O Rosário – a oração que não pode faltar no lar católico

O Santo Rosário é certamente uma das práticas de piedade com que mais louvor se presta à Santíssima Virgem, reunindo as principais orações da Igreja.

misterio-do-rosarioConheça cada uma das orações que o compõem e os ensinamentos sobre como se deve rezá-lo.

Orações do Rosário


O Sinal da Cruz

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O Credo

Creio em Deus, Pai- todo-poderoso, criador do Céu e da terra. E em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja vosso nome. Venha a nós o vosso reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos degredados filhos de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa: esses vossos olhos misericordiosos, a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, Ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Depois de cada dezena pode-se recitar a seguinte oração, como indicou a Santíssima Virgem Maria em Fátima:

“Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia”.

A maneira correta de se rezar o Rosário

Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.

2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.

3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.

4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.

5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.

6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.

7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.

8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.

9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

___________________

[Extraído de Agência Católica de Informações]

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. 6, junho, 2016 em 10:14 | #1

    senhor, peço oração para minha filha que está com o coração muito aflito, cheio de dor. Que todos nesse momento ore por ela e peça ajuda a nossa mae, Maria que passe a frente e tira as pedras do caminho dela, que abre as janelas, que guie em seus caminhos. e que ilumine o coração do Vitor.

  2. 2, junho, 2012 em 23:09 | #2

    passa a minha frente minha maezinha e que como a senhora disse confia no meu filho senhor eu confio mais aumentai a minha fé…

  3. MARLENE DE JESUS CARVALHO
    21, janeiro, 2010 em 21:48 | #3

    COM SEIS ANOS DE IDADE RECEBI MEU PRIMEIRO MILAGRE, FOI QUANDO MEU AVÔ QUE TERIA SUA PERNA AMPUTADA, SEGUROU EM MINHAS MÃOS E DISSE: -FILHA TU QUE AINDA ÉS UM ANJO, PEDE A NOSSA SENHORA QUE NÃO DEIXE O AVO CORTAR A PERNA. VOLTEI PARA CASA E NÃO CONTEI A NINGUÉ, ACENDI UM VELA NA CASA DE UMA AMIGA, COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, NESTA SEMANA MEU IRMÃO QUE ESTAVA COM NEFLITE UMA DOENÇA QUE ESTAVA MATANDO MUITOS JOVENS NA EPÓCA , SE RECUPEROU E AO IRMOS VISITAR MEU AVÔ ELE ESTAVA DE ALTA, FALECEU DEZ ANOS MAIS TARDE SEM NUNCA TER AMPUTADO A PERNA, NÃO ME LEMBRO DO MEU AVO REZANDO OU FREQUENTANDO MISSAS, MAS FOI ELE QUEM ME MOSTROU O CAMINHO , A INTERCESSAÕ DE MAEZINHA DO CÉU, MINHA AVÓ SEMPRE RECORRIA A NOSSA SENHORA EM SUAS AFLIÇÕES, MINHA MAE ESTÁ COM 82 ANOS E É DEVÓTISSIMA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA, ELA TEM UMA ERNIA DE HIATO, QUE TIROU SEU ESTOMAGO DO LUGAR, E CORRE O RISCO DESTE ESTOMAGO VIRAR, ASSIM DIZEM SEUS EXAMES CLINICOS, SÓ QUE ELA REZA TRES TERÇOS TODAS AS MANHÃS, UM AMO MEIO DIA E OUTRO AS SEIS DA TARDE, E NOSSA SENHORA TEM INTERCEDIDO POR ELA, ELA ESTA CADA DIA MAIS BONITA, ALEGRE, CHEIA DE VIDA, INCLUSIVE FOI COMIGO EM UMA ROMARIA, PARA O SANTUARIO DO PAI ETERNO, FORAM DEZESSEIS HORAS DE VIAGEM NA IDA E DOZE NA VOLTA, NADA SENTIU, NEM AO MENOS SUAS PERNAS INCHARAM, COMO A DE QUASE TODOS QUE ESTAVAM NA EXCURSÃO, BEM MAIS JOVENS, O POVO FICOU IMPRESSIONADO, ELA SEMPRE SE APEGA A NOSSA SENHORA DE FATIMA NOS MOMENT0S DE DESESPERO, EU TAMBEM AMO NOSSA SENHORA, REZO O TERÇO TODOS OS DIAS. AMO TODAS AS APARIÇÕES DA MÃE DE DEUS, NOSSA SENHORA DE FATIMA, NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS, NOSSA SENHORA APARECIDA , TODAS AS APARIÇÕES EU COMTEMPLO, E SEI QUE NOSSA SENHORA TEM UM CARINHO TODO ESPECIAL POR MIM. OS MILAGRES E AS CONVERSÕES QUE TENHO PRESENCIADO NOS TERÇOS QUE VAMOS REZAR NAS RESIDENCIAS, TEM ME PROVADO O AMOR DE NOSSA SENHORA POR MIM.

  4. MariadasGraçasdaSilva
    30, novembro, 2009 em 11:50 | #4

    Nossa Senhora de Fátima é minha mãe e madrinha.
    Sou muito devota a Ela, e repasso essa devoção aos meus familiares, amigos e doentes internados no hospital, o qual faço parte de Pastoral da Saúde.
    Tenho recebido muitas bençãos e graças de Nossa Senhora.
    Desde muito pequena, aprendi a rezar o santo rosário, ele é e será indispensável enquanto vida tiver. Rezo todos os dias.

  1. Nenhum trackback ainda.

 

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • O Paraíso contém mais segredos do que você possa imaginar Leia Mais +
  • 5 Pontos fáceis para você aprender de vez o que é o Purgatório. Confira. Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: (11) 4368-2253

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - Sáo Paulo/SP

Política de Privacidade