5 Pontos fáceis para você aprender de vez o que é o Purgatório. Confira.

A Igreja ensina no Catecismo que “os que morrem na graça e na amizade de Deus;
Nossa Senhora do Carmo resgatando as Almas do Purgatório.
Nossa Senhora do Carmo resgatando as Almas do Purgatório.


.
A Igreja ensina no Catecismo que “os que morrem na graça e na amizade de Deus;


M
as não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu”.


“A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados”, assinala no numeral 1031 do Catecismo.


Em diálogo com o Grupo ACI, Pe. Carlos Rossel, doutor em Sagrada Teologia pela Universidade de Navarra, deu 5 chaves que os católicos devem levar em consideração para compreender o dogma do Purgatório.


1. Não é um invento, está fundamentado na Bíblia

No Antigo Testamento é mencionada a oração pelos defuntos, mas é a Igreja que, baseando-se em toda a Escritura, definiu o dogma do Purgatório.

Foi ensinado pela primeira vez no II Concílio de Lyon na Profissão de fé de Miguel Paleólogo.

Uma primeira ideia bíblica é que nada impuro pode ver Deus. Por exemplo, em Mateus 5,8 diz: ‘os limpos de coração verão a Deus’;


E no Apocalipse 21,27 diz que nada impuro entrará na Jerusalém do Céu.


A Bíblia também nos fala da oração pelos defuntos. No 2º Livro de Macabeus 12,38 e versículos seguintes nos indica que Judas Macabeu ofereceu sacrifícios de expiação pelos seus soldados defuntos.

Para falar do Purgatório também é utilizado Mateus 12,31-32, quando Jesus diz que quem peca contra o Espírito Santo não será perdoado neste mundo nem no outro.

Muitos teólogos afirmam que quando o Senhor afirma que no outro mundo poderiam ser perdoados alguns pecados, estaria falando do Purgatório.

Há também um texto importante citado pelo Papa Emérito Bento XVI que está na 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios 3,10-15.


São Paulo diz que todos os que constroem suas vidas sobre um fundamento que é Cristo vão se salvar, mas alguns passarão através do fogo.


E quem são eles? Os que constroem a sua vida com madeira, palha ou feno, ou seja, aqueles que viveram com Cristo e não tiveram uma vida tão santa como esperavam.


2. Pode-se ajudar as almas do Purgatório

A Igreja nos fala da comunhão dos santos. Ou seja, existe uma comunhão entre os santos que estão no Céu e veem Deus;


As almas do Purgatório que estão em um período de purificação para entrar no Céu e os batizados que peregrinam neste mundo.


O que podemos fazer pelas almas do Purgatório? Rezar por elas;

Uma das obras da misericórdia é rezar pelos defuntos.


O melhor que podemos fazer por elas é oferecer o santo sacrifício da Missa, porque o que estamos fazendo é;

Inserir este defunto no mistério pascal de Cristo, a fim de que entre no céu devidamente purificado.


3. As indulgências são efetivas

As indulgências são um presente que a Santa Mãe Igreja oferece, para ir ao céu imediatamente.


A Igreja diz também que podem ser aplicadas aos defuntos; é um costume bonito, muito católico, que todos os dias ganhemos uma indulgência plenária.


Indulgência plenária significa que ao realizar essa obra que a Igreja nos pede, com distintas condições e na graça de Deus, nós podemos acessar esse tesouro que Cristo abriu com a sua Morte e Ressurreição (o Céu).


4. Não é comum que uma alma do Purgatório tenha contato com um ser vivo

Onde estão as almas? As almas estão no Céu, no Purgatório ou no Inferno.

Deus que é o Senhor e o Todo-poderoso pode permitir que uma alma do Purgatório entre em contato com um ser vivo.

De fato, se nos fixarmos em algumas experiências de místicos, por exemplo;


Padre Pio ou Santa Faustina Kowalska, conta-nos que em algum momento tiveram relação com alguma alma do Purgatório.


Entretanto, isto não é algo ordinário, mas extraordinário, e é preciso ter cautela.


5. As almas do Purgatório intercederão por nós no Céu

O dogma diz que existe o Purgatório e é um estado transitório.

É a antessala do Céu. Mas, a Igreja não falou nada se as almas do Purgatório podem interceder por nós.

Aqui, há duas posturas teológicas.


Alguns teólogos dizem que as almas do Purgatório podem interceder por nós porque são membros da Igreja e fazem parte do Corpo Místico de Cristo.


Outros teólogos dizem que não.

O que nós fazemos por elas, logo nos vão devolver quando chegarem ao Céu. Ou seja, que quando entrarem no Céu, elas intercederão por nós.

Por outro lado, é preciso evitar todo tipo de práticas que são anticristãs e são próprias do paganismo. Entre elas, a evocação de espíritos, que é um pecado grave.
.

Clique aqui e veja como saber tudo a respeito do purgatório.

.
.
Fonte: acidigital.com

.
*  *  *

.
Acenda sua Vela Virtual pelas almas, alcance muitas graças!
.
BotaoVela

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?