Rosário ou Terço? Qual o nome certo?

“O costume de contar pequenas orações de repetição nos dedos da mão, por meio de pedrinhas, é muito antigo.
Primeiramente, foi introduzido o costume de rezar determinado número de vezes o Pai-Nosso. Isto se dava de modo especial nos mosteiros, sobretudo a partir do século X (depois do ano 900) onde muitos católicos não tinham condições de participar das orações dos salmos (do saltério), com leituras e cânticos.

Seus superiores estabeleciam para eles a recitação do Pai-Nosso determinado número de vezes.
Inicialmente, a recitação da Ave Maria era feita sem a inclusão dos episódios – mistérios – da vida de Cristo. Entre 1410 e 1439, o monge cartuxo Domingo de Prusia, de Colônia, Alemanha, introduziu uma espécie de saltério mariano, com 50 Ave-Marias,  cada uma seguida de uma referência a uma passagem do Evangelho, como uma jaculatória. Assim, os salmos eram substituídos pelas Ave-Marias e as antífonas, e pelas passagens evangélicas.

São Pio V, Papa de 1566 a 1572 – época final e de implementação do Concílio de Trento, em que foram organizados os livros litúrgicos utilizados até o Concílio Vaticano II –  estabeleceu a atual configuração do Rosário. Ele atribuiu à oração do Rosário a vitória naval de Lepanto, em 07 de outubro de 1571, que salvou a Europa de um grande perigo. Por causa disto, introduziu a festa de Nossa Senhora do Rosário.

Esta designação de “rosário” teve origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os católicos adotaram esta prática para Maria Santíssima, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 “rosas” – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o nome de “terço”. Portanto, o rosário (150 Ave-Marias) é composto pela recitação de três terços (cada um com 50 Ave-Marias ou 5 dezenas de 10 Ave-Marias).

Fonte: Canto da Paz

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

14 Comentários

  • senhora mae quero te pedir paz pra minha familia.e pro meu casamento que nao anda muito bem!quero pedir graça espiritual por favor me ajude.quero que me ajude com esses meus ciumes que estar de+ mim abençoe senhora…

    Resposta
  • Muito bem! m boa a matéria, é bem verdade que muita coisa eu já sabia.

    Resposta
    • Prezado Sr. Antonio Carlos,
      Salve Maria!
      [Sua pergunta: “porque não ouço a voz de Deus?”]
      Não é normal que Deus fale a nós, mesmo que seja pessoa insigne na virtude. Em toda a História, Deus se comunica apenas a quem Ele escolhe de modo especialíssimo, de acordo com seus designios insondáveis e sua Sabedoria infinita. Essas pessoas (quase todas santas) são aquelas que têem uma vocação mística especial. Por exemplo, Santa Teresa D’Ávila, São João da Cruz, Santa Faustina. Com as pessoas não chamadas para uma vocação especial e que são regidas por Deus segundo a mística ordinária (comum), Ele não fala por meio de palavras ou sons, mas por meio da graça inspirando bons desejos, boas aspirações, bons conselhos de outras pessoas, etc. Enfim através de mil modos indiretos. Nós não devemos pedir a Deus que nos conceda visões ou revelações (ou seja, que nos fale), pois é muito perigoso visto o demônio ter poder – sempre com a permissão de Deus, evidentemente – de se intrometer nos nossos sentidos (imaginação) e a pessoa pensar que aquilo vem de Deus, com muito prejuízo espiritual para si e até para outras pessoas. É o que tem acontecido com esses movimentos – às vezes até dentro de igrejas – que ficam apelando para o “espírito”. Aquelas pessoas que tiveram revelações místicas suportaram heroicamente muitas provações e só sairam vitoriosas por que tiveram quem as orientassem (confessores, diretores espirituais) com muito bom quilate em matéria doutrinária e vida de piedade (o que hoje em dia é muito dificil de ser encontrado!).
      Nesse sentido, o ideal é nós adotarmos o critério aconselhado por São Luís Maria de Montfort, com relação à Nossa Senhora: “Enfim, querida Mãe, fazei, se possível for, que eu não tenha outro espírito senão o vosso, para conhecer Jesus Cristo e suas divinas vontades; que não tenha outra alma senão a vossa, para louvar e glorificar o Senhor; que não tenha outro coração senão o vosso, para amar a Deus com um amor puro e ardente como vós. Não vos peço visões ou revelações ou gozos ou prazeres, nem mesmo espirituais. (…) Por minha parte, não quero nesta terra outra coisa senão o que vós tivestes, a saber: crer puramente, sem nada gozar ou ver (…). Assim seja a tudo que operais em minha alma, a fim de que nela só vós estejais para glorificar plenamente a Jesus em mim, no tempo e na eternidade”. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem – “Oração a Maria, para seus fieis devotos – trecho). E nós adotarmos esse critério, é certo que Deus estará contente conosco e nos abençoará.
      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta
  • todas as vezes que vou a rua levo as minhas mil ave marias, gosto muito e nem sempre consi goconcluir a etapa, então comeco tudo em outra oportunidade. eu sei que estou muito protegida. eu tenho mania de rezar as ave marias em qualquer tempo e oportunidade. peco a associacão que mande mais orientacão sobre o terco das mil ave marias. obrigada . regina . abracos.

    Resposta
  • Nossa Senhora peço proteção para mim e para toda a minha familia inclusive minhas três filhas. sou muito grata por muitas benção e creio em ti amém

    Resposta
  • nossa senhora peço graça pra td minha familia,e pro meu casamento que nao anda muito bem!meu esposo so quer saber de jogo de bebe ganha tao bem mais com os amigos deles leva eles pra o cabarer etc..me ajude no nome do senhor jesus,agradecida…

    Resposta
  • Olá boa noite, o nome certo é rezar o Rosário de Nossa Senhora, eu tenho esta Devoção, com a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, convido a todos os devotos da Oração de Rosário de Nossa Senhora, eu sou do Rio de Janeiro, quem quiser se concentrar no horario, das 11 horas da mãnha, pela distancia que for mas é uma corrente de muita Fé, neste horario estarei com meu Rosário, na mão pedindo muita proteção, a Jesus e Nossa Senhora, Amem….!!!! um abraço a todos Devotos..

    Resposta
  • Quando entramos em oração do terço,primeiramente pedimos a Deus pela oração do Espirito Santo para que nossas orações sejam ouvida,quando meditamos o terço de acordo com dia passamos verificar o evangelho atraves de uma catequese em nosso alcance.Que os três pastorinhos interceda por nos e nossa familia(Francisco,Jacinta e irma Lùcia).que Deus nos abençoe os anjos nos protejam e Salve Maria.

    Resposta
  • desde quando conhecir falava a minha vo que rezaria o rosario de nossa senhora isto me deixava mas curiosa por que eu ainda nao tinha aprendido a rezar mas como gostava pricipalmente no mes de nossa senhora que se rezava o mes todo muito bonito na decada de sesenta eu teria meus oito anos ou mas hoje o terço ou o rosario nao e rezada nas casas so indo para igreija que tambem e bonito e diferente gosto do terço amo nossa senhora e viva nossa maezinha.

    Resposta
  • Eu so devota da medalha milagrosa há muito tempo,tenho a medalha os livretos contendo orações e novenas. Portanto espero que ela me abençõe.

    Resposta
  • A maneira de anunciar as maravilhas das orações que são recebidas no céu por Nossa Senhora, deve vir do coração de cada cristão. Rosário ou terço são singelas orações que doamos à nossa mãe do céu, assim como doamos bouquetes de rosas às nossas mães terrenas. Os costumes, ainda que nascidos da carne, possuem seu valor espiritual. Belas são as formas encontradas pelo homem, para glorificar aqueles que no céu habitam. O Rosário nasce do amor e deve ser distribuído a todo o mundo. O mistério do Rosário nasce do mistério que nos envolve, com relação à nossa estadia na terra e a nossa futura morada no céu. Terço ou Rosário é o que nomeamos as orações. Devemos rezar e mostrar a nossa face à Nossa Senhora e a todos que habitam o céu. A paz esteja com todos nós!

    Resposta
  • Parabéns! Valiosísimas as informações sobre o terço e a distinção entre o rosário. Confesso que, eu sabia, mas não com tanta riqueza de dados históricos. Tais citações merecem aplausos, porque os católicos são meio desligados, se informam pouco, leem nada a Bíblia, infelizmente a nossa Igreja Católica incentiva pouco os seus fiéis. Uma grande mudança de hábitos se faz necessária e urgente!!!
    Abraços a todos.
    Maria Hilda

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?