Quarta-feira de Cinzas: A origem e o significado das Cinzas Sagradas

Hoje é Quarta-feira de Cinzas, o dia que marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, tempo em que somos convidados à conversão..

Assim como a Sexta-feira Santa, é uma das principais datas da Quaresma a ser dedicada ao jejum e abstinência de carnes. Descubra abaixo como surgiu e o significado das Cinzas Sagradas: 

.

.

Depois que João foi preso, Jesus veio à Galileia, pregando o Evangelho de Deus. Dizia: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 1-15)..

Do trecho do Evangelho de Marcos foi extraída a fórmula que acompanha a imposição das Cinzas Sagradas, permitidas para todas as celebrações do dia. .

Com este simples gesto no início deste período litúrgico, evidencia-se, além do aspecto penitencial, também o tempo da conversão, da oração assídua e do regresso ao Pai Celeste.

.

Origem da Celebração.

Segundo a antiga tradição, o sacramento da penitência era público e constituía de fato o rito que dava início ao caminho de penitência dos fiéis que seriam absolvidos na celebração da manhã da Quinta-feira Santa. .

Mais tarde, o gesto da imposição das Cinzasobtidas queimando os ramos de oliveiras benzidas no Domingo de Ramos do ano anterior – estendeu-se a todos os fiéis e foi colocado dentro da celebração da Missa, no final da homilia. 

.

O significado bíblico das Cinzas

.

.

As cinzas sagradas que são colocadas no rosto (fronte/face) estão presentes no texto bíblico várias vezes e assumem um significado duplo. .

Antes de tudo indica a frágil condição do homem diante do Senhor, como evidencia Abraão que fala a Deus no Gênesis: “Abraão prosseguiu e disse: ‘Sou bem atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza’” (Gn 18, 27).

Jó também sublinha o profundo limite da própria existência: “Arremessam-me ao lodo e eu me confundo com a poeira e a cinza” (Jó 30, 19). .

Assim como outros exemplos do Livro da Sabedoria e do Eclesiástico: “De repente nascemos, e logo passaremos, como quem não existiu. Fumaça é a respiração em nossas narinas e o pensamento, uma centelha ao pulsar do coração: quando ela se apaga, nosso corpo se tornará cinza e o espírito se dispersará como o ar inconsistente. (Sab 2, 2-3); .

“Por que se ensoberbece quem é terra e cinza, aquele que ainda em vida expele as próprias entranhas? (Eclo 10,9).

Também, as cinzas são um sinal concreto de quem se arrependeu e com o coração renovado retoma o próprio caminho para o Senhor, como se lê no Livro de Jonas no qual o rei de Nínive, ao receber a notícia da conversão do seu povo, senta-se sobre as cinzas, e no de Judite no qual os habitantes de Jerusalém que querem rezar a Deus para que os liberte, espalham em suas frontes as cinzas sagradas.

.
Fonte: Vatican News.


Já imaginou inscrever seus pedidos de oração, de forma segura e exclusiva, em mais de 60 MISSAS durante o ano?

E, ao mesmo tempo apoiar as obras de evangelização e, assim, ajudar nossa Santíssima Mãe a alcançar todos os corações?

 

Sim, você pode fazer isso, sem sair de casa!

.

Portanto, entre em contato com o número:

0800 608 2128
Dica: Se estiver no celular, somente tecle no número para discar automaticamente. 

A ligação é gratuita para todo o Brasil. 

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. 

.

E faça sua inscrição nos Apóstolos de Fátima e confirme seu SIM para Nossa Senhora! 

.

Para que ELA entre em sua vida e derrame uma chuva de graças!.

“Bendita seja a santa e imaculada conceição da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.“ 

.


.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128