Quem nos protege, Jesus ou os anjos?

Os anjos existem, essa é uma realidade inegável. O próprio Jesus assim o atestou nos Evangelhos. Trata-se de uma verdade de fé.
.
Diz o Catecismo da Igreja Católica, em seu número 328 que: “a existência dos seres espirituais, não-corporais, que Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.”

Além da Sagrada Escritura, é possível citar o Concílio de Latrão, na definição contra os cátaros e os albigenses (DH 800) que fala claramente sobre a existência dos anjos, do mundo espiritual e do mundo material, do angelical e do mundano, e que o ser humano está no meio dessas duas realidades. Porém, para o católico não é necessário citar textos e mais textos para provar a existência dos anjos, a Revelação é o bastante.

Os anjos são seres pessoais, ou seja, não são forças cósmicas ou uma realidade alegórica, metafórica. A Encíclica Humanis generis, do Papa Pio XII, refuta a heresia modernista, simbolizada pela dificuldade que os teólogos liberais têm de aceitar a existência dos anjos: “alguns também põe em discussão se os anjos são criaturas pessoais e se a matéria difere essencialmente do espírito.” (DH 3891).

Os anjos são realmente criaturas pessoais. Assim, a pergunta que resta é: eles ajudam o homem ou não, o protegem ou não?

A Tradição da Igreja e o dado da Sagrada Escritura são claros ao afirmar que cada homem possui o seu anjo da guarda. O anjo não está somente com o homem, mas também com Deus: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10).

Os anjos cuidam dos pequeninos, mas também dos grandes:

“De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me.
Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando.
Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu.
Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus.” (At 12, 7-11)

Diante dessa verdade de fé, por que algumas pessoas ainda têm dificuldades em aceitar a existência e a proteção dos anjos? Porque não conhecem a si mesmas. Existe uma grande barreira que impede o homem moderno de distinguir a imaginação da compreensão racional. Para elas, o que não se pode imaginar não existe e não pode ser compreendido, mas são duas realidades bem diferentes.

Os anjos são espíritos puros, assim eles nunca foram experimentados pelo homem, o que não quer dizer que eles não possam ser conhecidos, compreendidos e cridos. Para se entender a realidade angélica é preciso um conhecimento pessoal antes.

Eles são também guardiões dos homens. O que não desmerece nem diminui a proteção do Senhor Jesus. Ele aumenta a sua glória quando coloca ao lado dos homens criaturas que os guardam.

Os anjos guardiões não são uma realidade reconfortante nem criaturas fofas com asas e auréola. Não, são criaturas terríveis, segundo as Sagradas Escrituras, tanto é que a primeira coisa que eles dizem ao se aproximar do homem é “não tenhas medo” porque, embora eles sejam um auxílio de Deus, fazem parte da realidade divina, muito maior que o homem.

Os anjos são maiores que qualquer realidade visível experimentada pelo homem, são tremendos, fascinantes, sábios, inteligentes e presentes.

Eles são uma presença divina ao lado de cada homem, inspirando-o a conhecê-lo, a temê-lo por ser uma presença sagrada, a confiar nele por sua proteção. S

ão Pio de Pietralcina diz que os anjos da guarda são imensamente humildes e só ajudarão o homem após receber o consentimento para tal, no que diferem completamente dos demônios que entram sem serem convidados.

É por isso que todos os dias é preciso rezar e pedir que eles venham desempenhar sua proteção. Deus na sua glória manifesta também seu cuidado para com os homens através dos anjos.

Padre Paulo Ricardo
Fonte: site Christo Nihil Praeponere

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

4 Comentários

  • Carlos magno de oliveira nossa senhora de fatima não deixa o Carlos magno ter boca para ficar me humilhando por causa dos outros não, misericórdia de nós pois trabalhamos juntos e sempre fomos amigos mas ele vem me humilhando muito.eles são pessoas difíceis peço santa Mônica e santo Agostinho e sagrado coração de Jesus que cuide deles hoje e sempre.Peço a libertação do ódio da revolta do orgulho, vaidade, do corpo da alma e da mente meu Deus liberta por tua misericórdia essas pessoas.

    Resposta
  • Com certeza,os anjos nos protegem pois são seres que Deus criou para sua glória e seu serviço. Deve-se rezar ao anjo da guarda pessoal e também ao Chefe da Milícia Celeste, o glorioso São Miguel Arcanjo. Não compreendo esses teólogos que ficam querendo negar verdades tão objetivas, parece que negam as Sagradas Escrituras!!!

    Resposta
  • Os Anjos são enviados por Deus para nos protejer.A oração do Anjo da guarda nos foi dada para que DEUS nos proteja em nossa caminhada.
    Que os Santos Anjos do Senhor nos guarde,nos proteje,nos rege e nos ilumine,Amém.

    Resposta
  • Esses “teólogos” que discutem a existência de anjos deveriam refletir no livro GÊNESE
    sobre a queda do “mal-iluminado-maldito chifrudo”, que por sinal é também o guru desses
    teólogos). Após a (possível) reflexão, concluir que, para cada um deles também há um
    ser angelical, MESMO QUE DECAÍDO, ASSIM COMO O MALDITO-CHIFRUDO.

    SEMPRE LEMBRANDO QUE COMUNISMO E MISÉRIA ANDAM DE MÃOS DADAS COM O ATEÍSMO
    E A DÚVIDA, E MAIS, QUE AINDA HÁ AVE RARA QUE NÃO VOA,

    PAZ E BEM À TODOS DO BEM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?