Refugiados Cristãos: carta do Patriarca iraquiano

Patriarca Louis Raphael Sako

+Louis Raphael Sako
Patriarca Caldeu da Babilônia
Presidente da Assembleia dos Bispos Católicos no Iraque

A morte e a doença estão se apossando das crianças e idosos dentre milhares de famílias refugiadas espalhadas ao longo da Região do Curdistão, que perderam tudo nos trágicos acontecimentos recentes, enquanto os Militantes do ISIS ainda estão avançando e a ajuda humanitária é insuficiente.

Há setenta mil cristãos desalojados em Ankawa [Erbil] juntamente com as demais minorias nesta cidade, que tem uma população de mais de vinte e cinco mil cristãos.

As famílias que encontraram abrigo dentro das igrejas ou escolas estão em condição relativamente boa, ao passo que aqueles que ainda estão dormindo nas ruas e parques públicos encontram-se em situação deplorável…

Em Dohuk, o número de refugiados cristãos chega a mais de 60.000 e a situação deles é pior do que a dos refugiados em Erbil. Há também famílias que encontraram abrigo em Kirkuk e Sulaymaniyah, e alguns refugiados conseguiram chegar tão longe quanto a capital, Bagdá.

Enquanto as necessidades humanitárias crescem rapidamente: habitação, alimento, água, medicamentos e recursos financeiros, a falta de coordenação internacional é lenta e limita a realização de uma assistência mais eficaz a essas milhares de pessoas que aguardam apoio imediato. As Igrejas estão oferecendo tudo dentro de sua capacidade.

Para resumir a situação das aldeias cristãs em torno de Mosul até as fronteiras do Curdistão: 

As igrejas estão desertas e profanadas; cinco bispos estão fora de suas dioceses, os sacerdotes e freiras saíram de suas missões e instituições, deixando tudo para trás, as famílias fugiram com seus filhos abandonando tudo!

O nível de desastre é extremo.

A posição do presidente americano Obama de somente prestar assistência militar para proteger Erbil é decepcionante. As conversas a respeito de dividir o Iraque são ameaçadoras.

Os americanos não estão à altura de uma solução rápida para proporcionar esperança de maneira específica, uma vez que eles não vão atacar o ISIS em Mosul e na Planície de Nínive. 

A confirmação de que esta situação terrível irá continuar até que as Forças de Segurança do Iraque lutarão junto com os Peshmerga contra os militantes do ISIS é muito deprimente.

O Presidente da Região do Curdistão disse que suas tropas estão lutando com um Estado terrorista e não com grupos minoritários! Enquanto o país está sob fogo, os políticos em Bagdá estão lutando por poder.

Ao final, talvez Mosul não seja liberada nem as aldeias na Planície de Nínive. Não há estratégia para secar as fontes de mão de obra e os recursos desses terroristas islâmicos.

Eles controlam a cidade petroleiras de Zumar e os campos de petróleo de Ain Zalah e Batma juntamente com os campos de petróleo de Al-Raqqa e Deir ez-Zor na Síria.

Os combatentes extremistas islâmicos estão se unindo a eles de diferentes países do mundo.

As escolhas das famílias refugiadas:

Migração: onde e será que eles têm os documentos e dinheiro necessários?

Permanecer: nos salões e nos campos de refugiados, aguardando o verão terminar e o inverno chegar? Será que as escolas serão reabertas e suas crianças frequentarão escolas de ensino fundamental, ensino médio ou a faculdade?

Será que eles serão bem-vindos nas escolas de Erbil, Duhok e Sulaymaniyah? Qual é o futuro das propriedades e bens, juntamente com os empregos dessas milhares de pessoas inocentes forçadas a fugir da noite para o dia de suas queridas aldeias?

Essas são as perguntas que devem causar dor na consciência de todas as pessoas e organizações, de modo que algo seja feito para salvar esse povo, que tem sua história nesta nação desde seus primórdios.

Fonte: fratresinunum.com

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • Irmãos em Cristo!!!
    Vamos unir nossas forças para lutar contra esse genocídio. Estou enviando e-mails quase diariamente para a FAMBRAS (Federação Muçulmana do Brasil) exigindo deles uma posição em relação a esse massacre promovido por seus irmãos de fé no oriente mas até agora, nenhuma resposta; os covardes não sabem com o se explicar. E ainda colocam no site que o Islã é a religião que mais cresce no mundo; só não dizem como as pessoas são obrigadas a se converterem para essa religião do diabo. Vamos defender nossos irmãos cristãos do oriente que estão sendo martirizados.
    “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as PORTAS DO INFERNO não prevalecerão contra ela.
    Mario M. Fecchio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?