Nossa Senhora de Laus – Apelo à frequência aos sacramentos

Nossa Senhora de Laus aparece a Benta Rencurel

Valdis Grinsteins

Nada mais importante do que acertar nossas contas com Deus durante a vida. A história ocorrida em Saint Etienne de Laus patenteia como a Virgem Santíssima nos incita à freqüência aos sacramentos.

Muitas vezes ouvi, de pessoas com má formação religiosa, que não precisam da Igreja e se arranjam diretamente com Deus, sem necessidade de intermediários.

Em muitas delas, essa posição resulta do orgulho: por um lado julgam-se muito valiosas, podendo dispensar intermediários para tratar com Deus; por outro entra a ignorância da majestade de Deus que, estabelecendo a Igreja, determinou que todos os homens precisassem dela para receber
os sacramentos.

Os sacramentos são de tal importância, que a própria Virgem Santíssima tem aparecido em locais remotos, estimulando as pessoas a que os freqüentem. E algumas aparições se deram em locais minúsculos como Laus, na França.

Aldeia de oito casas

Saint Etienne de Laus fica localizada no sul da França. Ainda hoje tem poucas edificações, mas em 1664 era praticamente deserta. Para isso haviam contribuído as guerras de religião, que devastaram a região e destruíram casas, moinhos, estradas, igrejas, etc.

Basta pensar que, das 190 igrejas da região, 120 ficaram inutilizadas. Como acontece habitualmente, com a guerra veio a pobreza.

E a família de Benta Rencurel, a menina a quem Nossa Senhora apareceu, era realmente pobre. Aos 17 anos ela cuidava dos animais da família, não sabia ler nem escrever. Era muito simples, residindo próximo à aldeia.

Em maio de 1664 ela cuidava do seu rebanho, quando viu no prado uma Senhora com seu filho. Fez-lhe uma pergunta, mas não obteve resposta. Disse ainda algumas coisas, mas não conseguiu fazê-la falar. Não se importou muito, pois sentia-se à vontade na sua companhia.

No dia seguinte, lá estava a mesma Senhora. Novo intento de iniciar conversação, e nada. Isso prosseguiu assim por mais dois meses, mas Benta não desanimou.

Afinal a Virgem começou a lhe falar. Durante mais dois meses, diariamente Ela ensinava Benta a rezar, a ser paciente, a desapegar-se das coisas, etc.

No dia 29 de agosto, Nossa Senhora disse que ia se retirar. Benta ficou desolada, sem saber o que fazer, mas após um mês viu uma luz brilhar na colina diante da qual se encontrava. Indo lá, encontrou Nossa Senhora e queixou-se a Ela por ter-se ausentado tanto tempo.

Atitude impertinente, até certo ponto compreensível numa simples pastorinha, mas Nossa Senhora lhe respondeu com suavidade: “Quando quiser me ver, daqui para frente, poderá fazê-lo na capela que está em Laus, onde cheira bem”.

A frase pode parecer exótica, pois não seria nada normal reconhecer uma capela pelo fato de que “cheira bem”. Acontece que, apesar de Laus ficar perto do prado onde Benta cuidava dos seus animais, ela nunca tinha ido lá, por ser o caminho de acesso difícil. Além disso a capela local não era grande, parecendo uma casa como as outras.

Capela que cheira bem

No dia seguinte Benta foi a Laus. No sentido mais literal da palavra, como boa camponesa, cheirava de casa em casa para descobrir a tal capela. As casas não ficavam uma ao lado da outra, e ao aproximar-se de uma última construção, notou que ali de fato cheirava bem.

Entrando, viu sobre o altar a Senhora, e esta lhe disse que tinha feito bem, ao ser paciente e procurar a capela. O altar estava coberto de poeira, e Benta ofereceu seu avental para que a Virgem ficasse sobre ele.

Mas Ela agradeceu e não aceitou, acrescentando: 

“Em pouco tempo nada faltará, e você verá toalhas de altar, velas e outros ornamentos. Quero que você faça construir aqui uma igreja em honra de meu Filho. Muitos pecadores e pecadoras aqui se converterão”.

Como os leitores bem podem imaginar, num local tão pequeno as notícias do acontecido correram rapidamente. Mas muitas pessoas não acreditaram e as autoridades ordenaram uma investigação para constatar se algo havia de verdadeiro no que Benta estava contando.

Em setembro de 1665 começou a investigação. Os membros da comissão, sacerdotes experimentados, inicialmente duvidaram de Benta. Faziam-lhe todo tipo de perguntas escorregadias, mas ela se saiu bem.

No quinto dia aconteceu um milagre: Catarina Vial, menina da localidade, inválida das duas pernas, levantou-se e foi caminhando até a capela, para a missa. Diante de milagre tão evidente, o resultado da investigação foi favorável.

O passo seguinte era ampliar a capela, ou melhor, construir a nova igreja, conforme o pedido da Virgem. Na capela só cabiam trinta pessoas, o que se agravava por já começarem a chegar peregrinações de outros vilarejos.

Após o início das peregrinações, há relatos de numerosas curas espirituais e morais.

Como a região era pobre, para construir a nova igreja não havia recursos. De forma que se estabeleceu o costume de cada um que fosse em peregrinação levar uma pedra.

Assim, com pouco dinheiro e boa vontade, acabaram fazendo tudo. O bom senso das pessoas do campo levou-as a não demolir a pequena capela para fazer a igreja, mas fizeram esta
englobando aquela.

Assim como Benta reconheceu pelo perfume onde estava a capela, houve depois numerosas oportunidades em que grupos de pessoas sentiam um perfume desconhecido.

Por exemplo, em 1690, de 24 de março até o fim de maio, as pessoas o sentiam, sendo que as flores tinham sido banidas da igreja, justamente para evitar confusões.

Provação e recompensa

Mas não pensemos que tudo correu sempre bem para Benta Rencurel. Em julho de 1692 estourou uma guerra, e o exército do duque de Savóia devastou a região.

Benta, como a maioria da população, fugiu durante algum tempo. Ao voltar, tudo estava danificado. Pior ainda, dois dos bons padres que cuidavam da nova igreja haviam morrido.

O bispo local nomeou dois novos padres, mas estes eram contra as peregrinações. Chegaram até a proibir, durante 15 anos, que Benta falasse aos peregrinos, os quais só podiam assistir à
Missa dominical.

Como se fosse pouco, alastrou-se uma epidemia de falsas aparições na região, cada uma mais ridícula que a outra, à maneira das falsas aparições que hoje em dia procuram desvirtuar Fátima.

O desprestígio caiu também sobre Benta. Afinal ela superou todas essas provas, e a calma e a ordem voltaram a reinar.

Benta viveu 71 anos, falecendo no dia 28 de dezembro de 1718 em odor de santidade. As aparições foram aprovadas pela Igreja, e no dia 23 de maio de 1855 teve lugar a solene coroação da imagem, realizada pelo cardeal de Bordeaux, com seis bispos, 600 padres e 40.000 fiéis presentes.

Chama a atenção a preocupação de Nossa Senhora com a falta de assistência religiosa numa tão pequena população. Não é que as pessoas do local fossem atéias ou pouco religiosas, pois o fato de terem respondido com entusiasmo ao pedido da Virgem Santíssima para construir uma igreja mostra o contrário.

Mas não basta ter boa vontade e praticar a religião sozinho, os sacramentos são indispensáveis.

Nessa aparição, Nossa Senhora mostra que eles devem ser recebidos por todos, mesmo que residam em locais minúsculos, de pequena população.

Devemos rezar à Virgem, pedindo que nos dê sempre a graça de receber com freqüência os sacramentos, e pedir também que todos os possam receber.

*  *  *

Fonte: Revista Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • AMEI conhecer esta história de Nossa Senhora de Laus e os seus pedidos tão importante! A leitura nos anima a ter sempre muita paciência e perseverança nas coisa de DESU!
    Repassando, agora, a vários amigos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?