Rezar pela salvação da própria alma X Rezar pela salvação das almas

Leia aqui a primeira parte

O papel do demônio; a malignidade do mundo

 

Demônios expulsos de Arezzo – Giotto di Bondone, séc. XIV, Basílica Superior, Assis.

Mas há um personagem que não está ausente do quadro acima, ao qual, entretanto, se tem feito pouca referência — a bem dizer, pessoalmente não ouvi nenhuma. É o papel do demônio, pai da mentira, sendo a maior delas a de que ele não existe. Entretanto, São Paulo nos adverte contra ele no epílogo da epístola aos Efésios: “De resto, Irmãos, fortalecei-vos no Senhor e no poder de sua virtude. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Porque nós temos que lutar não somente contra a carne e o sangue, mas também contra os principados e potestades do inferno, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares. Portanto, tomai a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e ficar de pé depois de ter vencido tudo” (6, 10-13).

Há certos crimes cuja hediondez e malignidade ultrapassam a perversidade normal dos homens. Nestes casos, pode-se ter por certo que entrou a figura do maligno, insuflando o criminoso aos excessos mais descomedidos. A descrição do que se passou na escola do Rio de Janeiro faz pensar neste agente do mal, que só quer a perdição dos homens.

O missivista talvez esteja se perguntando por que dar tanto destaque a um caso concreto, na resposta a uma consulta que se cingia a uma dúvida sobre a oração pela salvação das almas, a própria e a dos outros.

A razão é precisamente que, nos modernos manuais de vida espiritual, é muito comum, ao tratar destas matérias, abstrair de dois pontos fundamentais: a malignidade do mundo e a atuação do demônio.

Assim, ao rezar pela nossa própria salvação eterna, ou a dos outros, não podemos nos imaginar sentados confortavelmente numa poltrona, ou mesmo ajoelhados num genuflexório almofadado, como se estivéssemos cercados apenas de anjos bons, ou diante de uma imagem bondosa da Virgem Maria, sem pernilongos e vespas a nos aferroarem…

A realidade é muito mais complexa: os anjos bons certamente estão ali; o nosso anjo da guarda certamente está ali. Sobretudo um quadro ou imagem de Nossa Senhora está ali, como penhor de que Ela acolhe benignamente as nossas súplicas. Mas estão presentes também fatores adversos, que a doutrina da Igreja nomeia sinteticamente como o demônio, o mundo e a carne.

Em outras palavras, em primeiro lugar carregamos dentro de nós o peso de nossos pecados — como conseqüência do pecado original. Em segundo lugar, sofremos as más influências do mundo moderno, laicista e em revolta declarada contra Deus e sua Santa Igreja. Por fim, o bafo empestado do demônio também está ali, para nos sugerir maus desejos, inocular em nossa mente más intenções e fomentar más resoluções.

Esse é o quadro habitual em que se desenvolvem nossas orações. As súplicas que fazemos por nós mesmos, por nossa família, nossos amigos, pelo mundo inteiro, devem levar em conta os fatores adversos acima descritos: as más inclinações que nossos pecados introduziram em nós, as más influências que o mundo moderno exerce sobre nós, e as sugestões maliciosas que o demônio nos propõe.

Na Ladainha de Todos os Santos rezamos: Ab omni peccato, libera nos, Domine. Ab insidiis diaboli, libera nos, Domine. A morte perpetua, libera nos, Domine.

Ou seja: De todo pecado, livrai-nos, Senhor. Das ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor. Da morte eterna, livrai-nos, Senhor.

Sob esta luz, as orações que fazemos pela salvação de nossa alma e as que oferecemos pela salvação dos homens em geral se superpõem. O missivista pode ficar tranqüilo: não há conflito entre ambas. Pelo contrário, se feitas na perspectiva indicada, uma completa a outra.


 

De todo pecado, livrai-nos, Senhor. Das ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor. Da morte eterna, livrai-nos, Senhor.

Fonte: Revista Catolicismo


Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

5 Comentários

  • O MINHA DOCE NOSSA SENHORARA DE FATIMA VENHO AQUI PEDIR VOS PELA ALMA DE WILSON ROBERTO ALDUINI PERDO OS PECADOS QUE ELE COMETEU AQUI NA TERRA ,JA QUE NAO TEVE TEMPO DE FAZER: PEDIR PERDAO DE SEUS PECADO PERDOE O SENHOR OS PECADOS DE WILSON ROBETO ALDUINI DANDO LHE A VIDA ETERNA AMEM!

    Resposta
  • minha doce serena senhora de fatima, libertai eu rita helena e meu namorado nelson dos malignos, das tentacoes do demonio, nos abencoai, derrame todas as bencaos, sobre nos e nossas familias, dando cura da alma, mente, corpo, saude, salvacao. libertacao dos vicios, do alcool, dos cigarros, das brigas, e de nos uniao.e muita paz.

    Resposta
  • Sem dúvida que nós não estamos aqui nesta face da Terra sem antes, termos um amparo divino e se temos um amparo divino,se precisamos desse divino, certamente, temos o Olho Maligno também: o Adversário de Deus.
    Uma mãe verdadeira, por exemplo, aquela com grande amor por seus filhos, de grande coração, sabe o quanto lhe custa ou lhe custou colocar e amar, zelar por noites, vestir , banhar, levar para a escola o seu filho ou seus filhos, vê-los crescer, doar-se tanto etc…. e de repente, o Mal atingir esse mesmo filho ou filha ….etc…!!! Ou mesmo, o Mal ser sentido na própria pele dessa mãe, por exemplo… Muitas vezes, desejarmos respirar existencialmente, quando nos encontramos num buraco sem luz e como pessoas desejosas da luz, lutamos com todas as nossas forças para sair desse buraco sem luz… Por exemplo também, a própria inveja de certas pessoas, desejando aniquilar com um ótimo trabalho e até mesmo uma missão em Deus. Enfim, o quanto se poderia dizer sobre a existência do Mal, do demônio e o quanto devemos estar atentos mesmo e termos como escudo a Bíblia, a Palavra de Deus, para nos orientar nesta vida onde os lixos já estão aí!!! Atentos, pessoal!!! Cuidem mesmo de suas almas… Eu que o diga!!! Beijo em seus corações, Dayde.

    Resposta
  • o Mãe querida do céu,ensina a ser-mos odebiente e que pela humildade venhamos nos deixar levar por suas mão a vontade do Pai,eu peço ao Senhor livras do maligno.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?