O mal que fazem as novelas

As novelas, em sua maioria, exploram as paixões humanas, muito bem qualificadas nos chamados pecados capitais (soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça) e faz delas objeto dos seus enredos, estimulando, de maneira requintada, o erro e o pecado.

Na maioria das novelas vemos a exacerbação do sexo; explora-se descaradamente este ponto. Em muitas cenas podem ser vistos casais, muitas vezes de maneira explícita, em atitude acintosa e provocante, colocada a público de maneira despudorada, ferindo os bons costumes e os mandamentos da Lei de Deus.

Tudo isso é apresentado de uma maneira “inteligente”, com uma requintada técnica de imagens, som, música, e um forte aparato de mulheres e rapazes que prendem a atenção dos telespectadores e os transformam em verdadeiros viciados. Em muitas famílias já não se faz nada na hora da novela, nem mesmo se dá atenção aos que chegam, aos filhos ou aos pais.

Assim, os valores cristãos vão sendo derrubados um a um. A humildade, o desprendimento, a pureza, a continência, a mansidão, a bondade, o perdão, etc. vão sendo jogados por terra, mas de maneira homeopática. Aos poucos, lentamente, para não chocar, os valores morais vão sendo suprimidos. Faz-se apologia do sexo a qualquer instante; aprova-se e estimula-se o homossexualismo como se fosse algo natural e legítimo, quando, pelo contrário, a prática homossexual é uma depravação grave, severamente punida por Deus.

O roteiro e enredo dos dramas das novelas são cuidadosamente escolhidos de modo a enfocar os assuntos mais ligados às pessoas e às famílias, mas infelizmente a solução dos problemas é apresentada de maneira anticristã. O adultério é muitas vezes incentivado de maneira sofisticada e disfarçada, buscando-se quase sempre “justificar” a traição.

O telespectador é quase sempre envolvido por uma trama onde um terceiro surge na vida de um homem ou de uma mulher casados que já estão em conflito com seus cônjuges. A cena é formada de modo a que o telespectador seja levado a até desejar que o adultério se consuma por causa da “maldade” do cônjuge traído.

E assim, a novela vai envolvendo e “fazendo a cabeça” até mesmo de pessoas de bons princípios. A conseqüência disso é que as novelas passaram a ser a grande deformadora dos valores e da mentalidade da maioria das pessoas, de modo que os comportamentos que antes eram considerados absurdos, agora já não o são considerados, porque as novelas acabaram com a noção da gravidade do pecado. O erro vai se transformando em algo comum e perdendo a sua conotação de procedimento censurável.

Por outro lado percebe-se que a novela tira o povo da realidade de sua vida difícil fazendo-o sonhar com uma vida irreal. É-se levado a imaginar a realização de um sonho que na vida real jamais haverá condições: viagens para lugares paradisíacos, casas super-luxuosas com todo requinte de comidas, bebidas, carros, jóias, vestidos, luxo de toda sorte; fazendas belíssimas onde mulheres e rapazes se disputam entre si.

Esses “modelos” de vida recheados de falsos valores são incutidos na cabeça das pessoas. A conseqüência trágica é que a imoralidade campeia na sociedade; a família é destruída pelos divórcios, traições e adultérios; muitos filhos abandonados pelos pais carregando uma carência pode desembocar na tristeza, depressão, bebida e até coisas piores. A banalização do sexo vai produzindo uma geração de mães e pais solteiros.  É a destruição da família.

Por tudo isso, o melhor que se pode fazer é proibir os filhos de acompanharem essas novelas; mas os pais precisam ser inteligentes e saber substituí-las por outras atividades atraentes. Não basta suprimir a novela; é preciso colocar algo melhor em seu lugar. Esta é uma missão urgente dos pais.

Fonte: Excertos de http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2012/02/08/o-mal-que-fazem-as-novelas/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

12 Comentários

  • Ñ só as novelas tem estragados familias mas desenhos, filmes o proprio Big Brother, tem influenciado a mtos praticarem o errado na vida cotidiana. Veja só a novela incentiva jovens a fazersexo explicitos cm tbm namorarem em casa q/ é m grande derespeito p/ kem ali se encontra mas td pela liberdade ou libertinagem, os filmes tbm usam essa meta de separação onde mtos separados se dizem serem solteiros e ñ cm o são. os desenhos animados são tão mentirosos no agir na ação maquiavelica q/ td sai mto bm prá o protagonista digamos assim cm programas de humor tbm usam essa tatica, e o Big Brother ñ fica atras está sempre kerendo q/ mtos se comparem as aberrações encontradas no programa onde é o publoico q/ diz kem sai ou fica, ñ sabendo mtos q/ o dinheiro q/ ganham saem de seus proprio bolsos e assim os valores vão ficando cada vez +desvalorizados e se agem de forma diferente chamam-os de cafonas. Infelizmente em mtos casos o pecado impera e mto feio e desrespeitosos prá mtos .

    Resposta
  • missa para a minha familia
    JOSE CONCEICAO DE SOUZA E MARIA VERONICA CONCEICAO DE SOUZA
    SEUS FILHOS:marco antonio de souza,vania maria de souza,rogerio luiz de souza,janice alciza de souza,herica fatima de souza
    Nora:dalva
    netos:adriano,gisele,joice,estefani,ana carolina,bruno,pedro henrique,lucas.mariana

    Resposta
  • Concordo com todos e rogo a DEUS PAI TODO PODEROSO que nos afaste destes tormentos apladido por tantos ingenuos

    Resposta
  • As novelas não trazem nada de bom e aproveitável para família ou para a sociedade , muito pelo contrário só faz incentivar há má conduta pessoal, não percam tempo com isto, existem canais que trazem uma boa programação salutar.

    Resposta
  • É difícil mesmo, mas não é impossível atenuar os efeitos nocivos que são apresentados.Preci-
    samos é mesmo de muita ORAÇÃO A NOSSA QUERIDA MÃEZINHA DO CÉU.QUE NOS ABENCOE
    ETERNAMENTE.AMÉM

    Resposta
  • Sinceramente…concordo e confesso que vaga sempre em meu pensamento eque a televisão Brasileira de uns tyempos prá ca, principalmente a TV globo é uma arma destruidora, coisa de bandido influenciando milhoes de pessoas…realmente a televisão não tras mais nada de bom…Deixou de ser um canal de comunicação…O Noticiário só propaca desgraças..a novelas não concente em bom caminhos e pelo contrario destroi e muitas crianças e adolecentes passam a agir como se fossem o personagem…ou seja e triste, muito triste.

    Deviamos dar um basta na grade da TV e seus programas…trocalos por livros, pela biblia, por filmes de cunho cultural. Não é preciso que seja religioso…mas que tenho alguma coisa de bom para este mundo cada vez mais contaminado.

    Um Abraço de luz a todos..no coração só Jesus.

    Sílvio

    Resposta
  • O mãezinha querida do céu Nossa Senhora do Coração de fátima,afastar ou faz entender que minha familia não venha se apegar a transmissão dessa novela que falam de tantas coisa do mundo.

    Resposta
  • Muito oportuno essse comentário sobre as novelas:é uma realidade que acontece na maioria dos lares ,dificultando o diálogo entre pais e filhos,semeando a imoralidade nas famílias de maneira acintosa e ao mesmo tempo,colocando sutilmente principios não verdadeiros e não condizentes com a vida digna de uma sociedade, pois os valores são deturpados ,mudando a mente das pessoas para aceitar essas imundicies como modos normais de viver.As famílias devem afastar essas novelas de suas casas,educando seus para buscarem na televisão programas próprios para suas idades, e não apelos provocadores do mal e contrários aos bons costumes.Maria ,rainha das famílias interceda por nós e oremos para que nossas famílias sejam semelhantes à Familia de Nazaré,onde reinava o amor,a pureza,a simplicidade ,a bondade e o amor ao próximo.Jesua.Maria e José abençoai nossas Familias !Assim seja!

    Resposta
  • as novelas não trazem nada de bom de contrutivo para as familias ,as quer tem uma mente meio lenta ou sonhadora se espelhas em sonham em ter uma vida de novela que podem tudo. mas a vida real não tem nada a ver com novela . as pessoas tem que ter pensamentos de uniaõ na sua familia e com deuas e maria em seu nucleo para terem força e amor para seguir , as novela são vidas fictícias ,as pessoas tem que ter muito cuidado para assisti-las e não po-las em sua vida.

    Resposta
  • Sabemos da gravidade das programações que são colocadas nos canais de TVs.E precisamos escolher o que é bom para nossa familia.E nós católicos com a Graça de DEUS recebemos bons conselhos e exemplos de nossos pais sim, e principalmente valores morais para a nossa vida.É preciso mesmo dar um basta em programções de TVs,que desmoraliza a familia,e educar nossos filhos mostrando à eles o caminho certo para terem uma vida digna e serem respeitados.Que Nossa Senhora nos ajude a educar nossos filhos e netos,para uma vida saudável e fraterna,assim como nos ensinou Jesus.Mãe da Divina Graça,rogai por nós.

    Resposta
  • quero dar meu testemunho, eu ate gosto de novela mas, sei me controlar, quando tenho um compromisso de igreja não me faz falta o capitulo que estou perdendo, por na minha mente a novela e pra mostrar para as pessoas como esta o mundo la fora, que poucas pessoas veem isso. e acham que e a novela que esta ensinando. as vezes esta acontecendo na propria casa mas o mal faz com que os olhos estejam tampados e não conseguem enxergar.
    por isso eu peço ao sagrado coração de jesus e de maria, para que eu consiga ensinar os dois lado. do mundo e do lado religioso.

    Resposta
  • comentario sobre as novelas. Comunhão de pensamento. È a realidade do que está acontecendo. Deve ser mais propagado.
    Infelizmente a penetração das novelas em qualquer lar, desde a mais simples casinha nas zonas mais pobres do país é uma triste realidade, deturpando a mente dos jovens e distraindo os adultos de suas realidades. Como nós, católicos praticantes, aceitamos este fato assim sem reagir contra tal pecado?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?