Os doze emblemas da Santíssima Virgem – parte II

I – O Paraíso Terrestre

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Um dos autores que tratam do assunto(4) reuniu mais de cem aspectos de semelhança de Nossa Senhora com o Paraíso Terrestre, extraídos dos Padres da Igreja.

O Paraíso terrestre (Éden) é o jardim delicioso dado por Deus como morada a Adão e Eva, no momento de sua criação.

O Gênesis assim o descreve: “O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, e pôs ali o homem que tinha formado. E fez germinar do solo todo tipo de árvores –– formosas para se ver, e de frutos doces para se comer –– entre as quais estavam a árvore da vida e a árvore da ciência do bem e do mal. E, para regar o jardim, brotava desse lugar um rio que se dividia em quatro braços: o primeiro se chamava Fison; o segundo, Gion; o terceiro, Tigre; o quarto, Eufrates” (Gen. 2,8).

Se Deus pôs tanto esmero e dispensou tantas riquezas, para a habitação do mero homem, seu filho pela graça, quanto cuidado não deveria pôr, e que riquezas não deveria dispor, para a morada do Homem-Deus, seu Filho por natureza?! Maria Santíssima é chamada “o Paraíso da Encarnação”.(5)

a) Semelhanças do Paraíso Terrestre

Especifiquemos algumas semelhanças do Paraíso Terrestre com a Santíssima Virgem.

1. Flores – O Paraíso Terrestre era adornado por formosíssimas flores, símbolos de virtudes da Virgem Santíssima:

Lírio ––> pureza;

Violeta ––> humildade;

Rosa ––> ardentíssimo amor de Deus e do próximo.

2. Frutos das árvores do Paraíso – De modo semelhante representam os frutos do Espírito Santo, que com abundância se encontram na Santíssima Virgem. Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira árvore da vida, nasceu da Santíssima Virgem, como aquela nasceu da terra, e por Ela foi alimentado e feito crescer.

3. Rio do Paraíso, dividido em quatro braços que o irrigavam – Um “rio de graças” inundou a alma de Nossa Senhora, fazendo brotar flores de virtudes e frutos de boas obras. As graças concedidas por Deus a Nossa Senhora, desde o seu primeiro instante, superarão as graças concedidas a todos os homens juntos, até o final da criação.

II – A arca de Noé

A Virgem Branca de Toletdo
A Virgem Branca de Toletdo

A arca foi ordenada por Deus e construída por Noé (cerca do ano 2348 a.C.) para salvar o gênero humano, no dilúvio. De modo semelhante, Maria Santíssima foi pré-ordenada e criada para ser a co-redentora dos homens.

1. O dilúvio submergiu tudo, homens e animais. Somente a arca do justo Noé salvou-se, e por meio dela o gênero humano. O “dilúvio” universal do pecado original envolveu todos os homens. Apenas Maria Santíssima –– arca mística, que deveria levar o novo Noé –– ficou imune, permanecendo imaculada. E por meio d’Ela salvou-se a “família humana”.

2. Na arca salvaram-se animais de todas as espécies. Por meio de Nossa Senhora, verdadeira Mãe de Misericórdia e refúgio dos pecadores, os pecadores de todas as espécies – simbolizados nos diversos animais – se convertem e se salvam.

3. Houve uma inundação contínua pelas águas, durante quarenta dias, levando a arca de Noé. As águas do dilúvio podem ser comparadas às graças espirituais. Assim, ao longo dos tempos, igualmente existe um contínuo crescendo de graças espirituais, obtidas pelos verdadeiros fiéis por meio dos sacramentos e das boas obras, aumentando cada vez mais a devoção à Santíssima Virgem.

4. Com a inundação, a arca se elevou continuamente da terra. O que corresponde ao contínuo desprendimento de Nossa Senhora em relação às coisas terrenas.

5. A altura vertiginosa que a arca atingiu (quinze côvados sobre o cume das montanhas mais altas) equivale ao ápice de santidade de Maria Santíssima, incomparavelmente superior à dos maiores santos.

6. Fora da arca não houve salvação, senão afogamento. Fora de Nossa Senhora –– que está sempre junto de Nosso Senhor Jesus Cristo, causa de nossa Redenção, e subordinada a Ele –– não há salvação, e sim condenação eterna.

III – A pomba do dilúvio

As águas do dilúvio inundaram a Terra durante 150 dias. Então levantou-se um vento impetuoso e as águas começaram a diminuir, de maneira que no primeiro dia do décimo mês apareceu o cume das montanhas. Quarenta dias depois, Noé abriu a janela e enviou um corvo. Mas este não voltou.

Enviou uma pomba, para saber se a terra já estava seca. Mas esta, não encontrando onde pousar, voltou à arca. Sete dias depois, Noé enviou novamente a pomba e esta regressou à tarde, trazendo no bico um ramo de oliveira. Noé compreendeu que as águas haviam baixado, e assim podia sair com toda sua família.

Em Maria Santíssima encontram-se admiravelmente todas as características da pomba: candura da pureza, ternura da voz, afeição à soledade, doçura do olhar — manifestando fidelidade, modéstia e sacrifício; seus pés nunca pousam sobre imundície. Pelo que, saída do ninho, se não tem onde pousar, volta a ele; harmoniosa nas formas, sempre se apresenta com uma indefinível e atraente beleza.

1. Candura da pureza – Em Nossa Senhora, essa candura está elevada ao grau máximo. Imune da culpa original, n’Ela não houve tampouco a mínima mancha da culpa atual ou de imperfeição. Seus pés — como os da pomba — não pousaram nunca sobre as “imundícies da terra” (impureza, falsidade, ganância, orgulho).

Nossa Senhora é a Sede da Sabedoria: nenhuma mancha pôde insinuar-se n’Ela, porque a Virgem Santíssima é irradiação límpida da glória do Todo-Poderoso; é uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus e uma imagem da sua bondade; Ela é que forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque o Criador somente ama a quem vive com a sabedoria.

Ela é, com efeito, mais bela que o sol e ultrapassa o conjunto dos astros; se a compararmos com a luz do dia, Ela é superior, porque à luz sucede a noite, mas contra Ela o mal não prevalece (Sab. 7, 25-30).(6)

2. Doçura de voz – A “voz” da pomba é um gemido, como uma lamentação. A voz de Nossa Senhora, quando fala a seu Divino Filho sobre os pecadores, é uma manifestação de compaixão materna pelas nossas misérias, efeito da frágil humanidade. Exemplo da doçura de sua voz se encontra nas bodas de Caná.

3. Atração para a soledade – A Virgem Santíssima viveu sempre oculta. Aos três anos de idade se recolheu ao Templo, e lá permaneceu até quando saiu para desposar São José. Em todos os seus atos teve sempre o espírito de recolhimento, de modo a fazer de seu coração um templo perene de Deus.

4. Doçura do olhar – Seus olhos foram cheios de simplicidade e modéstia. Nela transpareceu sempre um vivo reflexo da doçura da felicidade celeste.

5. Harmonia nos traços fisionômicos – Nossa Senhora possui uma harmonia de traços fisionômicos e morais que atrai, fascina e arrebata – conforme o caso, amedronta! – aqueles que A contemplam.

6. Ramo de oliveira – A pomba regressou com um ramo de oliveira indicando que as águas haviam baixado. Maria Santíssima foi, para o mundo submerso no pecado, o “ramo de oliveira”, símbolo do fim do dilúvio espiritual e da aproximação da reconciliação do Céu com a Terra. Ou seja, de Deus com os homens.

Fonte: Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • Para que aumente a minha fé em Nossa Senhora e no Coração de Jesus,e afastar maus pensamentos,dedico o meu trabalho voluntário e minha consagração a Nossa Senhora pelo o agravo ao Coração de Maria e Jesus, pela a saúde fisica e espiritual minha e de minha familia. Pelos os abandonados, pelos os povos dos paise comunistas onde não podem professar seu amor a Jesus e Maria, pelos usuários quimicos, pela a saúde fisica e espiritual de meu irmão de Marcos Francis, Ana Olivia meus filhos e Jordânia minha neta. elo o Brasile pelo o Planeta Terra nossa casa terestre. Amém

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.