Maria Santíssima, a Dispensadora de todas as Graças

.
Se Nossa Senhora participou na aquisição das graças da Redenção, é óbvio que participe outrossim na distribuição das mesmas. Basta lembrar que a primeira graça espiritual no Novo Testamento — a santificação do Batista no seio materno — foi dada por meio de Maria Santíssima, como verifica Elisabete no S. Evangelho (cf. Lc 1,41-45); igualmente, a primeira graça de índole material — a conversão da água em vinho — foi concedida por Jesus mediante a prece de Maria Santíssima (cf. Jo 2,1-11). Estes dois episódios são indícios seguros de uma lei geral da Providência Divina.

A tradição cristã desde cedo exprimiu a sua fé na ação medianeira de Nossa Senhora, como atesta um papiro grego (cm 19 x 9,4) do séc. III, encontrado há decênios no Egito, em que já se lê o texto da famosa oração: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas…, mas livrai-nos de todos os perigos…” (Sub tuum praesidium…); é esta a mais antiga prece à Virgem Maria que se conheça.

Os antigos escritores da Igreja ilustravam a doutrina da Medianeira recorrendo a metáforas: Maria Santíssima é a «Porta do céu, o Aqueduto, a Mãe da Vida, a Estrela do mar, etc.».

Maria Santíssima dispensa todas as graças por sua intercessão. Quanto a isto não há dúvida. Deus quer salvar as criaturas mediante as preces de umas pelas outras (por isto os católicos se acham unidos na Comunhão dos santos, que é comunhão de méritos).

Ora Nossa Senhora conhece os homens em Deus e os ama com solicitude especial ou materna; se já aqui na terra a caridade leva os santos a orar pelo próximo, Maria Santíssima, já no Céu, não pode deixar de interceder qual Mãe por seus filhos.

Pela Igreja Católica, Deus comunica aos homens as suas graças; é pela Igreja que renascemos e somos continuamente nutridos na vida sobrenatural. A Igreja é assim Medianeira de todas as graças.

Este papel medianeiro da Igreja não se restringe apenas e unicamente aos sacerdotes; todos os fiéis, cada qual na posição que ocupa no Corpo Místico, participam da função transmissora da graça que a Igreja exerce.

Santo Agostinho dizia que, todas as vezes que uma criancinha é batizada, todos os católicos participam da atividade generativa da nova vida ou exercem a Maternidade da Santa Madre Igreja (De diversis quaestionibus 83, qu. 59 ; In ps 127,12).

Ora, a Santíssima Virgem ocupa, na Igreja, uma posição eminente e sem par. Se, pois, cada um dos membros do Corpo Místico participa na mediação da Igreja, não apenas por suas preces e seus exemplos, mas pela sua posição e o seu ser mesmos sobrenaturais, com mais razão se afirma que a Virgem Santíssima é Medianeira num sentido físico, e Medianeira num grau de todo próprio, correspondente aos seus excelsos privilégios e à sua santidade.

 Fonte: Pergunte e Responderemos – Abril 1958

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

6 Comentários

  • MAE SANTISSIMA DE TODAS AS GRAÇAS PEÇA JUNTO AO SEU FILHO JESUS QUE ME CURE DO LUPUS ESTOU COM ALERGIA NAO TEMOS MAIS DINHEIRO PRA NADA JA GASTEI TUDO O QUE TINHAMOS NO MERCADO O TRABALHO DO MEU MARIDO QUE E VENDEDOR NAO ESTA DANDO PRA NADA PAGO ALUGUEL TOMAMOS UM MONTE DE REMEDIOS ESTOU PERDIDA NAO TRABALHAR PQ ME DOI TUDO MAE ME AJUDE NAO ESOTU AGUENTANDO MAIS NEM O TERÇO CONSIGO REZAR ME DA UMA LUZ PELO AMOR DO SEU FILHO JESUS AMEM

    Resposta
  • Mãe dos Aflitos! Olhai benigna para as nossas dores, nossas necessidades e nossas aflições.
    Sois nossa Mãe.

    Resposta
  • Agradeço a Nossa Senhora todo o bem que tem feito para mim e familia

    Resposta
  • A Virgem Mãe de Deus nao e somente nossa mãe que intercede por nos em todos os momentos, mas também uma amiga que fala conosco e que nos compreende nos momentos mais difíceis de nossa vida. Sejamos seus amigos também.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?