Prostrar-se: indica sempre adoração?

O fato de se curvar, seja para o que for, não implica automática e necessariamente, em um ato idólatra, ou num culto de adoração (latria), que é devido unicamente a Deus.

Temos que entender que há vários modos de se prostar perante outrem: quando se presta honras, quando alguém é digno de respeito. Para exemplificar pode-se citar os países monárquicos, ou mesmo no Brasil Imperial, onde as pessoas se curvavam ao imperador. Isso não é adoração.

É uma forma respeitosa, cerimoniosa, de demonstrar consideração elevada e submissão. Isso também acontecia com os reis citados na Sagrada Escritura.

Exemplos:

E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, se prostraram sobre os seus rostos. (1Cr 21:16)

Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. (Num 22:31)

E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. (Juízes 13:20)

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. (1Sm 25:23)

E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa. (1Re 1:53)

Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? (1Re 18:7)

E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mat 18:25-26)

Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. (Exo 18:7)

Os gentios se prostrariam à Jerusalém:

Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14)

Josué se prostra perante um objeto santo:

Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6)

Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:

Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20)

Nesta passagem aparecem justamente dois atos semelhantes, porém com sentidos e razões diferentes: eles se prostram a Deus, para adorá-lo, mas também ao Rei, para reverenciá-lo.

Objeções

São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:

E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8)

São João se prostrou para adorar o anjo e por isso foi repreendido pelo próprio anjo:

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9)

Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para adorar o anjo. Nos casos anteriores prostraram-se perante o anjo, mas não para adorá-lo. E então não sofreram repreensão nenhuma.

Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido:

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26)

Cornélio se prostra para adorar São Pedro e não simplesmente reverenciá-lo; por isso foi repreendido.

Conclusão

Quando prestamos devida reverência às imagens sagradas, estamos apenas mostrando um respeito pelo que eles representam e não adorando as mesmas como ídolos.

Nem toda vez que nos prostramos é um ato de adoração. Por isso a Igreja não repreende quando se ajoelha diante de um altar, de uma relíquia, de uma imagem ou diante até mesmo de uma pessoa.

Mas, a genuflexão, como ato de adoração, só se deve fazer a Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus, Nosso Senhor.

Fonte: Adaptação feita de http://www.apologistascatolicos.com.br/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

7 Comentários

  • Goataria de pedir a Nossa Senhora de Loudes que interceda por e minha Saude, teho tido problemas na coluna e um barulho no ouvido.Amen! Obrigado

    Resposta
  • Tenho recebido por e-mail muitas mensagens, mas infelizmente quando pedi orações, acho que relatei que havia perdido minha família em um acidente automobilístico e fiquei apenas com uma irmã, acredito que falei das dificuldades financeiras que estava enfrentando e dos sofrimentos que venho enfrentando por conta de uma filha à quem tanto me dediquei e que passou a me humilhar e desprezar-me depois de ter se envolvido com um cara que pra ela é tudo de bom, alcoolatra, viciado em jogo e maconha. Eram tantos os problemas que estava precisando de um milagre em minha vida. Em nenhum momento acreditei que as coisas pudessem ficar muito pior, pois bem, minha única irmã e amiga estava sendo acompanhada por uma cardiologista incompetente e irresponsável encontrou a morte com apenas 40 anos por negligência médica. Não preciso mais de milagres. Mas não perdi a fé.

    Resposta
  • depois q comecei a mandar esses recados para o sagrado coração de jesus,sinto-me mais aliviada sem angustia.hoje peço pois é o dia q eu e meu marido iremos fazer o concurso publico peço lhe q reze por nós amem

    Resposta
  • Nossa Senhora de Fatima protegei o meu fulho Carlos e meu esposo Jorge de td a maldade,inveja.e que Maria passe na frente para protegelos de acidentes de balas perdidas.
    Pois só ela pode junto seu Filho Jesus.

    Resposta
  • Prostrar-se não pode ser considerado “ADORAÇÃO”,pois nós reverenciamos a Nossa Mãe Maria Santíssima,aos Anjos e Santos,mas não os adoramos como muitos pensam.Prostrar- se ´é também uma forma respeitosa e cerimoniosa de consideração a algumas pessoas como reis e imperadores.Quando reverenciamos as Imagens Santas,demonstramos nosso respeito e devoção para com elas.A adoração só é feita a Deus,Nosso Senhor Jesus Cristo é um Ato de “ADORAÇÃO”.A Fé Cristã nos diz:”Adorarás Sómente a Teu Deus”. A “Ele” toda a honra,glória ,louvor e adoração para sempre…O Ato de Adoração só é devido a Deus,nosso DEUS e SENHOR.Bendito Seja Deus.Amém!

    Resposta
  • Minha Nª Sª de Fátima obrigada por me tirar a angustia que tanto me machucava.Portanto prosto aos vossos pés e aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo implorando a união,o amor e a misericordia de minha família que tanto preso e amo. Amém.

    Resposta
  • Minha Nossa Senhora de Fatima, muito obrigada por ter me ajudado continua me ajudando,pois eu preciso da tua ajuda!Me abençõe!!Amém!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?