Os 12 Emblemas de Nossa Senhora – Parte 6 (Final)

Nossa Senhora das Graças 6

.

XII – O trono de Salomão (ou jardim fechado)

.

Fez mais o rei Salomão um grande trono de marfim, e guarneceu-o de ouro muito amarelo, o qual tinha seis degraus; e o alto do trono era redondo pelo espaldar; e dois braços, um de um lado e outro de outro, sustinham o assento; e havia dois leões junto de cada braço.

.

E doze leõezinhos postos sobre os seis degraus, de uma parte e de outra; não se fez obra semelhante em nenhum outro reino do mundo”

.

A Santíssima Virgem foi o trono vivo, temporal, quando o Verbo desceu do trono eterno; foi também quando, ao nascer, o Menino Jesus repousou nos braços d’Ela; foi nesse trono que Nossa Senhora O apresentou para adoração a São José, aos Reis Magos, aos pastores e aos animais que O foram ver; foi ainda depois da crucifixão, ao ser preparado para o sepulcro.

.

1. O trono de Salomão era de marfim. Ou seja, de substância óssea, alva, consistente e preciosa. Nossa Senhora foi o que a Terra teve de mais precioso, puro e consistente.

.

2. O marfim do trono era recoberto de uma camada de ouro finíssimo. Nossa Senhora possuía uma ardentíssima caridade para com Deus, simbolizada pelo ouro, para com o próximo, representada pelo marfim.

.

3. Os degraus do trono estavam circundados por doze leõezinhos, simbolizando a fortaleza e a proteção. Maria Santíssima era circundada por uma proteção divina inteiramente particular. Segundo abalizados autores, Ela dispunha constantemente de mil anjos, de todos os coros angélicos.

.

O jardim fechado

.

Após o pecado, Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso, o jardim de delícias. E diante dele colocou um anjo brandindo uma espada de fogo.

.

Maria Santíssima, a antítese de Eva, é também poeticamente chamada de “Jardim fechado”. De fato, em seu seio, por obra do Espírito Santo, germinou a semente divina. E o anúncio desse milagre, de sua maternidade virginal, foi-lhe dado por um anjo.

Agora é um anjo que, como mensageiro do Altíssimo, se curva diante da mulher bendita entre todas, da predestinada a ser Mãe do Salvador. Abre-se o mais belo dos “jardins fechados” e um novo Paraíso desponta para a humanidade.

.

Ricardo de São Lourenço comenta (no De laud. B.V.): “Jardim onde a serpente sedutora não pode se introduzir, como outrora no paraíso terrestre”. E São Jerônimo observa (na Epist. ad Paul.): “Jardim tão cuidadosamente fechado, que jamais receará ser profanado”.

.

O penúltimo versículo do livro Cântico dos Cânticos, do Antigo Testamento, termina com a seguinte exclamação, muito cheia de significado: “Faze-me ouvir a tua voz” (Fac me audire vocem tuam).

.

Maria Santíssima, nossa advogada e nossa mãe

.

Nossa Senhora conhece individualmente cada um de nós. De maneira tal que, na multidão de pessoas ao longo dos séculos, Ela acompanha solícita cada uma em particular.

.

Foi por causa do pedido d’Ela que cada um de nós pôde ser batizado, conhecer a Igreja Católica, receber os sacramentos, obter a devoção a Ela e ser fiel em meio a essa tormenta pela qual a Igreja Católica passa de modo dramático em nossos dias. Pelo favor d’Ela, se o desejarmos de fato, alcançaremos o Céu.

.

Esta é uma importante missão da Virgem Santíssima como nossa mãe e nossa advogada. Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela é também mãe de todos aqueles que nasceram para a graça de seu Divino Filho.

É igualmente enquanto advogada que Ela se tornou mãe inclusive dos pecadores. É sabido que a mãe não tem o papel de julgar, ela é naturalmente advogada do filho.

.

E por mais miserável que este seja, mais imundo, mais asqueroso, a mãe o perdoa e pede a Deus que o indulte também. A mãe será solidária com o filho até quando o pai o abomine completamente.

.

A Sagrada Escritura afirma: “A bênção de um pai constrói uma casa, e a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces!” (Ecl. 3, 11). Ou seja, quando um homem chega a ser amaldiçoado por sua mãe, acabou-se! Mas Nossa Senhora é a Mãe supremamente boa.

.

Perante as chagas de Nosso Senhor, ocasionadas em parte pelos pecados de cada um de nós, Ela intercedeu junto a Deus por nós.

.

E assim cada um de nós foi perdoado. Por meio de Nossa Senhora, Deus veio a nós no nascimento; foi por meio d’Ela que Deus veio a nós por ocasião da Paixão, no momento da Redenção!

.

Isso explica que, após a morte de Nosso Senhor, sua Mãe Santíssima tenha continuado a ser a grande intermediária entre Deus e os homens. São Pedro cometeu um pecado horroroso, quando abandonou Nosso Senhor no Horto das Oliveiras.

.

Depois O negou três vezes!… O galo cantou, Nosso Senhor olhou-o, ele começou a chorar e fugiu. Dizem alguns estudiosos que ele foi então procurar Nossa Senhora. Ela apiedou-se do chefe do Colégio Apostólico e obteve-lhe o perdão.

.

Ele não se desesperou, e se salvou. A tal ponto chega a misericórdia d’Ela, que teólogos afirmam que até Judas –– o mercador péssimo, o traidor por antonomásia ––, caso se tivesse refugiado junto a Nossa Senhora, Ela o teria recebido com toda a bondade, e obtido o perdão para seu pecado imenso.

.

Mas ele recusou todas as graças e se enforcou, precipitando-se assim no Inferno: “Ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!” (Mt 26, 24).

.

Aqueles que se voltam para a Virgem Santíssima recebem tudo. Quem não procede assim, arrisca-se seriamente a não receber nada. Nossa Senhora é a “Porta do Céu”, pela qual as pessoas conseguem as graças. Através d’Ela nossas orações chegam a Deus.

.

Quanto mais estivermos unidos a Ela, mais facilidade teremos para praticar a virtude e nos tornarmos agradáveis a Deus.

.

Segundo São Luís Grignion de Montfort, magníficas transformações operam-se nas pessoas que praticam a verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

.

Adquirem capacidade de compreensão das coisas sobrenaturais, força extraordinária de vontade para lutar, potência de ação e fé valorosa, tornando-se capazes de derrotar a grande apostasia dos inimigos de Deus.

.

Quando Nossa Senhora profetizou em Fátima os castigos para a humanidade –– revelando até que várias nações irão desaparecer ––, anunciou ao mesmo tempo seu triunfo final.

.

Peçamos-lhe que, em relação a cada um de nós, conceda a graça que obteve para São Pedro, vencendo nossas dificuldades e aniquilando nossas maldades. Enfim, que o coração d’Ela triunfe em nós, e que se realize logo sua promessa em relação ao mundo contemporâneo!

.

Fonte: Os doze emblemas da Santíssima Virgem por Marcos Aurélio Vieira extraído da Revista Catolicismo

.


Missa de Nossa Senhora do Carmo!

A Missa vai ser celebrada nesta sábado, 09/11, e você pode colocar seus pedidos.

Clique aqui para incluir suas intenções. 

Aproveite para deixar o nome de familiares e amigos para esta celebração.


Boletim Devotos de Fátima

Seja o primeiro a receber conteúdos, orações, notícias, TUDO sobre Nossa Senhora de Fátima!

Clique aqui ou na imagem abaixo:

ADF - Botão Feedburner


Medalha Milagrosa - Post CTA
.
Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Camila
    6, novembro, 2019 em 12:47 | #1

    Bom dia Sra Egenivaldo,
    Salve Maria, Mãe de Misericórdia!

    Para solicitar artigos religiosos, ligue na Central de Atendimento no 0800 608 2128 e fale com uma de nossas colaboradoras. A ligação não tem custos!

    Atenciosamente,
    Associação Devotos de Fátima

  2. EGENIVALDO SILVA COUTINHO
    4, novembro, 2019 em 14:32 | #2

    GOSTARIA DE AGRADECER A DEUS E A NOSSA MÃE MARIA SANTISIMA.
    QUE VOCES ME ENVIASSE UM LIVRO DE ORAÇÃO DO ROSARIO DE FATIMA

  3. EGENIVALDO SILVA COUTINHO
    4, novembro, 2019 em 14:29 | #3

    GOSTARIA DE AGRADECER A DEUS E NOSSA MAE MARIA SANTISSIMA PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS E MESMO A QUE AINDA NÃO FORAM.
    PEDIR PARA VOCES ME ENVIA UM LIVRO PARA FAZER O ROZARIO DE FATIMA QUE EU TENHO UM MIÁIS EST ESTRAGADO

  1. Nenhum trackback ainda.

 

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Você já recebeu uma graça de Nossa Senhora de Lourdes? Deixe aqui seu testemunho e inspire outras pessoas Leia Mais +
  • Oração a Nossa Senhora do Rosário de Fátima Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade