Os Anjos e os homens – conheça mais sobre a nossa relação com os Anjos!

(…) Mais de uma vez, embora menos frequentemente do que se pode imaginar, São Miguel, chefe das Milícias Celestes, ajuda guerreiros cristãos a triunfar no campo de batalha.

Aliás, São Miguel tem, na Europa Ocidental, dois grandes santuários onde os reis e os povos iam em peregrinação, da mesma forma que ao túmulo dos Apóstolos.

O Monte Gárgano, no sul da Itália, e o Monte São Miguel, nas costas da Normandia, foram, desde a Alta Idade Média, verdadeiros santuários angélicos. Acreditava-se que o Príncipe celeste distribuía, nesses sítios, seus favores e aí recebia o peregrino com toda nobre graciosidade de um
poderoso senhor.

Se examinarmos as outras angelofanias, século por século, somos tomados por grande admiração pela sua sobriedade e seu caráter humano muito acentuados.

Jamais, salvo raras exceções, encontraremos no decurso da História aspecto aterrorizante nas manifestações dos anjos, da mesma forma que não vemos os anjos tomarem, ostensivamente, parte nas lutas do povo cristão.

Mesmo as cruzadas, que teriam sido propícia ocasião para uma brilhante intervenção do Exército Celeste, são notavelmente mudas a respeito de feitos tão gloriosos.

De tempos em tempos, um grupo perdido de cruzados, sedentos e desencorajados, é tirado de um deserto sem saída por um misterioso estrangeiro, que desaparece, uma vez passado o perigo.

No conjunto, contudo, o mistério dos anjos, tal como descrito na história da Igreja, assume caráter bem mais privado, íntimo mesmo.

Os anjos vêm consolar os mártires nas prisões e curam suas feridas como bons samaritanos. Cuidam dos corpos dos heróis cristãos, expostos pelos carrascos a vergonhoso abandono.

São os anjos que alimentam os eremitas e indicam aos primeiros legisladores monásticos o que é sábio e o que é excesso de ascetismo cristão. São os anjos que ajudam o solitário a triunfar sobre a solidão habitada pelo demônio.

São eles ainda que previnem da morte próxima alguns servidores de Deus, retirados do mundo. São os anjos, enfim, que transportam para o Céu a alma de alguns santos.

Desde os primórdios da história eclesiástica, vemos os anjos intimamente associados ao Mistério Eucarístico. Assistem eles de forma visível ao Santo Sacrifício da Missa. Levam o Sacramento do Corpo do Senhor a cristãos solitários que, sem isso, teriam ficado privados desse alimento celeste.

E, coisa ainda mais admirável, no coração mesmo do católico, em uma comunidade religiosa, vê-se um Anjo levar a Santa Comunhão a uma alma privilegiada como marca e especial favor. Santo Isidoro, o lavrador, é ajudado em seu humilde trabalho por anjos que se tornam seus companheiros de labor.

É um anjo igualmente, que cinge os rins de São Tomás de Aquino com o misterioso sinto da perfeita castidade, fato absolutamente à parte na vida de grande doutor, porque não foi vista nenhuma inteligência celeste soprar-lhe nos ouvidos os segredos da teologia católica: o mistério angélico, é, para ele, de natureza muito mais íntima e pessoal.

Santa Francisca Romana é favorecida pela constante visão de um anjo, cujas atenções pela sua protegida são extremamente delicadas, tano no espiritual como no temporal.

Santa Teresa viu os anjos conduzirem, como em triunfo, o corpo virginal de uma de suas religiosas falecidas, e Santo Estanislau Kotska, preso na casa de um herege em Viena, recebe o Santo Viático da Mão de um anjo.

É um anjo ainda quem leva ao enfermeiro de São Felipe Neri o pedaço de açúcar, permitindo dar ao santo o remédio de que tanto necessitava.

Muito frequentemente, em mais de uma abadia medieval,foram ouvidos anjos alternando com os monges na salmodia divina, quando estes necessitavam de encorajamento, durante a penosa vigília de uma fria noite de inverno.

Tais são as angelofanias características encontradas na história da Igreja. Há aí, em todos os tempos, uma doce uniformidade.

Não é, pois, admissível dizer-se que os anjos atravessam, entreabrindo o véu do mistério e se manifestam, não para assustar os cristãos e dominá-los, mas para sorrir-lhes com o sorriso de amor e da compaixão?

*   *   *

Fonte:  “Os Anjos” – Dom Vonier, abade de Buckfast.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

5 Comentários

  • Devemos rezar para que nosso Anjo da Guarda permaneça entre nós sempre nos protegendo do mal que é acometido ao ser humano por satanás.

    Resposta
  • Bom dia. Agradeço a Deus Pai por conceder a cada um de nós um Anjo da Guarda!
    Todos os dias rezo com muito fervor a oração do Anjo da Guarda,ao deitar e me levantar e durante o dia pois sei que mal algum possa me acontecer!!!E peço pela minha familia também!

    Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador,
    Se a Ti me confiou a piedade divina sempre,
    me rege,guarda,governa e elimina. Amém!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?