O milagre de Nossa Senhora de Nazaré e o retorno da imagem fugitiva

A origem da devoção a Nossa Senhora de Nazaré se prende a um fato ocorrido por volta do ano de 1150 em Portugal.

“Estando um jovem e vistoso cavalheiro português Dom Fuas Roupinho à caça de um veado entre intensa neblina vê-se subitamente no alto de um rochedo à beira-mar, e se seu cavalo não houvesse estancado, ter-se-ia precipitado ao mar.

“Cheio de terror e considerando o perigo, agradeceu ao Senhor de toda alma a sua salvação. Mas o perigo não passara de todo, pois o cavalo não podia avançar nem recuar sem precipitar-se no abismo.

“Procurando uma saída, nota o cavaleiro uma imagem de Nossa Senhora numa caverna do rochedo. E cheio de fé, lança-se aos seus pés implorando socorro.

“Ao tomar a imagem nas mãos nota um pequeno pergaminho preso a ela que narra ter sido venerada essa imagem já em Nazaré, há muito tempo – portanto em Nazaré da Palestina.

“Com a perseguição do Imperador de Constantinopla ao culto das imagens, foi ela trazida à Espanha por um monge, e ali fora muito venerada até que no século VII, com a invasão dos mouros foi ali escondida pelos fiéis, para não ser profanada.

“Cheio de fé e confiança na Virgem, monta novamente o intrépido cavaleiro a sua montaria, esporeando-a violentamente, consegue fazê-la dar um grande salto que atinge um ponto do qual lhe foi fácil descer.

“Cheio de gratidão à Virgem, mandou construir no local uma pequena capela, sendo depois substituída por magnífico templo”.

 

Portugal – Local do milagre

Trata-se de um fato cheio de evocações graciosas. Um dos heróis de independência de Portugal, um cavalheiro católico, D. Fuas Roupinho, está caçando um veado no meio de névoa e de repente chega à beira-mar montando em seu cavalo.

O mar que ruge, as neblinas, e o cavalheiro meio atordoado, de repente fica face ao abismo e não sabe como voltar, mas reza a Nossa Senhora e vem esta graça.

A caverna também tem seu encanto. Imaginem uma caverna à beira-mar onde há uma imagem abandonada, quiçá para ser protegida contra a sanha dos sarracenos, depois de já ter sido refugiada da sanha dos maometanos e dos cismáticos da Ásia Menor.

Os séculos se passam, os mares fazem todos seus movimentos e a imagem sozinha ali. É uma coisa linda essa solidão da imagem em face do mar.

Mas depois, o desígnio da Providência: utilizar essa imagem para um reflorescimento do culto de Nossa Senhora.

Então nesse episódio, D. Fuas Roupinho recebe graças insignes que lhe indicam que Nossa Senhora quer que ali o culto a Ela refloresça.

Fixa-se o culto, ele manda construir a capelinha.

Mas as graças concedidas por Nossa Senhora aos fiéis ali são tantas, que em lugar de uma capelinha, dentro em breve está um magnífico mosteiro.

É a invocação de Nossa Senhora de Nazaré que se irradia por toda Cristandade.


 

Nossa Senhora do Círio de Nazaré. Belém/PA

O Estado do Pará, e mais especialmente a cidade de Belém do Pará, tem como padroeira Nossa Senhora de Nazaré.

Aqui há mais uma vez a afirmação do princípio residuum revertetur, quer dizer o resto voltará. A imagem foi completamente abandonada e voltou…

Ela fugiu, foi perseguida duas vezes. E em cada uma das duas vezes houve um reflorescimento da devoção a Ela.

Com isso se mostra que a Providência pode permitir que alguma coisa boa chegue ao ponto de sua extinção, porque Ela a prepara para voltar novamente a uma grande glória.

Aí vemos a inesgotável misericórdia de Nossa Senhora.

Mas também outro princípio: quando a gente está mal, quando a gente está num desastre, a gente deve fazer o possível para salvar tudo o que há de bom, porque depois isto vai ser semente para uma nova vitória e uma nova ressurreição.

Extraído de: Orações e milagres medievais (Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, 22/05/67. Sem revisão do autor).


Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

17 Comentários

  • QUERIDA MÃE TE PEÇO RESOLVA MEUS PROBLEMAS FINANCEIROS TE PEÇO QUERIDA MÃE ME AJUDES RESOLVER TUDO E QUE MINHA FAMÍLIA, CONSIGA VER O QUE MINHA QUERIDA MÃE FEZ E RESOLVEU TUDO PARA NÓS AMEM.

    Resposta
  • Nossa Senhora de Nazaré , em primeiro lugar quero te agradecer as graças recebidas por tua intercessão , e rogar pelos meus filhos Renato e Alípio , pelo meu marido José e por essa sua filha que está atravessando dificuldades no matrimônio, dá-nos fé ,conversão, união, proteção nas viagens , nos trabalhos que possamos prosperar com um trabalho honesto e honrado, e tenhamos a felicidade com Deus Pai, Filho, Espirito Santo e Maria Santíssima e estarmos juntos na noite de Natal assistindo a missa do menino Jesus. Amém!…

    Resposta
  • Nossa Mãe! Olha para as pessoas doentes para as quais eu te suplico a cura. Eu te agradeço, Mãe!

    Resposta
  • Mãe querida do Céu,olha para minha tia Socorro da a ela a oportunidade esta sempre junto de vós para que ela saiba tomar decisões de amor que vêem de Deus e não humana.

    Resposta
  • Minha mãe eu te dou a minha vida para que possas me proteger me abençoar e me fazer uma mulher mais pura mais humana,que eu possa ajudar mais quem precisa em nome de Jesus!!Amém

    Resposta
  • nossa senhora interceda pela minha familia margarete roberto beatriz e francisco e a todas familia que estao necessitade pelo mundo afora amem

    Resposta
  • Muito linda a narração deste milagre! Que Nossa Senhora de Nazaré conquiste a muitos os milagres para muitos de nós,para honra e glória de Deus Pai e para nossa Igreja.Para que muitos se convertam e vejam a grandiosidade e bondade de Nossa Mãe.Seja Ela um testemunho real de amor,bondade,mansidão e humildade a tocar nossas vidas.

    Resposta
  • OS FAMILIARES DO MEU ESPOSO POR PARTE PATERNA SÃO DE BELEM- PARÁ. ELE TEM IMAGEM QUE GANHOU DE UM AMIGO QUE ESTAVA COM A MÃE APOS O FALECIMENTO DELA EM 2002 TROUXE PARA MINHA CASA. Ano passado ele teve um AVC , ELE NÃO REZAVA. PEDIU MEDALHA DELA A QUAL ESTÁ USANDO NO CORDÃO E QUIS SER SOCIO DO SANTUARIO, TEM CONTRIBUIDO E REZADO AS ORAÇÕES DELA. TODOS OS DIAS. Que NOSSA SENHORA DE NAZARÉ INTERCEDA POR ELE TRAZENDO PAZ E CONVERSÃO PARA ELE.

    Resposta
  • SOLICITO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, QUE INTERCEDA JUNTO AO SENHOR JESUS CRISTO, TRAZENDO A MINHA FAMÍLIA MUITA PAZ, SAÚDE, ABUNDÂNCIA FINANCEIRA, PROSPERIDADE E GRANDES REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS. COM AS GRAÇAS ALCANÇADAS, ESTAREI AUXILIANDO FINANCEIRAMENTE, CARINHO E ATENÇÃO UM SENHOR E SENHORA NUM AZILO.

    Resposta
  • Nossa Senhora De Nasaré nós proteje destas coisas que os homens vive falando de enchentes de terremotos nós ilumina. e nós guarde o virgem Mãe.
    me der saúde que tanto preciso. amém

    Resposta
  • Nossa Senhora de Nazaré, entrego a senhora a minha vida e sei , que sei que fará o melhor por mim e pela minha família, pois estou na espera do sonhado emprego, das minhas ações judiciais do qual eu tenho a certeza que serei vitoriosa pois você minha mãe , é a minha advogada, pela saúde de meus pais, filha, esposo, irmãs, sobrinhos, enfim mãezinha rogai por todos nós, amém.

    Resposta
  • Nossa Senhora ama a todos os que ainda vivem e viveram na amada terra. O que os homens precisam saber é que onde quer que ele esteja, Deus se revela.
    Se a humanidade olhasse para algum lugar onde se esconde a sua alma, iria descobrir que Deus está mais próximo de nós do que possamos imaginar.
    Toda devoção a Nossa Senhora ou a um ser celestial, nos mostra que os céus habitam em nós, rumo ao céu onde Deus habita. Temos provas suficientes da existência divina, cabe-nos recebê-la com o coração limpo e a alma aberta. A paz esteja com todos nós!

    Resposta
  • roga por mim, mae de Nazaré ,roga por minha familia,livra-me de todo mal.afasta-me dos maus pensamentos, das más lembranças,obrigada mae querida…..

    Resposta
  • Tudo que se refere a Nossa Senhora, a mim não surpreende, exceto as histórias dos seus aparecimentos e milagres em tantos lugares diferentes. Aqui na Bahia, no município de Itaberaba, na década de 50, Ela também apareceu a uma jovem e por ali aconteceram milagres de cura, fé e peregrinação intensas… Depois tudo se acabou e não mais se fala no assunto, fico triste com o descaso. O Retiro de São Francisco, um lugar tradicional e lindo aqui em Salvador, onde há uma linda gruta com Nossa Senhora de Lourdes, foi interditado pela justiça… Eu tenho a esperança de que Nossa Senhora, Advogada Nossa, retome o local — que parece ter interesses da sanha imobiliária — e o devolva às Franciscanas e a todos nós devotos. Aquele é um lugar de paz e amor Divino, onde fiz o Encontro de Casais Com Cristo, e me casei. Foi lá o último retiro do meu irmão, em 1990, que morreu vítima de câncer. Era ali que a Irmã Dulce descansava quando estava doente, ou muito exausta. Encontrei-a várias vezes orando na capela de São Francisco. A Associação dos Devotos de Fátima, tem conhecimento deste absurdo, e se tem, está na luta para revogar tamanho absurdo? Gostaria muito de ter notícias sobre o assunto.

    Em Jesus e Maria.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?