Jesus menosprezou a Mãe Santíssima?

“Estando ele (Nosso Senhor Jesus Cristo) ainda a falar ao povo, eis que sua mãe e seus irmãos se achavam fora, desejando falar-lhe. E alguém disse-lhe: Tua mãe e teus irmãos estão ali fora, e procuram-te. Ele, porém, respondendo ao que lhe falava, disse-lhe: Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos? E, estendendo a mão para seus discípulos disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão e irmã e mãe”. (São Mateus, 12, 46-50)

 Na Sagrada Escritura, o nome “irmãos” é tomado sob quatro significados.

Há irmãos de natureza (1),  de nacionalidade (2), de parentesco (3) e de carinho ou de afeto (4).

De natureza, como Esaú e Jacó; de nacionalidade, como os judeus se chamam de irmãos entre si  (Deuteronomio, cap. 17): “Não poderás fazer rei um homem doutra nação, que não seja teu irmão”; de parentesco àqueles com os quais se tem laços de parentesco, como, por exemplo, quando Abraão disse a Lot, seu primo: “Peço-te que não haja contendas entre mim e ti, nem entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos” (Gen. 13); de carinho ou afeto àqueles a quem se quer manifestar uma proximidade maior.

Por exemplo, quando Nosso Senhor chama de irmãos a todos os apóstolos: “Disse-lhe (a Santa Maria Madalena) Jesus: Não me toques, porque ainda não subi para meu Pai; mas vai a meus irmãos, e dize-lhe …” (São João, cap. 20, 17). Ou como está em Isaías, cap. 66,5: “Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis: eis o que dizem vossos irmãos que vos odeiam e vos rejeitam por causa do meu nome…”.

Segundo Santo Agostinho, é evidente que neste episódio narrado por São Mateus, a palavra “mãe” foi tomada, da parte da pessoa que falou a Nosso Senhor,  no sentido quanto à natureza (referia-se propriamente à Nossa Senhora), e “irmãos”, no sentido de parentesco (eram primos de Nosso Senhor, em segundo grau).

Porém, da parte de Nosso Senhor as palavras “irmão”, “irmã” e “mãe” foram usadas para mostrar afeto por todos aqueles que “fazem a vontade de meu Pai”. Foi, pois, uma manifestação de bondade de Nosso Senhor por todos nós que, pelo menos, desejamos fazer a vontade de Deus, agindo de alguma forma para que realize logo a promessa de Nossa Senhora em Fátima:

“Por fim meu Imaculado Coração triunfará”.

Por outro lado, São Jerônimo ensina que essa pessoa que anunciou a presença de Nossa Senhora e dos parentes de Nosso Senhor o fez de maneira não sincera e maliciosa. A insinceridade está em que, de um lado, se o estavam procurando já haviam encontrado, e, de outro, não haviam pedido para falar com Nosso Senhor.

A intenção, pois, dessa pessoa era sem dúvida maliciosa, tentando armar uma cilada a Nosso Senhor, para ver se Ele iria dar preferência aos laços familiares em vez da obra espiritual de que era incumbido.

Se Nosso Senhor parasse de ensinar para atender,  teria acreditado numa mentira (pois não tinham feito pedido nenhum para falar com ele) e além do mais teria cometido uma falta contra Deus. Nesse caso os inimigos de Nosso Senhor teriam “argumentos” para recusá-lo, como sempre procuraram encontrar.

Por isso Nosso Senhor rejeitou interromper-se e sair, portanto, não por menosprezar à Santíssima Virgem, sua Mãe, e os parentes, mas para contestar de maneira sublime àqueles que armavam ciladas para que Ele nelas caísse.

Assim Nosso Senhor não só não recusou prestar a homenagem devida à sua Mãe (conforme o preceito “Honra teu pai e tua mãe (Exodo, 20)”, mas nos ensinou que antes de tudo devemos atender aos ensinamentos e mistérios de nossa salvação e só depois darmo-nos aos sentimentos filiais. Ou seja, devemos cumprir o Primeiro Mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”.

 Baseado em http: Blog Cotidiano Espiritual

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

6 Comentários

  • Peço oração para minha irmã, Ma.Lúcia que está muito dente, com recidiva de câncer.Que N.Sra. dê forças para que ela cumpra o tratamento e ajude-a a ficar curada.
    Oração pela minha filha Larissa, para solução de assuntos profissionais e familiar com os 3 filhos sendo 1 de 5anos e os gêmeos de 1 ano (Dinho, Léo e Guto)
    Toda minha fé e agradecimento pelas orações e que o Senhor os abençoe.
    Demicília

    Resposta
  • Que Nossa Senhora,interceda por mim,me mostre o caminho,me tire essa angustia,preciso de uma certeza,necessito de coragem,de força para vencer essa batalha,ilumine meus passos me livre dos inimigos,dê saúde para minhas filhas,proteção também para elas,para minha mãe muita saúde,meus sobrinhos e minha tia Eliana,que eu passe nesse semestre da faculdade ocorra tudo bem,que eu consiga melhorar minha situação financeira,que eu encontre um meio de conseguir a medicação para minha filha pois não tenho condições para comprar.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.Que assim seja.Amém!

    Resposta
  • Maria Santissima foi depois de Jesus, quem melhor fez a vontade do Pai Eterno.
    Portanto nao houve menosprezo de Jesus, e sim, uma indicação, para que todos
    tenhamos o mesmo respeito, a mesma obediencia e o mesmo amor que Maria
    teve para com o Pai e Jesus.

    Resposta
  • Ó Minha Nossa Senhora, intercedei a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que ele cure Marcio José o meu filho, que se encontra pertubado por ter presenciado um assalto e hoje ele fica pertubado chora muito, vive só dizendo que os bandidos vão matar a sua familia. Amém muito obrigado por tudo que Senhor tens feito por mim. Amém.

    Resposta
  • Que ensinamento sublime.É uma passagem que nos faz refletir como devemos nos proceder diante a uma situação que pode nos dividir se não temos Jesus como direção.
    Peço por intecessão da Santissima Virgem Maria que nos obtenha sempre a graça de estar atentos aos ensimamentos e a vontade de Deus.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.Amém!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?