Razões para praticar a devoção dos 5 primeiros sábados e explicações da irmã Lúcia

Imaculado Coração de Maria

Quando a Irmã Lúcia estava no convento de Tuy, o seu confessor, Padre José Bernardo Gonçalves, sj, tinha-lhe feito por escrito uma série de perguntas sobre o motivo da devoção dos Cinco Primeiros Sábados.

Porque hão-de ser cinco sábados e não nove, ou quinze – devoções que já existiam? Depois de fazer a sua hora santa diante do Santíssimo Sacramento na noite duma quinta-feira, a Irmã Lúcia escreveu-lhe a responder:

“Ficando na capela, com Nosso Senhor, parte da noite do dia 29 para 30 deste mês de Maio de 1930 e falando a Nosso Senhor das duas perguntas, senti-me, de repente, mais intimamente possuída pela Sua Divina Presença. E, se não me engano, foi-me revelado o seguinte:

— Minha filha, o motivo (para serem Cinco Primeiros Sábados) é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfémias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:

1. As blasfémias contra a Imaculada Conceição;
2. As blasfémias contra a Sua perpétua Virgindade;
3. As blasfémias contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, aceitá-La como Mãe dos homens;
4. As blasfémias dos que procuram publicamente infundir, no coração das crianças, a indiferença, o desprezo e até o ódio para com esta Mãe Imaculada;
5. As blasfémias dos que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.

— Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria me levou a pedir esta pequena reparação e, em atenção a ela, a mover a Minha Misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de A ofender. Quanto a ti, procura sem cessar, com as tuas orações e sacrifícios, mover-Me à Misericórdia para com essas pobres almas.”

Explicação da Irma Lúcia sobre a devoção dos 5 primeiros sábados

Irmã Lúcia de Jesus, Pastorinha de Fátima, com a imagem de Fátima com o Coração à mostra
Irmã Lúcia de Jesus, Pastorinha de Fátima, com a imagem de Fátima com o Coração à mostra

Em dezembro de 1925, em Pontevedra, a Virgem Santíssima, aparecendo à Irmã Lúcia de Fátima, apresentou a devoção dos Primeiros Sábados para reparar ao Imaculado Coração de Maria.

Para explicar à sua madrinha como praticar esta devoção, Lúcia (que neste momento vivia religiosa doroteia com o nome de Irmã Maria das Dores na cidade de Tuy) escreve essa carta simples, mas admirável. Conheçamo-la:

Minha querida Madrinha,

Venho hoje agradecer a sua amável cartinha, à qual já devia ter respondido há muito, mas espero que me perdoará o meu prolongado silêncio.

Gostei muito de saber que tinha feito a viagem a Lourdes sem novidade e que aos pés da nossa querida Mãe do Céu não esqueceu essa pobre alma.

Eu nas minhas pobres orações também não esqueci ainda a minha boa Madrinha.

Não sei se já tem conhecimento da devoção reparadora dos 5 sábados ao Imaculado Coração de Maria;

Mas como ainda é nova, lembrou-me de lha inculcar por ser uma pedida por a nossa querida Mãe do Céu, e por Jesus ter manifestado desejo que seja abraçada.

Pareceu-me por isso que a Madrinha estimará muito não só de ter o conhecimento dela, para dar a Jesus a consolação de a praticar, mas também a de a fazer conhecer e abraçar por muitas outras pessoas.

Consta no seguinte:

Durante 5 meses, no 1º sábado, receber Jesus Sacramentado, rezar um Terço, fazer 15 minutos de companhia a Nossa Senhora, meditando nos mistérios do Rosário, e fazer uma confissão.

Esta pode ser antes alguns dias e, se nesta confissão anterior nos esquecemos de formar a intenção, podemos oferecer a confissão seguinte, contanto que:

No 1º sábado se receba a Sagrada Comunhão em estado de graça com o fim de reparar as ofensas que se proferem contra a Santíssima Virgem, e que têm amargurado o seu Imaculado Coração.

Parece-me, minha boa Madrinha, que somos felizes por poder dar à nossa querida Mãe do Céus esta prova de amor, que sabermos deseja que se Lhe ofereça.

Quanto a mim, confesso (que) nunca me sinto tão feliz como quando chega o 1º sábado.

E não é verdade que a nossa maior felicidade está em sermos todas de Jesus e Maria; e amá-l’Os a Eles só, sem reserva? Vemos isto tão claro na vida dos santos…

Eles eram felizes porque amavam, e nós, minha boa Madrinha, havemos de procurar amar como eles, não só para gozar de Jesus, que é o menos.

– Se O não gozarmos cá, gozá-l’O-emos lá – , mas para darmos a Jesus e Maria a consolação de serem amados.

E se o pudéssemos fazer de modo que Eles Se vissem amados, sem saber de quem, e que assim, em troca deste amor, salvassem muitas almas. Então me parece que seria de todo feliz.

Mas já que isto não podemos, ao menos amemo-l’Os para Eles serem amados. Adeus, minha boa Madrinha, abraço-a nos Corações Santíssimos de Jesus e Maria.


Um dos pedidos de Fátima foi o triunfo do Imaculado Coração de Maria.

Aliás, existe uma promessa que Ela fez para aqueles que atendem a esse pedido dEla.

Conheça aqui o pedido que Ela fez e veja como se beneficiar dessa promessa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?