Setembro – Mês da Bíblia

A Sagrada Escritura (comumente chamada Bíblia)  é o conjunto de livros em que estão encerradas as verdades reveladas por Deus e que os seus pastores devem transmitir aos fiéis. Divide-se em Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento contém somente promessas temporais, enquanto ao Novo Testamento pertence a promessa da vida eterna e o reino dos céus.

Deus manifestou-se a Adão, Noé, aos patriarcas e aos profetas.  E por fim deu-se a conhecer ao mundo no seu Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, “de modo que, como diz São João, vimos a sua glória…, e ele se fez carne e habitou entre nós”.

Nosso Senhor Jesus Cristo fundou uma sociedade religiosa de fiéis, congregando primeiro doze discípulos que chamou de apóstolos ou enviados. Ensinou-os e instituiu-os seus auxiliares e sucessores no governo dessa sociedade religiosa de fiéis, a Igreja Católica.

Ele os fez bispos dando-lhes o poder de comunicarem a outros os ensinamentos e direitos que ele mesmo lhes tinha transmitido. Estabeleceu São Pedro como chefe, base e alicerce da sua Igreja, prometeu a ele as chaves do reino dos céus e o encarregou de apascentar ou governar o rebanho inteiro, pastores e fiéis.

Os relatos da vinda de Nosso Senhor estão nos quatro Evangelhos. Os apóstolos foram até ao fim do mundo proclamar a boa nova das graças que Deus nos concede e anunciar aos homens a paz do céu (Lc 2, 14), eles que detinham – todos igualmente e cada um em particular – a Boa Nova de Deus.

Encontrando-se entre hebreus, São Mateus publicou precisamente uma das versões escritas de evangelho nessa língua; São Pedro e São Paulo evangelizavam Roma e aí fundaram a Igreja. Depois da morte destes, São Marcos, discípulo e intérprete de Pedro (1Pe 5, 13), transmitiu-nos, também por escrito, a pregação de São Pedro.

Da mesma forma, São Lucas, companheiro de São Paulo, consignou em livro o evangelho por este pregado. Seguidamente São João, discípulo do Senhor, o mesmo que apoiou a cabeça sobre o Seu peito (Jo 13,25), publicou também o evangelho durante a sua permanência em Éfeso.

Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo o Evangelho ensina quatro aspectos: 1) a divindade assumindo a 2) natureza humana, 3) sua morte, pela qual nos livrou da escravidão do demônio e a 4) sua ressurreição, pela qual se nos abre a porta da vida gloriosa.

É por isso que os quatro evangelhos são representados sob a figura de quatro animais:

1) Homem (Evangelho de São Mateus) – O Filho de Deus se fez verdadeiro homem. São Mateus mostra principalmente a humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo;

2) Leão (Evangelho de São Marcos) – Nosso Senhor, por sua própria força, levantou-se do sepulcro como um leão. Por isso São Marcos já inicia a sua narração manifestando o poder divino: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

3) Touro (Evangelho de São Lucas) – Nosso Senhor se dignou morrer como oferenda do sacrifício, vítima de nossa redenção. São Lucas começa o evangelho pelos sacerdotes, e o touro é a vítima imolada;

4) Águia (Evangelho de São João) – Porque descreve os mistérios divinos. A figura da águia é uma expressão dos milagres e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ouça estas orações após ler as Sagradas Escrituras, será uma excelente forma de louvar o Filho e a Mãe Santíssima

As três primeiras figuras (homem, leão e touro) andam sobre a terra. Correspondem exatamente aos três evangelistas (São Mateus, São Lucas e São Marcos) porque eles trataram principalmente do que Nosso Senhor Jesus Cristo fez como Homem.

Ao passo que São João tem o voo da águia, ao contemplar a luz do Ser imutável (os mistérios divinos). Por esta razão São Gregório Magno diz que os três primeiros evangelistas se ocuparam da vida ativa e São João, da vida contemplativa.

São Lucas, autor do terceiro Evangelho, escreveu também o Atos dos Apóstolos sobre a expansão da Igreja. Este livro conta a história dos dois maiores difusores do Evangelho, conhecidos hoje como coluna e sustentáculo da Igreja: São Paulo e São Pedro.

São Paulo escreveu catorze cartas aos católicos das diversas regiões por onde havia ensinado. Outros apóstolos também escreveram cartas aos seus apostolandos: São Pedro, São João, São Judas e São Tiago. O último livro da Bíblia é o Apocalipse, a manifestação dos acontecimentos futuros como perseguições a Igreja e a seus membros. Foi revelado a São João, durante sua prisão na Ilha de Patnos.

Assim encerrou-se a idade bíblica.

Fonte: Extraído do Portal Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?