Interrogações a propósito do Natal

Por que apenas São Mateus e São Lucas nos contam o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo? O que significa que a Virgem Maria, de Nazaré, é Mãe de Deus? Ainda: Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?

.

 Respostas a perguntas como essas foram dadas pelo biblista franciscano da França, Frédéric Manns, num livro sobre os assim chamados “Evangelhos da Infância”. O título original do livro é “Que sait-on de Marie et de la nativité” (O que sabemos de Maria e do Natal – Bayard Presse, Paris 2006).

O texto trata de questões históricas e exegéticas ligadas ao nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. O autor, professor de Bíblia em Jerusalém, teve a brilhante ideia de terminar o livro com um capítulo conclusivo onde resume em 30 perguntas as principais questões sobre o nascimento que celebramos no dia 25 de dezembro. Nesse artigo traduzimos trechos do capítulo conclusivo.

 1. A narração sobre o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo aparecem em São Mateus e São Lucas. Por que não estão presentes em São Marcos e São João?

Os evangelhos são sobretudo o anúncio da “boa nova da salvação” que se manifestou na vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não são biografias no sentido moderno do termo.
.
São Mateus, que escreve para os judeus, conhecia as narrações da infância de Moisés que a Sinagoga meditava. Já São Lucas prefere seguir o modelo da infância do Profeta Samuel.
.
O Evangelho de São Marcos deixa transparecer uma etapa precedente da tradição na qual as palavras e as ações de Nosso Senhor Jesus Cristo ainda não eram transmitidas com uma narração organizada.
.
O Evangelho de São João, provavelmente por causa da sua profunda teologia e a linguagem simbólica, não faz referência sobre a infância de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apenas São Mateus e São Lucas acrescentaram uma introdução que normalmente se chama “evangelho da infância”.
.
A maravilha de um Deus que tinha sofrido transparecia já durante a sua infância, que invoca a rejeição do menino Deus por parte das autoridades orgulhosas e a sua aceitação por parte das pessoas humildes, ricas e pobres.
.
Os pintores dos ícones, que têm ideias geniais, representam a manjedoura e o túmulo do mesmo modo. Não é possível sublinhar de modo mais original esta inclusão na história da redenção.
.
São Mateus e São Lucas fizeram questão de apresentar o nascimento do Messias, que não nasceu de São José, filho de Davi. Eles vêem na origem de Cristo uma nova criação e a chegada dos tempos anunciados pelos profetas. O Espírito de Deus está presente, desde o início, em Nosso Senhor Jesus Cristo, princípio da criação nova.

 .

2. Por que há aspectos diferentes do nascimento de Cristo contado por São Mateus daquela descrição feita por São Lucas?

Os dois evangelistas visam destinatários diferentes e tomam em consideração a mentalidade que eles têm. Além disso, essas narrações anunciam os grandes temas que serão tratados durante os dois evangelhos.
.
Há muito tempo os exegetas notaram que um refrão aparece 5 vezes no Evangelho de São Mateus: “quando Nosso Senhor Jesus Cristo disse essas palavras” (7,28; 11,1; 13,53; 19,1; 26,1). Esse refrão, considerado um elemento que dá forma ao evangelho, permite dividir o Evangelho em 5 partes.
.
Não surpreende que a sua narração da infância seja também dividida em 5 cenas que começam com um genitivo absoluto: a genealogia, a concepção milagrosa, a fuga para o Egito, o massacre do inocentes e a volta do Egito.
,
Cinco citações do Antigo Testamento aparecem na narração. Às cinco partes do evangelho foram acrescentadas as narrações da paixão e ressurreição e aquela da infância, de modo que pudessem formar um conjunto harmônico de 7 partes.
.
As 5 citações do Antigo Testamento nos dois primeiros capítulos de São Mateus contêm, todas elas, a palavra “filho”. A narração termina dizendo que a Sagrada Família foi morar na Galiléia. Brevemente, o que acontecerá durante todo o Evangelho é já presente nos primeiros capítulos: rejeitado pelos chefes do povo, Nosso Senhor Jesus Cristo vai à Galiléia dos gentios.

Nessas narrações é utilizado o simbolismo dos números.
.
Na genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, São Lucas começa por Adão, enquanto que São Mateus inicia com Abraão. Porém os estudiosos notaram que as iniciais dos 3 nomes citados por São Mateus (Mt 1,1) recordam igualmente a Adão (Abraão, Davi e Messias). É a técnica judaica do notaricon, que São Mateus usa.
.
São Mateus divide a sua genealogia em três grupos de 14 gerações e recorre ao valor numérico (ghematria) da palavra Davi, que é igual a 14. O total dos antecedentes de Nosso Senhor Jesus Cristo em 3 séries de 14 obriga São Mateus a omitir 3 reis entre Jorão e Ozias, e a contar Jeconia como se fosse dois, pois a palavra grega pode traduzir ao mesmo tempo as palavras Joiaquim e Joiakim.Clique nos cartões acima e escolha um (ou todos) para enviar a quem você estima e quer desejar um Santo Natal
.
São Lucas, que não fala em números, conta de qualquer forma 77 descendentes na genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois o 7 é o símbolo da perfeição.
.
A profetisa Ana alcançou esta perfeição, pois tinha 84 anos (12 x 7). Além do mais, São Lucas sublinha a cronologia da infância em 70 semanas.

Entre a concepção de São João Batista e a apresentação no Templo, é necessário acrescentar os 6 meses da gravidez de Isabel, os 9 meses da gravidez da Santíssima Virgem e os 40 dias depois do nascimento.
.
O tema das 70 semanas recorda Daniel (9,24), que prevê a consagração do Messias em Jerusalém. Para os judeus acostumados às técnicas midráchicas, Nosso Senhor Jesus Cristo é o ungido de Deus, o Messias.

Continua…
.
Estudo de Luiz da Rosa transcrito de http://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?