São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos e mártires – Entenda a história

São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos e mártires – Entenda a história

 

São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos

Celebramos hoje a festa de dois dos Doze Apóstolos chamados por Nosso Senhor: São Simão, o cananeu, e São Judas Tadeu

Devemos a eles a fé íntegra que professamos, pois guardaram e transmitiram até o derramamento do sangue, com a ajuda do Espírito Santo, a santa doutrina que escutaram e a Pessoa Divina que tocaram, motivo por que nos alegramos de pertencer à Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, fundada pelo próprio Verbo Encarnado. 

Celebramo-los no mesmo dia porque, além de serem sempre mencionados um após o outro nas listas dos Doze (cf. Mt 10, 4; Mc 3, 18; Lc 6, 15; Act 1, 13) e estarem atualmente sepultados na mesma capela de São José, dentro da Basílica de São Pedro, os dois evangelizaram na região da Pérsia e juntos foram martirizados. 

A devoção a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu

Embora se celebrem conjuntamente há vários séculos, São Judas Tadeu tornou-se, por circunstâncias históricas relativamente recentes, mais popular entre a gente devota do que São Simão

Isso se deve a uma revelação privada feita no séc. XIV a Santa Brígida da Suécia, a quem Jesus teria aparecido e revelado que a São Judas foi confiado o patrocínio das causas urgentes e impossíveis. 

Vale a pena recordar ainda que São Judas, filho de Maria de Cléofas, era sobrinho de Nossa Senhora e, portanto, primo de Jesus, além de tio de dois outros Apóstolos, S. Tiago e S. João, evangelista. 

Essas relações de parentesco fazem supor que ele devia ser algo semelhante a Nosso Senhor, razão por que algumas imagens suas o retratam com uma medalha ao peito na qual está impressa a imagem de Cristo.

Quem foi São Simão?

A Bíblia Sagrada não revela como era a vida de São Simão, mas é possível buscar algumas pistas e montar um quebra-cabeças. 

São Simão, apóstolo

Ele é chamado de Simão, “o cananeu”, pelos apóstolos São Mateus e São Marcos. Alguns estudiosos cristãos entendem que este “cananeu” pode ser uma referência a Canaã, a terra de Israel.

Mas quando São Lucas, no seu Evangelho, o chama de “o zelote”, parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. 

Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores. Como se vê, Jesus queria, mesmo, um colegiado de doze apóstolos que representassem todas as correntes políticas e religiosas da época.

Conta a antiga tradição que São Simão encontrou-se com o apóstolo São Judas Tadeu na Pérsia e, desde então, viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do Império Persa.

Simão foi um revolucionário radical, mas após começar a conviver com Jesus se tornou um pregador da “paz na Terra e da boa vontade entre os homens“. Esse apóstolo era um grande argumentador.

Conforme um antigo registro atribuído ao famoso historiador Hegesipo, São Simão teria sido martirizado no ano 107, durante o governo do imperador Trajano, com cento e vinte anos de idade.

São Simão é representado na Igreja Católica por uma imagem com um livro aberto na mão direita. Na esquerda, há um longo serrote, ferramenta utilizada para o seu martírio.

A herança dos Apóstolos

Nosso Senhor quis seguir um roteiro para escolher e preparar seus discípulos, primeiro os fez discípulos, participantes da sua intimidade e de seus segredos: “Vinde”, para só então os enviar a pregar a toda criatura o Evangelho: “Ide”.

Portanto, não é um verdadeiro discípulo aquele que quer ser primeiro um mestre.  

S. Simão e S. Judas Tadeu

Hoje, porém, o que vemos é justamente o contrário: os que pretendem “sair em missão” muitas vezes não se encontram com Cristo nem, por isso mesmo, saem para fazer discípulos e converter o mundo, mas para aprender com o mundo e depravar-se com ele

Nestes tempos precisamos resgatar a necessidade da oração, da contemplação e do estudo da doutrina católica, meditada e aprendida com total convencimento, como pré-requisitos à atividade apostólica. 

Jamais converteremos a outros se não nos tivermos convertido nós em primeiro lugar, e jamais poderemos ensinar a fé católica se não a conhecermos de maneira suficiente e adequada: “O mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus […], este é o discípulo que dá testemunho”.

 Peçamos, assim, a São Simão e São Judas Tadeu a graça de mantermos firme e guardarmos até o sangue a fé apostólica!

****

Será celebrada hoje a Missa de São Judas Tadeu, pelas Causas Impossíveis.

Se você precisa de uma graça que acredita ser impossível de ser alcançada, inclua o seu nome e pedidos nessa celebração!

Ligue, ainda hoje, no:

E inscreva seus pedidos e súplicas na Santa Missa que será celebrada.

Não conseguiu falar conosco? Então acenda aqui a Vela de São Judas Tadeu pelas Causas Impossíveis.

A solução para seus problemas pode estar mais próxima do que você imagina.  Reze e tenha fé!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.