Maria Imaculada – A força da mãe que acompanhou Jesus no Calvário

A fortaleza é a virtude que brilhou em grau eminente naquela que se manteve fiel e corajosa ao lado do Filho, acompanhando-o até ao Calvário e permanecendo em pé ao lado da cruz.

A fortaleza é a virtude cardeal que supera os obstáculos, mantendo o espírito firme nos sacrifícios e nas provações. É importantíssima na vida espiritual de cada alma, já que a vida de perfeição e de santidade é uma luta constante contra inúmeros inimigos, internos e externos. A fortaleza cristã é força no sacrifício, coragem na luta e fidelidade na perseverança.

Com a fortaleza, o cristão domina o medo, refreia a ira, reprime os ressentimentos, se enche de confiança e de paciência na adversidade, mantém-se firme na dor e na morte. A fortaleza demarca o caminho reto do dever sem temeridade e sem desânimo, domando o medo com a audácia, pronta para resistir e para agir, para suportar o ataque inimigo e partir para a ofensiva. No perigo, quando a vida é posta em risco, ela brilha com todo o seu esplendor e, por isso, é a glória dos mártires.

Também desta virtude (fortaleza), como de todas, encontramos em Maria Santíssima um exemplo e modelo perfeito, que todos devemos admirar e imitar com empenho.

Ela é a Virgem poderosa, aquela que esmaga a cabeça da serpente infernal, como lemos na Gênesis (3,15) e no Apocalipse (12,9). Já no Antigo Testamento encontramos prefigurada a fortaleza de Maria, como na pessoa de Judite, que, ousada e brava na luta contra o inimigo Holofernes, salva um povo prestes à desesperada rendição. Ao cortar corajosamente a cabeça de Holofernes, comandante do exército inimigo, ela prefigura Maria Imaculada esmagando a cabeça da serpente infernal, salvando a raça humana, como co-redentora ao lado do Redentor.

Ao lermos a fortaleza de Judite, vemos como Maria Santíssima era uma mulher forte, especialmente no Calvário, a ponto de que a História Sagrada a apresenta como co-redentora com seu Filho para a salvação de todos os homens. A fortaleza e a pureza, a beleza e a coragem brilharam radiantes em Judite, e, em todas essas virtudes, ela prefigura a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42), a forte por excelência, a imaculada, a guerreira invencível que esmaga a cabeça do inimigo com seu pé virginal.

Ao pensarmos na vida de Nossa Senhora, como não supormos a grandeza da sua força quando, menina de três anos, consagrou-se para servir a Deus no templo, subindo as escadas com intrepidez admirável? Como foi sublime a sua coragem ao fazer um voto de virgindade a Deus, indo contra as leis do mundo judaico!

Ao aceitar tornar-se mãe do Redentor, conhecendo os sacrifícios cruéis e heróicos que acompanhariam essa missão! Ao permanecer, intrépida e forte, ao pé da cruz do seu Filho e seu Deus, tornando-se co-redentora da humanidade com ele! A beleza da fortaleza, o exemplo da Virgem Mãe, nos inspira a santa ambição de tornar-nos fortes também, e de dar à virtude infusa da fortaleza a facilidade de um hábito adquirido.

Todos podemos e devemos tornar-nos fortes para ir para o céu, lembrando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “O reino dos céus adquire-se à força, e os violentos arrebatam-no.” (Mt 11, 12).

Quais são os meios para conseguir a virtude da fortaleza?

O primeiro é a oração, intensa e contínua. O segundo é a consideração diligente da paixão de Cristo e da dor de Maria. O terceiro é a educação da vontade, treinando-a para fazer o que nos custa, para perseverar mesmo nas pequenas coisas.

Que valor não têm diante de Deus os pequenos sacrifícios de cada dia, a rejeição espontânea de certas satisfações? O quarto e último meio é a vitória sobre as dificuldades atuais.

Todos nos encontramos em alguma dificuldade: interna, externa, moral, física… São Boaventura o explica bem, dizendo que “acostumamo-nos a suportar pequenos aborrecimentos, porque quem se deixa afetar por males pequenos nunca será capaz de tolerar os maiores”. Se nos rendermos, acabamos recuando e abrindo a porta para novas derrotas.

Mas se estamos determinados a vencer, a vitória é certa e nos abre o caminho para novos triunfos. Vamos começar a trabalhar, portanto, sem demora e sem vacilações. Em vez de dobrar a cabeça, levantemos a testa e peçamos a Nossa Senhora que nos encha de confiança em Deus, certos de que Ele nos dará todas as graças necessárias para combatermos o mal, vencermos as oposições e conseguirmos a santidade que ele próprio quer de nós.

 

Fonte: P. Stefano Maria Pio Manelli em http://www.zenit.org/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

9 Comentários

  • MÃE,COMO VOCÊ QUERO SER,CHEIA DE FORTALEZA E CORAGEM PARA SUPERAR TODOS OS OBSTÁCULOS.PEÇA AO TEU FILHO PELA NOSSA VIDA FINANCEIRA E AJUDA A ÉRICO PARA PAGAR AS DÍVIDAS E ENCONTRAR O CAMINHO DA SALVAÇÃO.VENHA EM NOSSO SOCORRO E EM NOME DE JESUS,PEÇO SAÚDE PARA OS MEUS FILHOS E PRINCIPALMENTE PARA O ALEX QUE ESTÁ SENTINDO DORES DE CABEÇA MUITO FORTES .QUE O SENHOR CURE A DOR DE CABEÇA QUE VEM SENTINDO E OS MÉDICOS NÃO ESTÃO ACERTANDO.DÁ SABEDORIA,ENTENDIMENTO E DOM DA CIÊNCIA PARA OS MÉDICOS QUE TRATAM E TRATARÃO DELE.QUE O SENHOR ENVIE SEUS ANJOS PARA NOS AJUDAR.AMÉM ANGELA

    Resposta
  • Nossa amei este texto,ele nós fala de coisas que realmente passa pela nossa vida,pois com certeza devemos pedir a nossa Senhora que enterceda junto a seu Filho jesus para nós termos calma,paciencia nas nossas dificuldades pois ele td sabe e td pode. amém.

    Resposta
  • Mãe da Medalha Milagrosa coloca em seu coração o desejo de ser perseverante a Deus e ao teu amor de Mãe, Mãe ,encha meu coração e de minha familia de fé,esperança amor confiança NAQUELE que morreu na Cruz para nos salvar.Queremos combater o mal e sermos vitoriosos, queremos vencer todas as tentações do inimigo,mas necessitamos da sua mão amorosa a nos ajudar e proteger nos momentos de fraquezas.Precisamos que a graça dDeus e de Nossa Senhora da Graças venha nos Fortalecer para vencermos os inimigos que tentam forçar a nossa derrota mais eles já foram derrotados com a força e o poder de Deus e da Divina Misericordia Amém. Hoje e sempre seremos gratos por toda graças recebidas e pelas que iremos receber obrigado Jesus obrigado Maria eu te amo de todo meu coração SALVE MARIA.
    Renilda Conceição dos Santos Ruhser.

    Resposta
  • Mãe coloca em nossos corações,o desejo de sermos perseverantes a Deus e ao teu amor de Mãe até o fim de nossos dias.Mãe ,encha -nos de fé,esperança e confiança NAQUELE que morreu na Cruz para nos salvar.Queremos combater o mal e sermos vitoriosos !Estamos determinados a vencer o inimigo,mas necessitamos da sua mão amorosa a nos ajudar e proteger nos momentos de fraquezas.Precisamos que a graça da Fortaleza nos conduza,para vencermos os impecilhos que tentam forçar a nossa derrota diante dos obstáculos que querem nos afastar de JESUS e seus ensinamentos.A fortaleza é imprescindivel nesta luta contra o mal:para conseguir derrotá-lo ,só nos colocarmos no Seu Amoroso Coração de Mãe,ó Maria ,e continuarmoa firmes em Ti.Salve Maria!

    Resposta
  • Maezinha obrigada por todas as graças que tens derramado na vida de meu filho , na minha e de minha familia. Maezinha peço a vossa intercessão na vida de Alexandre que ele possa estar se abrindo para o perdão , para reconciliação e que ele reflita e venha honrar sua familia . Visita a vida e a casa de minha sogra e meu sogro , a vida de meus parentes meus ancestrais e os ancestrais do alexandre nos libertando das correntes e pecados que estes cometeram . Maezinha pissa a cabeça da serpente , abre o caminho da luz em minha vida , interceda ao Pai para que eu possa estar servindo a minha casa novamente. desde de já agradeço mae, confiando no sseu amor por mim e por minha familia .

    Resposta
  • Maezinha , dai-me força para que eu não desista de acreditar e lutar por minha familia , meus projetos , não me deixe só não me rejeite pois não quero ficar sozinha sem o vosso amor e o amor de Deus . Eu me assumo pecadora , mieravel reconhecendo meus erros e pecados ,mesmo assim sei que não irás me abandonar pois me ama e não me quer em tentação .

    Resposta
  • MINHA NOSSA SENHORA FAZ UM MILAGRE NA MINHA VIDA EM RELAÇÃO A VIDA FINANCEIRA E PESSOAL, NÃO QUERO OURO NEM PRATA MAS QUERO SER FELIZ.EM NOME DE JSEUS AMÉM. MÃE PASSA NA FRENTE E INTERCEDE AO TEU FILHO POR MIIM AMÉM.

    Resposta
  • MAE DE DEUS, DERRAMAI SOBRE A HUMANIDADE INTEIRA AS GRACAS EFICAZES DA VOSSA CHAMA DE AMOR, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE…AMEM !!!.

    Resposta
  • Mae dai-nos força nos momentos mais dificil, cubra-a com teu manto….amem

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?