Penitência ou Confissão, o Sacramento da misericórdia. Clique aqui e entenda!

Penitência ou Confissão, o Sacramento da misericórdia. Clique aqui e entenda!

O Profeta Natã (à dir.), adverte o Rei David. Pintura (1672) de Matthias Scheits (1630–1700).

Um dos maiores sofrimentos que se pode ter nesta vida é o de sentir a consciência oprimida pelo peso dos pecados, sem ter consolação.

Essa angústia é assim descrita no Salmo 37 pelo Real Profeta:

“Vossa cólera nada poupou em minha carne, por causa de meu pecado nada há de intato nos meus ossos. Porque minhas culpas se elevaram acima de minha cabeça, como pesado fardo me oprimem em demasia. […] Ao extremo enfraquecido e alquebrado, agitado o coração, lanço gritos lancinantes” (Sl 37, 4-5-9).

O que levou David, o “ungido do Senhor”, a proferir tão lancinantes palavras de dor? Foi quando sentiu a mão do Deus todo-poderoso abater-se sobre ele por causa de um duplo crime.

 

Ociosidade e queda

No auge de sua glória, o Rei Profeta, em uma de suas campanhas contra os amonitas, em vez de ir como sempre comandar suas tropas, enviou o general Joab em seu lugar, permanecendo ocioso em Jerusalém.

Ora, como a ociosidade é mãe de todos os vícios, ele passeava despreocupadamente pelo terraço de seu palácio, quando viu no terraço de uma casa próxima uma formosa mulher, Betsabé, que se banhava.

Tendo a paixão subido a seu coração, mandou buscá-la e com ela pecou, mesmo sabendo que era esposa de um suboficial que no momento expunha sua vida por ele na guerra.

São Pio de Pietrelcina no confessionário.

Ora, Betsabé concebeu, e mandou avisar o rei. Este, para dissimular as coisas, sob o pretexto de lhe pedir informações do campo de batalha, mandou que o marido voltasse da guerra, a fim de assim coabitar com ela e salvar as aparências.

Mas o bravo guerreiro não quis o conforto do lar enquanto seus companheiros passavam os perigos e as privações da guerra. Permaneceu no átrio do palácio com outros soldados, sem ir ter com a esposa.

A paixão cega. O até então justíssimo David não encontrou outra saída senão mandar que Urias, esse suboficial dedicado, fosse colocado no lugar mais perigoso da batalha, onde certamente pereceria. Foi o que sucedeu, e David tomou então Betsabé por esposa.

Isso irritou o Senhor Deus das Vinganças, que enviou o profeta Natã diante do rei, para o increpar pelo duplo crime, apesar de tantos benefícios a ele concedidos pelo Criador.

Dando-se conta do pecado cometido e tocado pela graça, David caiu de joelhos, clamando

“Pequei contra o Senhor”. Natã responde-lhe que ele fora perdoado, mas que, como punição, o filho desse adultério morreria (cfr. II Samuel, capítulos 11 e 12.)

Vestido então de saco, em jejum e prosternado no solo, David rezou do mais íntimo do coração: 

“Do fundo do abismo, clamo a Vós, Senhor. Senhor, ouvi minha oração. Que vossos ouvidos estejam atentos à voz de minha súplica. Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de Vós?” 

Não, isso não acontecerá porque “em Vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, Vos sirvamos. Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra” (Salmo 129, 1-5).

E Deus lhe foi benigno: “Procurei o Senhor e Ele me atendeu, livrou-me de todos os temores” (Salmo 33, 5). Por isso, exclama: “Feliz aquele cuja iniquidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido” (Salmo 31, 1).

Nesse simples relato bíblico estão descritos em poucas e inspiradas palavras o alívio e a alegria verdadeiramente sobrenaturais que uma alma experimenta depois de uma boa confissão e de receber a absolvição de seus pecados.

Fonte: Abim.

****

Nos próximos três dias celebraremos Sofrimento, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Agora é o momento mais que propício para fazermos um bom exame da nossa vida e pedirmos as graças mais necessárias.

Por isso, convidamos incluir seus pedidos na Santa Missa de Páscoa. Este é o momento ideal para colocar todas as suas intenções e de seus familiares, bem como participar deste sublime Momento.

Clique aqui (ou no botão abaixo) para acender uma vela e deixar suas preces na Santa Missa de Páscoa.

“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3,16

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?