São José, Protetor da Igreja Católica

SanJose_elParlero01

Há várias invocações de São José que poderíamos considerar. Eu creio que, dessas invocações, depois das que dizem diretamente respeito a Nosso Senhor Jesus Cristo, nenhuma é mais bonita do que “Protetor da Igreja Católica”.

Protetor de algo é, de algum modo, um símbolo daquilo que se protege. Os senhores considerem, por exemplo, alguém que é guarda da rainha [da Inglaterra, Elisabeth II]. Este, de algum modo, toma em si algo da realeza da rainha; é uma honra ser guarda da rainha!

Escolhem-se para serem guardas da rainha os indivíduos mais capazes, os que tiveram maior coragem, os que  nas guerras provaram maior dedicação à coroa inglesa. Estes são os convidados para serem os guardas da rainha.

Se é uma honra ser guarda da rainha, se é uma honra ser guarda do Papa, então que honra é ser guarda da Santa Igreja Católica!

Exceção feita de Nossa Senhora que é Mãe da Igreja, ninguém pode se comparar à Igreja Católica. Nem qualquer Anjo ou todos os santos considerados cada um separadamente tem a dignidade da Igreja Católica. Porque a Igreja envolve todos os santos e Ela é a fonte da santidade desses santos e, portanto, um santo nunca pode ter a dignidade igual à da Igreja Católica.  

* A envergadura moral do esposo de Nossa Senhora e Pai adotivo do Menino Jesus…

Os senhores imaginem, portanto, o que é o santo que é o Padroeiro da Igreja Católica! Ele tem que ser algo de tão alto, de tão excelso que, por assim dizer, tem que ser o reflexo da Igreja que ele guarda! Para estar proporcionado a Ela, tem que ter o reflexo da Igreja que guarda.

Podemos considerar que a envergadura espiritual de São José – enquanto co-idêntico com o espírito da Igreja Católica, enquanto sendo exemplar prototípico e magnífico da mentalidade, das doutrinas, do espírito da Igreja Católica – só se pode medir por esse outro critério: é o fato dele ser Esposo de Nossa Senhora e proporcionado, portanto, a Nossa Senhora; ser o Pai adotivo do Menino Jesus e, portanto, proporcionado ao Menino Jesus!

Se quisermos ter uma idéia da alma de São José, do espírito de São José, seria preciso imaginar tudo quanto a gente pensa da Igreja Católica, toda a grandeza da Igreja, toda a simplicidade da Igreja, toda a dignidade da Igreja, toda a afabilidade da Igreja, toda a sabedoria da Igreja, toda a imensidade da Igreja, tudo quanto se pudesse dizer da Igreja Católica e imaginar isto realizado num homem! E então teríamos a fisionomia moral de São José!

 Devemos imaginar, pelo menos, o perfil moral desse Santo: a castidade de São José, sua pureza ilibadíssima. E devemos nos aproximar dele com respeito, com veneração e pedir-lhe que nos conceda aquilo que tanto desejamos receber.


* O que pedir a São José em sua festa?

SanJose_elParlero02

Cada um se pergunte a si próprio – num exame de consciência de um minuto – qual é a graça que quer pedir a São José por ocasião da festa de hoje.

A primeira das graças a pedir seria a da devoção a Nossa Senhora; outra,  a graça de refletir tão bem o espírito da Igreja Católica quanto esteja nos desígnios da Providência ao nos ter criado e ao nos ter conferido o santo Batismo; podemos pedir a pureza, a despretensão… podemos pedir tudo. Podemos escolher cada uma dessas coisas ou pedir todas essas coisas no seu conjunto.

Às vezes, é bom a gente pedir uma coisa só, se a graça nos leva a pedir uma coisa só. Às vezes, é bom pedirmos tudo, porque há momentos em que a graça nos leva a sermos audaciosos e a pedir muita coisa ao mesmo tempo.

E então hoje, na festa de São José, conforme o movimento da graça interior em cada um de nós, devemos pedir alguma coisa a ele. E se não soubermos bem o que pedir a São José, dizer a ele: “Meu bom São José, dai-me Vós aquilo de que preciso… uma vez que nem sequer sei o que me convém.” Eu acredito que, no mais alto dos Céus, ele sorrirá e dará, com bondade, alguma graça muito bem escolhida. E com isto fica nossa invocação a São José.


(*) Imágenes de San José en las fundaciones de Santa Teresa de Jesús: (…) Es notable, a este respecto, el dato que [ Santa Teresa de Jesús ] llevaba consigo  en todas sus fundaciones una imagen de bulto de San José, que recibía el título de “San José del Patrocinio”, y, cuando el P. Pedro Fernández la nombró Priora del convento de la Encarnación en 1571, y ella supo de la terrible negativa de la mayoría de las monjas para recibirla, llevó consigo esta imagen y el día de la toma de posesión, al tiempo que colocaba la imagen de la Virgen en la silla prioral, la acomodó en la silla subprioral; esta imagen luego le parlaría todo lo que las monjas hacían, que por eso se le llamó el Parlero, y de tanto hablar quedó con la boca abierta milagrosamente. ( SECRETARIATUS GENERALIS PRO MONIALIBUS O.C.D. – ROMAE  –  PROYECTO DE REFLEXIÓN TEOLÓGICO ESPIRITUAL  DE LAS MONJAS CARMELITAS DESCALZAS  – SAN JOSE FUNDADOR Y PADRE DEL CARMELO TERESIANO )

 

 Fonte: Por Plínio Corrêa de Oliveira

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

12 Comentários

  • Gloriosissímo São Jose, protetor da Igreja de DEUS, peço-vos que proteja o nosso querido papa, livre-o das armadilhas do inimigo, proteja também os padres do mundo inteiro.
    que todos os padres posam estar debaixo do manto sagrado de MARIA, dos anjos e de todos os santos do céu.

    SÃO JOSE, ROGAI POR NÓS.

    Resposta
  • Meu querido São José,pai amoroso de Jesus aqui na Terra,peço-vos que conceda ao meu filho, Marcelo Ismael Alves, um trabalho,donde ele possa tirar o sustento de sua familia.Ave Maria e louvado seja a Santíssima Trindade.Salve o seu dia.

    Resposta
  • Peço-vos, meu amado pai de Jesus,que o meu filho Marcelo I.Alves,não perca o seu apto e tenha um trabalho de onde possa obter o sustento da sua familia.Salve a Santíssima Trindade nesse seu grande dia.

    Resposta
  • SÃO JOSÉ INTERCEDA JUNTO A JESUS POR MINHA FAMILIA, PARA QUE HAJA MAIS UNIÃO,AMOR E PAZ E FAÇA A MINHA FAMILIA BUSCAR PRIMEIRO A DEUS.AMÉM!

    Resposta
  • Sao Jose, protetor da Igreja Católica, te peço nao por mim, mas pela Vossa Igreja. Pretegeia, especialmente na figura do Santo Padre o Papa Bento. Protegei a nossa Igreja do mundo inteiro. Que o inimigo nao de aproxime de nós. Amém.

    Resposta
  • ultimamente tenho sofrido o peso da solidão em minha vida sempre trabalhei agora a 2 anos estou desempregada meu sonho fazer aula de culinaria pra poder ganhar algum dinheiro ñ estou acostumada cm esta vida medilcre pela qual estou passando então são josé rogo te k enterceda por mim para k DEUS abra as portas de uma nova vida pra mim amém

    Resposta
  • São José rogo-lhe pela paz, a saúde e a harmaonia nas famílias. Como vós protejeste Nosso Senhor Jesus Cristo, proteja a minha família. Que a sua ilumine meu caminho para as minhas obrigações e realizãções. Obrigado pela sua eterna Graça e Benção. Rogai pos nós São José. Amém.

    Resposta
  • MEU QUERIDO SÃO JOSÉ,VENHO LHE PEDIR ESTA GRAÇA, QUERO SER CALMA E PODER PARAR DE TREMER E TER MEDO,PEÇO QUE ORE PARA QUE O EXAME QUE FIZ, ESTAVA TUDO BEM. DESDE JÁ AGRADEÇO AO SR. OBRIGADA. VOU ORAR PARA O SR. CARMEN GONZALEZ MARTINEZ

    Resposta
  • Meu São José peço que tu mim conseda a graça da minha família se unir,meu namorado josenilson e q meu padrasto,meu irmão e meu namorado larguem a bebedeira e vivam no caminho do Senhor indo as Santas missas e vivam só pra Deus……e que mim ajuda a arrumar um bom emprego q perciso tanto.Amém

    Resposta
  • SAO JOSE ABENÇOE A TODOS- E LIVRA-OS DE TODOS E QUALQUER TIPO DE VICIOS. OBRIGADA SAO JOSE DEIDE JA.SAO JOSE ARRUME UM EMPREGO PRA MIM,E ME AJUDE A PAGAR MINHAS CONTAS.OBRIGADA…..

    Resposta
  • Peço oraçao e a interseçao de Sao jose hoje e sempre na minha vida e minha familia, peço MUITO , ja nem sei qual mas importante neste momento ,me recorra em todas necessidade que estou precisando,mas que Deus sabe qual mas necessito.obrigada,e deide ja peço por familias tb que estao precisando e estao aflitas neste momento AMEM.SAO JOSE ROGAI POR TODOS NOS. IZABEL-TEOFILO-MEU ESPOSO -LUIZ PAULO E LUIZ EDUARDO – .FILHOS.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?