Talibãs assassinam ministro católico no Paquistão que se opôs à Lei de Blasfêmia

+ Shahbaz Bhatti

O ministro federal para as minorias religiosas no Paquistão, o católico Shahbaz Bhatti -quem em distintas ocasiões expressou sua oposição à Lei de Blasfêmia- foi assassinado a tiros esta semana em Islamabad ao sair de sua casa enquanto se encontrava em seu automóvel.

Bhatti era o único cristão do gabinete do Paquistão, país no qual 95% da população professa o Islã.

A agência vaticana Fides informa que o ministro havia saído de sua residência rumo ao seu escritório. Não levava escolta. De repente, um pequeno automóvel se colocou ao lado do dele, um de seus ocupantes disparou uma vez para detê-lo e logo vários homens mascarados saíram do carro com armas automáticas e dispararam durante dois minutos e logo fugiram.

Conforme assinala o jornal britânico The Guardian, os assassinos deixaram na cena do crime uns panfletos nos quais descreviam o ministro como um “cristão infiel” e que estava assinado por “Taliban al-Qaida Punjab”.

Uma sobrinha do ministro, Mariam, de 22 anos, foi em auxílio de Bhatti: “corri aonde ele estava e vi o corpo coberto de sangue. Disse-lhe ‘tio’, ‘tio’ e tentei tomar-lhe o pulso. Já estava morto”.

Vamos acender agora uma vela no Oratório da Medalha Milagrosa pela alma de Bhatti, mais um mártir do cristianismo vítima da intolerância religosa.

Segundo diversos informes de imprensa o funcionário recebeu ao menos oito disparos.

Conforme assinala a cadeia CNN, o porta-voz dos Talibãs, Ihsanullah Ihsan, assinalou que “o assassinato de Bhatti é uma mensagem para todos os que estão contra a Lei de Blasfêmia”, uma norma que se costuma usar para perseguir os cristãos e que castiga quem ofende o Corão ou Maomé, inclusive com a pena de morte.

Fides assinala que diversos sacerdotes e religiosas no Paquistão consideram que o ministro Bhatti é um “mártir”, alguém que “deu sua vida pela defesa dos direitos das minorias religiosas, especialmente dos cristãos”.

Declaração do Vaticano

Sobre este assassinato, o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse que o episódio é um novo ato de violência de enorme gravidade. Tal fato demonstra quanto são acertadas as intervenções do Papa Bento XVI para frear a violência contra cristãos e contra a liberdade religiosa em geral.

Pe. Lombardi recordou, ainda, que “Bhatti era o primeiro católico que ostentava um cargo desse tipo. Recordamos que tinha sido recebido pelo Santo Padre no último mês de setembro e que tinha dado testemunho de seu compromisso em favor da convivência pacífica entre as comunidades religiosas de seu país”.

Lei da Blasfêmia

A Lei de Blasfêmia agrupa várias normas contidas no Código Penal inspiradas diretamente na Xaria -lei religiosa muçulmana- para sancionar qualquer ofensa de palavra ou obra contra Alá, Maomé ou o Corão.

A ofensa pode ser denunciada por um muçulmano sem necessidade de testemunhas ou provas adicionais e o castigo poderia supor o juízo imediato e a posterior condenação à prisão ou à morte.

A lei é usada com freqüência para perseguir a minoria cristã, que costuma ser explorada no trabalho e discriminada no acesso à educação e aos cargos públicos.

Fonte: ACI Digital

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?