Oração a Nossa Senhora com comentários do professor Plínio Corrêa de Oliveira

Oração a Nossa Senhora, composta por São Bernardo de Claraval:

“Ó doce Virgem Maria, minha augusta soberana, minha amável Senhora, minha Mãe amorosíssima, ó doce Virgem, eu coloquei em Vós toda minha esperança e eu não serei confundido.

Doce Virgem Maria, eu creio tão firmemente que do alto do Céu Vós velais dia e noite sobre mim e sobre aqueles que esperam em Vós; eu estou tão intimamente convencido de que jamais pode faltar nada quanto se espera tudo de Vós, que resolvi viver daqui para o futuro sem nenhuma apreensão, e me descarregar inteiramente sobre Vós em todas as minhas iniqüidades.

Doce Virgem Maria Vós me estabelecestes na mais inabalável confiança.

Ó, mil vezes obrigado por uma graça tão preciosa. Eu ficarei daqui por diante em paz sob vosso coração tão puro.

Eu não pensaNossa Senhora de Fátimarei mais senão em Vos amar, em Vos obedecer, enquanto Vós gerireis, Vós mesma, minha boa Mãe, os meus mais caros interesses.

Ó doce Virgem Maria, que entre os filhos dos homens, uns esperem sua felicidade de sua riqueza, outros a procurem em seus talentos; que outros se apoiem sobre a inocência de sua vida ou sobre o rigor de sua penitência, ou sobre o fervor de suas orações, ou sobre o grande número de suas boas obras.

Por mim, ó Mãe, eu esperarei só em Vós, só em Vós depois de Deus. E todo o fundamento de minha esperança será minha confiança mesmo em vossa bondade materna.

Doce Virgem Maria, os maus poderão me roubar a reputação e o pouco de bem que possuo. As doenças poderão me tirar as forças e a faculdade exterior de vos servir. Eu poderei mesmo, infelizmente, minha terna Mãe, perder vossas boas graças pelo pecado.

Mas minha amorosa confiança em vossas maternais bondades, esta jamais eu perderei. Eu a conservarei, essa confiança inabalável até o meu último suspiro. Todos os esforços do inferno não ma roubarão.

Eu morrerei repetindo mil vezes vosso nome bendito e fazendo repousar sobre vosso Imaculado Coração toda a minha esperança.

E porque estou eu tão firmemente seguro de esperar sempre em Vós, senão é porque Vós me ensinastes, Vós mesma, ó doce Virgem, que Vós sois toda misericórdia e que não sois senão misericórdia?

Eu estou, portanto, seguro, ó boa e amorosa Mãe, eu estou seguro de que Vos invocarei sempre e estou seguro de que Vós me consolareis.

Eu vos agradecerei sempre porque Vós sempre me aliviareis. Eu Vos servirei sempre porque Vós sempre me ajudareis.

Eu vou amarei sempre porque Vós sempre me amareis. Eu obterei tudo de Vós porque vosso amor, sempre generoso, irá além de minha esperança.

Sim, é de Vós só, ó doce Virgem que, apesar de minhas faltas, eu espero e espero o único bem que desejo, o meu Jesus, no tempo e na eternidade.

É de Vós só, porque Vós é que meu Divino Salvador escolheu para me dispensar todos os favores, para me conduzir seguramente até Ele.

Sim, é de Vós Mãe, que depois de ter aprendido a participar das humilhações e sofrimentos de vosso Divino Filho, me introduzireis na glória e nas delícias, para O louvar e bendizer, junto a Vós e conVosco, nos séculos dos séculos. Assim seja.

Eis a minha maior confiança e toda a razão da minha esperança. “Ecce mea maxima fiducia et tota ratio spei mei”

Comentário do professor Plinio Corrêa de Oliveira em 3 de janeiro de 1967

É uma oração verdadeiramente maravilhosa. Apresenta um misto de humildade e de arrojo, de ternura e de varonilidade, difícil de se encontrar reunidas. De um

Professor Plinio Corrêa de Oliveira
Professor Plinio Corrêa de Oliveira

lado, a ternura para com Nossa Senhora chega ao último limite a que pode chegar. Mas, de outro lado, no modo de expressá-la, nada há de efeminado e de indigno de um varão. Tem a suavidade própria a uma pomba, mas também um vôo de águia! Vai até ao Coração Imaculado de Maria, com um desembaraço e uma intimidade, que verdadeiramente espanta.

São Bernardo mostra no que consiste essa virtude da confiança e dá as razões dela. Consiste fundamentalmente em saber que Nossa Senhora é toda ternura e nEla não há senão ternura. Quer dizer, não há severidade, não há juízo, não há justiça. E como essa é a disposição dEla em relação a todos, é lógico, é forçoso, é inevitável, que cada pessoa – que saiba que isso é assim – tenha nEla uma confiança sem limites.

Confiança no quê? Em primeiro lugar, quanto à vida eterna. Em segundo lugar, quanto à vida terrena. É uma confiança que abrange portanto também os interesses terrenos verdadeiramente ditos.

É uma oração que qualquer fiel pode fazer. E se entende que cada um, naquilo que seus interesses terrenos têm de legítimo, deve confiar em Nossa Senhora. Pedir a Nossa Senhora que Ela tome conta e faça por nós aquilo que não somos capazes de fazer. A Providência tem desígnios insondáveis. Pode, portanto, querer nos sujeitar, de um momento para o outro, a um sofrimento que não prevíamos. Ademais, a Providência, quer, genericamente, daqueles a quem Ela ama, que passem por muitos sofrimentos. Portanto, nesta vida, temos de sofrer.

Sem embargo disso, há interesses terrenos que, por um movimento interno da graça, ou por um certo senso das proporções, nós percebemos que, muito provavelmente, a Providência não quer que se percam. Estes interesses nós devemos entregar à Nossa Senhora. Ela velará por eles, Ela os protegerá, de tal maneira que nós não temos de estar com ansiedade, não temos de estar com torcidas, não temos de estar com sofreguidão e falta de distância psíquica. Na pior das nossas preocupações, devemos nos lembrar que quando a tormenta tenha chegado até o auge, é hora de preparar o incenso e todo o necessário para cantar o Magnificat, porque aí Nossa Senhora intervirá e nos salvará. Não devemos nos colocar num ponto de vista, péssimo, assim: “Eu, por mim, resolvo os assuntos comuns com minhas forças e minha capacidade. Nossa Senhora resolva o extraordinário”. Isso é péssimo. Porque Nossa Senhora, como Medianeira onipotente junto a Deus, nós precisamos do auxílio dEla para as coisas grandes como para as coisas corriqueiras.

Ainda que a pessoa tenha a dor enorme de ter ofendido gravemente a Nossa Senhora, é preciso continuar a confiar nEla. Porque se a gente desconfiar dEla, então, está tudo perdido. A porta do Céu é Ela. E se nós, pela nossa falta de confiança, fecharmos a porta do Céu, nós mesmos nos condenamos. Pelo contrário, se continuarmos a confiar nEla, Ela pelo menos receberá de nós essa forma de glória, que é a do pecador que confia nEla. O pecado é um atentado à glória de Nossa Senhora. Mas o pecador que continua a confiar nEla dá-lhe uma forma de glória que nenhum justo pode dar, e que é exatamente a glória da confiança daquele que ofendeu. Então devemos esperar porque o pior do pecado é o fato de que a pessoa, depois disto, perder a confiança em Deus. Aí é que vem o pior pecado. Para quem confia, o caminho ainda está aberto. Mesmo para o pecado do tíbio – a quem Nosso Senhor diz: “Eu te vomitarei da minha boca” – ainda continua a haver confiança.

A oração de São Bernardo diz essa coisa admirável: que quando chegar a hora da morte, ele espera que a confiança dele seja tal que ele morra com o coração recostado sobre o Imaculado Coração de Maria. É expressão naturalmente simbólica, mas que tem um valor enorme. Dá uma esperança muito grande de que Nossa Senhora, na hora da morte, nos ajude nesse transe. Ainda que nossa morte deva ser muito árida, ainda nesse caso será para nossa alma passar o menor tempo possível no Purgatório e ir para o mais alto possível do Céu.

Este é o pensamento admirável contido nessa oração de São Bernardo. Ela é carregada de sentido e admirável sob todos os pontos de vista.



Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

15 Comentários

  • minha nossa senhora peço saúde ao meu pai francisco alves clementino que esta na uti com pancriatite ti peço mãe que de a cura e saúde a ele, senhora minha mãe abençoe meu pai……….. amém.

    Resposta
  • querida mãe quero lhe pedir para que eu e minha familia chegue em segurança em sjc ,peço saúde e proteçao familiar ,que meu esposo consiga a transferencia de volta pra sjc ,perdaõ por todos os meus pecados ,cura e liberta de todos os males , proteçaõ familiar ,livrai,me de todos os males ,que eu e meu esposo consiga quitar todas as nossas dividas e andar de cabeça esguida com todos ,peço também para que meu esposo consiga fazer a reforma de nossa casa e possamos ser muito feliz la na nossa casa e cidade amém

    Resposta
  • por que N,Senhora deixou nascerem pessoas gays,sabendo q esta cruz mata a fé no amor de Deus nos corações das vítimas desta desgraça?

    Resposta
  • QUERIDA MÃE HOJE ME ENCONTRO MUITO TRISTE E MAGOADA ,FIZ MEU CURSO PARA 1 EUCARISTIA ,MAIS DOIS DIAS ANTES DE RECEBER A PRIMEIRA EUCARISTIA FUI PRIVADA DESSA GRAÇA POR UM DIACONO ,POIS MORO JUNTO A QUASE 19 ANOS ,FIQUEI MUITO TRISTE E MAGOADA ,POIS DESDO COMEÇO ELE SABIA QUE EU NAÕ ERA CASADA ,JA ACENDI VARIAS VELAS E ATE FIZ MUITAS NOVENAS PARA ALCANÇAR ESSA GRAÇA DO MATRIMÔNIO ,MAIS ACHO QUE AINDA NAÕ CHEGOU A HORA ,DEUS TEM SUA HORA ,SEMPRE FOI UM SONHO DESDE QUANDO EU ERA MENINA ,MAIS AINDA NAÕ CONSIGUI ,PEÇO PERDAÕ POR ME SENTIR ASSIM ,CHOREI MUITO E ATE SENTI VONTADE DE NUNCA MAIS VOLTAR PARA A IGREJA CATÓLICA ,POIS PASSEI QUASE 15 ANOS LONGE DELA ,TUDO QUE DESEJO É A CURA E LIBERTAÇAÕ FAMILIAR ,PEÇO PELA SAÚDE DE MEU MARIDO E FILHOS ,E PEÇO PARA QUE DEUS ME DE FORÇA PARA ME LEVANTAR E SEGUIR EMFRENTE ,POR FAVOR PEÇO TAMBÉM PEÇO QUE A IGREJA CATÓLICA NAÕ PRIVE AS PESSOAS DE SE REDIMIREM E BUSCAREM DEUS , PEÇO PERDAÕ POR TODOS OS MEUS PECADOS E PEÇO TAMBÉM FORÇA PARA SEGUIR OS CAMINHOS DE DEUS ,SENHOR PROTEGEI MINHA FAMILIA E AFASTAI-NOS DE TODOS OS NOSSOS ANIMIGOS ,ESMAGAI A CABEÇA DOS MEUS INIMIGOS AMÉM

    Resposta
  • Elda Cristina Carneiro da Silva :

    Elda Cristina Carneiro da Silva :

    Quero registrar a graça que recebi semana passada com a publicação do meu exercício provisório em Curitiba. Finalmente estarei perto do meu marido. Havia acendido uma vela no oratório no sábado, estava meio complicada a publicação, mas deu tudo certo. Na quarta-feira recebi a notícia . Obrigada, mãezinha. A medalha não sai do meu pescoço, com fé!

    Resposta
  • Elda Cristina Carneiro da Silva :

    Quero registrar a graça que recebi semana passada com a publicação do meu exercício provisório em Curitiba. Finalmente estarei perto do meu marido. Havia acendido uma vela no oratório no sábado, estava meio complicada a publicação, mas deu tudo certo. Na quarta-feira recebi a notícia da publicação. Obrigada, mãezinha. A medalha não sai do meu pescoço, com fé!

    Resposta
  • Quero registrar a graça que recebi semana passada com a publicação do meu exercício provisório em Curitiba. Finalmente estarei perto do meu marido. Havia acendido uma vela no oratório no sábado, estava meio complicada a publicação, mas deu tudo certo. Na quarta-feira recebi a notícia da publicação. Obrigada, mãezinha. A medalha não sai do meu pescoço, com fé!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?