre dois castiçais, porque significam o povo gentio e o povo judeu, dos quais Nosso Senhor foi mediador.

O fogo simboliza a Fé. Simboliza também a alegria dos povos no nascimento do Senhor. Também simboliza Cristo, que disse: “Eu sou a luz do mundo”. A Missa é para iluminar, e os ministros são iluminados. A luz dos castiçais simboliza a fé do povo. Foi o Papa Melquíades quem mandou usar dois castiçais. Ele governou a Igreja de 311 a 314. Muitas velas na Missa simbolizam a Fé dos assistentes.

Acendem-se velas — diz Santo Agostinho em seus sermões — “para Cristo acender, em nossos corações, o fogo de sua ardente caridade e amor, porque, por amar-nos tanto, padeceu até morrer na cruz”.

(Fonte: Curso de Liturgia – Pe. Marciano Gonçalves Siqueira)

Digne-se conceder a salvação também a nós – por intermédio da Virgem Misericordiosa –  Aquele que é bendito pelos séculos dos séculos.  Amém.”

Fontes:-  “Sermões de Santo Antonio” – Ed. Messaggero – Padova, 1979 – Volume III.

– “Teologia Orante na Liturgia do Oriente” – Editora Ave Maria -1998)

– “Curso de Liturgia” – Pe. João Batista Reus, S. J.

– “Formação da Missa através do tempos” – Padre Marciano Gonçalves Siqueira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

12 Comentários

    • Estimada Semíramis,
      Salve Maria!
      O normal seria realmente começar-se no dia 20.8. para que se completasse 40 dias em 29.9., dia da festa de São Miguel. Mas isso não é essencial. O principal é fazer a “quarentena”. Então, não tendo sido possível o início no dia 20.8, pode-se começar em qualquer data e terminar quando completar os 40 dias. Nesse caso, a festa de São Miguel vai incidir no período da quarentena e não antes. Mas isso, para a finalidade de se obter as graças inerentes a esta devoção, não tem importância desde que se reze nos 40 dias.
      Em Jesus e Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta
  • Eu quando passo num Santuário, ou em Capelas que se Encontram abertas entro dentro Faço a Minha oração, e acendo belas ao Santo Padroeiro e os Restantes para Que Deus Me Ajude Na Minha vida profissional, e na Minha Vida Familiar, E Que Traga Alegria e Paz ao Mundo, Em minha casa Tenho varias Imagens De Santos Aos Quais Eu Rezo E faço O Meus Pedidos, estarei serto ao fazer isto, ou estarei errado Me ajudem Por Favor.

    Resposta
  • Boa tarde, é a primeira vez que entro nesse site, estou à procura de uma resposta:
    Na profecia de Fátima, pede-se para que a gente ascenda uma VELA BENDITA, já procurei a resposta em vários lugares mas não encontrei, gostaria que me enviassem se possível a resposta por e-mail.
    O que é uma vela bendita??
    Desde já agradeço sua atenção
    Abraço

    Cássia

    Resposta
    • Estimado Sra. Cássia Prando,
      Salve Maria!
      A senhora nos solicita para esclarecer-lhe “o que é uma vela benta”. Em poucas palavras, “vela benta” dir-se-ia que é uma vela que foi benta (ou, se quiser, benzida) por um sacerdote. A Igreja estabeleceu um ritual específico para benção das velas e o dia próprio é o dia 2 de fevereiro, de cada ano, dedicado exatamente a Nossa das Candelárias, Nossa Senhora da Luz.

      A vela benta, acesa, é um sacramental. Ou seja, não tem o valor dos sacramentos (que produzem os efeitos por si só), mas produzem uma série de bons efeitos nas almas, dependendo entretanto da disposição do fiel. Podem, por exemplo, alcançar o perdão de faltas veniais, aumentar a graça santificante, afugentar as tentações, proteger de desastres, com terremoto, tempestades, etc.

      Além disso a vela benta tem uma série de significados em razão dos quais é muito conveniente que a utilizemos frequentemente. (Em email à parte, vou lhe enviar mais informações a esse respeito).

      Quanto ao “pedido feito por Nossa Senhora de Fatima” há muita confusão a respeito (creio que promovida pelo próprio demônio e seus servidores dentro e fora da própria Igreja do verdadeiro Deus, a Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana). Portanto, umas têm indícios de serem autênticas e outras são claramente falsas, alarmistas e apavorantes. Não devemos dar crédito àquelas versões das quais decorrem tendências ao desespero, à falta de confiança. Uma das características das mensagens verazes de Nossa Senhora é que sempre são um convite à compulsão, ao arrependimento e à emenda de vida e progresso na vida de piedade como a Igreja e os santos sempre ensinaram. Nada de introdução de novidades no sentido de pactuar com as modas e o mundo.

      Igualmente acontece com o três de dias de trevas dos quais se fala raramente de modo virtuoso. Entretanto, existem muitas profecias (não oficiais), muitas delas dignas de todo apreço. Por exemplo:
      1) Santa Ana Maria Taigi (1830): “Trevas extremamente espessas se espalharão pelo mundo inteiro e envolverão a terra por três dias e três noites. Durante essas trevas, será absolutamente impossível distinguir qualquer coisa. O ar ficará empestado de demônios, que aparecerão de todas as formas; essa pestilência atingirá não exclusivamente, mas principalmente os inimigos da religião, ocultos ou desconhecidos, com exceção de alguns poucos que Deus converterá pouco depois.”

      2) Frei Pio de Pietralcina – Revelações de Jesus Cristo (entre 1949-1950): “Das nuvens, espalhar-se-ão sobre toda a terra, furacões e fogo em movimento, ventanias e tempestades, trovões e terremotos irão se suceder ininterruptamente. Continuamente uma chuva de fogo descerá sobre a terra, cobrindo-a durante dois dias. Isto vai provar que Deus está acima de tudo e todos. Observe o sol, a lua e as estrelas do céu e quando elas parecerem estar desordenadas sem razão, saiba que o dia não está longe. Fique unido em oração e espere até que o anjo da destruição tenha passado. Ore que estes dias sejam curtos. Para que possais vos preparar para estes acontecimentos Eu vos dou esses sinais:
      A noite será muito fria; o vento bramirá. Depois de algum tempo o trovão reboará. Então fechem bem todas as janelas e as portas; não falem a ninguém de fora da casa. Ajoelhem-se diante do Crucifixo, arrependam-se dos seus pecados e peçam a proteção de Minha Mãe. Enquanto a terra tremer não olhem para fora, pois a ira de Deus é santa. Eu não quero que olhem a ira de Deus, pois ela deve ser considerada com temor e tremor. Quem não seguir este conselho instantaneamente se perderá. O vento levará consigo veneno e o espalhará por toda a terra. Aquele que sofrer e morrer de forma inocente será considerado mártir e estará Comigo no Meu Reino. O demônio triunfará (nestes dias).
      Mas na terceira noite cessarão os terremotos e o fogo, e no dia seguinte o Sol aparecerá. Anjos descerão do Céu e derramarão sobre a terra o espírito da paz. Dos que se salvarem subirá ao um profundíssimo sentimento de gratidão. O tribunal criminal que será erigido não pode ser comparado a nenhum outro, desde a criação do mundo. Uma terça parte da humanidade perecerá”.

      3) Marie Julie de la Fraudais(1850-1941) – Religiosa francesa fez inúmeras profecias, incluindo profecias confirmadas sobre a primeira e segunda guerra mundial. Sobre estes dias, ela disse:
      “Virão três dias de completa escuridão. Só as velas bentas darão um pouco de luz nessa treva horrorosa. Mas não arderão na casa dos ímpios. Uma só vela será suficiente para os três dias. Os relâmpagos penetrarão nas casas dos servos de Deus e não apagarão as velas. Nem vento, nem tempestades nem terremotos o conseguirão. Nuvens vermelhas como sangue cruzarão o céu e o estrondo dos trovões fará estremecer a terra até o seu centro. Os oceanos lançarão suas espumantes ondas sobre a terra que se converterá num enorme cemitério. Os cadáveres dos maus e dos bons cobrirão a face da terra. O castigo será mundial”.

      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      PS.: Junto a email à parte enviaremos mais esclarecimentos sobre porque nós católicos devemos utilizar a vela benta, bem como os vários significados da vela benta.

      Resposta
  • QUE TODAS AS VELAS QUE FORAM ACENDIDAS ATÉ HJ.TODAS EM FUNÇÃO DA SALVAÇAO DA ALMA DE MEU FILHO-RAPHAEL GONÇALVES TORRES DE SOUZA.ILUMINEM SEUS CAMINHOS,SEJA SALVO ,E PERDOADO TODOS OS SEUS PECADOS.AMEM AMEM AMEM.

    Resposta
  • Acredito imensamente no poder que o hábito de acender velas trás para a espiritualidade que talvez andava tão distante no dia a dia e tão desapercebida. A fé é alimentada e acreditada com muita força de vontade e verdadeira vontade de conhecer à Deus.

    Resposta
  • eu adoreie este tema da vela aprendi muito asvez me sinto perdida e acendo uma vela para o meu anjo daguarda

    Resposta
  • Sinto-me em sintonia com Jesus ,Nossa Sra e tds os Santos que eu peço que intercedam pelas minhas necessidades,agonias,alegrias,agradecimentos e mais fé.As velas acessas são a luz que eu quero ver vindo do Senhor que é a LUZ da minha vida.
    Gostei mto de ler td o significado.Obrigada mais 1 vez pelo conhecimento da simbologia.
    Regina

    Resposta
  • Nossa que coisa maravilhosa o significada da vela a luz dom mundo,faço muita novena e rezo muito e sempre estou ascendendo velas .Mas depois parei de ascender pois achava que não era certo …mas agora com esse significado vou começar a ascender de novo …obrigada por tudo fiqem com Deus…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?