Os "olhos da Guerra" diante dos horrores do Isis

Percorreu o planeta em comprimento e largura, passou por diversos cenários de guerra e trabalhou com alguns dos mais importantes meios de comunicação internacionais.

Por mais de 30 anos escalado na linha de frente do jornalismo de guerra, Gian Micalessin voltou há poucos dias da sua última viagem, único ocidental a pisar em algumas aldeias da Síria sitiadas pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Diante dos olhos – os “olhos da guerra”, como se chama o projeto crownfunding jornalismo a que pertence, juntamente com o seu colega Fausto Biloslavo – ainda tem pilhas de escombros deixadas pela milícia do Califado e os rostos sofridos dos cristãos e curdos perseguidos.

Realidades por muito tempo ignoradas pela imprensa europeia, enganada pela sirene da chamada “Primavera Árabe”. É da análise desta ilusão que surge a entrevista abaixo.

*  *  *

ZENIT: Há muitos cenários de guerra em andamento. Por qual motivo você voltou à Síria no mês passado?

Parecia-me um dever e significativo porque a Europa esqueceu há anos que na Síria, na estrada de Damasco, começou a tradição cristã. Esqueceu que os cristãos têm ali uma comunidade muito antiga.

Esqueceu tudo isso para tomar partido daqueles que defendiam supostos ideais de liberdade e democracia.

A Europa alimentou o nascimento de um Islã democrático que, porém, nunca nasceu, e o que vemos diante de nossos olhos é, pelo contrário, um Islã dos horrores que lentamente se desenvolveu dando vida àquele monstro chamado Isis.

ZENIT: Você se reuniu com várias autoridades eclesiásticas na Síria. Qual a percepção que eles têm com relação ao que está acontecendo no Oriente Médio?

É muito parecida com a minha.

Por três anos a Europa não quis entender e nem sequer olhar para o que estava acontecendo na Síria, apesar das autoridades eclesiásticas da Síria repetirem por muito tempo que aqueles mesmos cristãos que durante as primeiras manifestações estavam contra o regime de Assad, perceberam logo que estava brotando um movimento armado no qual confluíam movimentos extremistas e jihadistas de todo o mundo.

Os cristãos tinham então advertido a Europa, explicando que era melhor estar do lado de um regime que teria garantido a convivência entre as várias comunidades, em vez de apoiar estes assassinos.

A ideia dos cristãos sírios é que diante destes alarmes a Europa ficou cega e surda. Somente agora, finalmente, está abrindo os olhos e está se dando conta do que realmente acontece.

ZENIT: Por exemplo, o que acontece na cidade de Qamishli?

Qamishli é a parte mais interessante da minha viagem, também porque é diferente de Kobane (a cidade curda na fronteira turca assediada pelo ISIS, ndr), onde, além da presença dos curdos existem cristãos. Está a 90 Km da fronteira com o Iraque e está localizada na fronteira com a Turquia que, porém, está fechada.

Os cristãos estão, portanto, praticamente sitiados pelo Isis, que semeia o terror em todas as aldeias circunvizinhas, tanto entre os cristãos e os curdos quanto entre os sunitas que não aceitam o seu controle.

Os cristãos, portanto, estão em fuga, nos últimos dois anos do 40 dos 120 mil habitantes, a população cristã foi reduzida à 20 mil. Vemos, portanto, um êxodo contínuo, com ruas constantemente cheias de carros que fogem deste inferno.

Qamishli é um pouco um espelho de toda a Síria, porque também aqui, onde uma vez os cristãos e os curdos se opunham ao regime de Assad, estão, hoje, lutando do lado do regime em vez de aceitar o horror do Isis.

ZENIT: Portanto, também os cristãos foram às armas?

Exatamente. Os cristãos criaram uma milícia de auto-defesa com o eloquente nome Suttoro, que significa justamente, na antiga língua siríaca ‘proteção’.

Eles defendem as pessoas, mas também os lugares sagrados do Cristianismo, são cerca de 400 e têm um centro de treinamento no quartel siríaco de Qamishli.

ZENIT: Em que condições se encontra Aleppo, terceira cidade cristã no mundo árabe depois do Cairo e Beirute?

Em Aleppo, a situação é relativamente melhor hoje, mas é necessário considerar o que aconteceu nesta cidade nos últimos três anos, especialmente no último. Ela foi isolada e trancado em um cerco que apertava cada vez mais, por grupos jihadistas.

Depois, na primavera passada o cerco foi quebrado pelas tropas do governo que conseguiram abrir uma estrada que consentiu novamente as conexões.

O centro histórico de Aleppo permanece, porém, sob cerco: quem se lembra dos tesouros artísticos de Aleppo deve se esquecer porque não existem mais, bem como, quem se lembra os bairros cristãos deve imaginar hoje um monte de ruínas.

Por exemplo, o bairro de Midan, coração comercial da comunidade armênia, é uma região reduzida a escombros por causa das agressões contínuas dos jihadistas. Portanto, também em Aleppo os cristãos vivem a tragédia do êxodo, a comunidade cristã foi reduzida em 40% e o medo é que continue a diminuir.

ZENIT: O que foi que os ataques norte-americanos conseguiram contra o Isis?

O único sucesso foi o alcançado em torno de Kobane, que tem, porém, um valor principalmente simbólico, porque esta cidade, estando já vazia, não tem nenhum peso estratégico.

É só aqui que os mísseis conseguiram parar o assédio jihadista. Por exemplo, em Qamishli – onde Isis cresce – eu não vi nem sequer um bombardeio americano.

ZENIT: Não está clara a atitude de um membro da NATO, como a Turquia, com relação ao ISIS…

A atitude, no mínimo ambígua, da Turquia é uma constante desde o início do conflito. Não nos esqueçamos que os grupos jihadistas – incluindo Isis – encontraram hospitalidade e acolhida no território turco.

É a partir das fronteiras turcas que, como demonstram os documentos que me mostraram militares curdos, grande parte dos combatentes estrangeiros passam para se alistar nas fileiras do Isis. Evidente é o que aconteceu em Kobane, onde o exército turco ficou observando enquanto a cidade era tomada pelo Isis.

Os mesmos jornais turcos, além do mais, relatam casos de hospitais turcos que acolheram e cuidaram de militantes do Isis.

Em suma, a atitude da Turquia vai além da ambiguidade.

ZENIT: Em três anos de conflito você nota que tenha mudado a atitude dos maiores meios de comunicação ocidentais com relação ao que está acontecendo na região?

Por força mudou. Há três anos, os meios de comunicação ocidentais fechavam os olhos, e acreditavam em um conflito onde o único culpado era o regime de Assad, até mesmo confundiram os massacres atuais realizados pelos rebeldes com os assassinatos feitos pelo governo.

A idéia de rebeldes democráticos acabou sendo uma ilusão.

A realidade é de fato outra: uma operação que começou no Egito e criada pela Fraternidade Muçulmana – com o apoio de Países como o Qatar e a Turquia – para derrubar o regime de Assad substituindo-o por outro apoiado pela Fraternidade Muçulmana. De democrático havia muito pouco.

ZENIT: Quais cenários futuro?

Os cenários futuros são extremamente negros porque existem diferentes tonalidades de jihadismo, mas nenhum deles é moderado: vai do jihadismo apoiado pela Arábia Saudita e implementado pelo ISIS a um regime como o da Síria, que, para poder resistir teve que se aliar sempre mais com o Irã assumindo uma posição linha-dura.

O fim da guerra e uma Síria pacífica e inter-confessional é um cenário muito distante.

Fonte: zenit.org

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

4 Comentários

  • Ohhh democracia, quanta democracia, bela democracia. Eis o estado democrático que o ocidente emburrecido e burrificado por uma doutrinação constante do socialismo cultural quer implementar no mundo, tirar do poder supostos ditadores para deixar verdadeiros assassinos subirem e tomarem o poder e o controle. Democracia, bela democracia esta que luta ferozmente contra “formas de preconceito”, mas fecha completamente os olhos, tapa os ouvidos e emudece perante o preconceito contra católicos que chega ao extremo de expulsar de suas casas, sitiá-los, matá-los. Grande democracia que aqui em nossas pradarias cria meios e formas de calar, silenciar, por mordaça nos católicos por meio de leis anti homofobias (coisa pra enganar macaco). Esquecem quem os fez, esquecem quem pavimentou a estrada, esquecem quem fez a casa, preparou a cama e a comida para que o povo americano, latino americano e europeu do século XXI pudesse viver. Democracia, esta democracia é mais uma forma autoritária de governar.

    Resposta
  • O mundo fica cada vez mais distante dos projetos de DEUS.Estamos nos distanciando cada vez mais dos propósitos para os quais fomos criados.Abramos nossos olhos enquanto houver tempo.DEUS nos criou para amarmos uns aos outros,implica em dizer que somos árvores cujos deveriam ser saborosos,no entanto estamos brotando frutos amargos.DEUS nos ama.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?