“Honrar os poderosos e oprimir os débeis” – Veja o impressionante relato de um cardeal de Hong Kong sobre a realidade da Igreja na China! Estes fatos não podem passar despercebidos…

Cardeal Joseph Zen: não há razão alguma para o Vaticano ficar otimista. A liberdade religiosa não existe. Os comunistas derrubaram cruzes e demoliram templos.

Luis Dufaur

O cardeal Joseph Zen, arcebispo emérito de Hong Kong,

Concedeu uma entrevista exclusiva à revista francesa L’Homme Nouveau sobre os problemas da Igreja Católica na China por causa da perseguição socialista e da aproximação diplomática do Vaticano com os ditadores de Pequim.

Nascido em Xangai, Joseph Zen foi para Hong Kong em 1948, a fim de ingressar no noviciado salesiano. Tornou-se sacerdote em 1961 e bispo em 1996. Bento XVI elevou-o ao cardinalato
em 2006.

“Foi uma verdadeira surpresa para nós, tomar conhecimento de que Pequim quer reatar com Roma. Ficamos mesmo pasmos ao saber que as perspectivas eram tidas como muito promissoras pelo Vaticano”, disse.

Feitas as devidas ressalvas, o cardeal continuou: “Olhando as coisas mais de perto, não há razão alguma para ficar otimista.

O governo chinês continua totalitário e a liberdade religiosa não existe. Recentemente eles removeram a cruz de numerosas igrejas e demoliram outros templos. Dois bispos continuam ainda na prisão. Diz-se que um deles morreu.

“A TV Phoenix entrevistou recentemente o Pe. Lombardi e nessa ocasião o Vaticano revelou seu entusiasmo pelo reaquecimento das relações entre a China e a Santa Sé.

“Mas como podem ser assim entusiastas? Não vemos razão alguma para essa euforia. Eles não entendem e não nos querem ouvir. Talvez eu seja a voz que brada no deserto, mas tenho que dizer o que devo dizer.

Pode-se duvidar da boa-vontade do governo chinês. Enquanto aguardamos, devemos ser firmes. Não somos nós que temos que mudar, são eles.

Policias controlam peregrinos no santuário mariano de Donglu, província de Hebei

“Nestes últimos anos a Igreja praticou uma estratégia demasiado tímida, por medo e vontade de chegar a uma composição. Bento XVI foi um papa maravilhoso, mas as pessoas que ele escolheu não ajudaram em nada.

No fim de seu pontificado, apareceu um projeto de acordo com o governo chinês.

“Hoje o governo puxa para assiná-lo a todo custo. É preciso que o Vaticano continue a recusar, pois esse acordo não é aceitável.

“Infelizmente, o novo Secretário de Estado está cheio de expectativas: por que o Cardeal Parolin achou conveniente louvar o Cardeal Casaroli?

“E por que ele ainda acredita nos milagres da Ostpolitik quando essa foi um insucesso, um grande insucesso? Eu não compreendo por que eles não aproveitam as lições da História. Na Hungria, ela deu num fracasso completo.

“A igreja oficial está completamente nas mãos do governo. As eleições visando à nomeação de um bispo são todas manipuladas: não há regra.

“A designação é aprovada depois pela Conferência Episcopal. Só que não existe Conferência Episcopal: trata-se apenas de fachada. O presidente da Conferência Episcopal é um bispo ilegítimo.

“Tudo é falso na China”

“Há dois anos, o novo bispo de Xangai, D. Ma Daqin, repudiou sua adesão à Igreja Patriótica durante a cerimônia de sagração. No dia seguinte, a sua sagração foi revogada.

O chefe dos Assuntos Culturais, secretaria do governo, é o dono da Conferência Episcopal. Tudo é falso na China.

Igreja Católica clandestina em Tianjin, 6ª maior cidade chinesa.

“Em 2010 houve nove sagrações episcopais. Todo o mundo saudou a novidade: eis que a China aceita os bispos propostos pelo Vaticano! Mas era o contrário que estava acontecendo: o Vaticano aceitava os bispos nomeados pelo governo!

“A Santa Sé faz concessões demais e por vezes aprova candidatos que não são bons. Como pode um governo ateu apresentar nomes? O que ele sabe dos bispos?

“Eu voltei a Xangai pela primeira vez em 1974. Todas as religiões haviam desaparecido. No início dos anos 80, a Igreja recomeçou.

“Os religiosos que estiveram na prisão nos anos 50 puderam sair e ingressaram nas fileiras da Igreja clandestina. Alguns se uniram à igreja patriótica.

“Mas todos estavam idosos. Os velhos sacerdotes, que sofreram muito, são bons sacerdotes. Eles sabem que não se pode confiar nos comunistas. Permanecem fiéis à Igreja Católica, mas muitos
têm medo.

“As famílias conservaram a fé vivendo na clandestinidade. Nesse ponto eu estou cheio de esperança.

“A Igreja clandestina é muito forte. É difícil avançar números, mas pode-se achar que a Igreja se divide em duas metades entre a igreja oficial e a Igreja clandestina.

“As situações são muito contrastantes segundo os lugares. Xangai, por exemplo, é uma cidade aberta, mas a Igreja clandestina é deveras clandestina. A missa é dita nos prédios privados. Não podemos ter igrejas.

“Mas, no norte do país, a Igreja clandestina é muito poderosa. Ela até possui grandes igrejas. O governo deixa correr. A Igreja é clandestina não porque não tem base, mas porque está fora da lei.

“A Igreja clandestina foi debilitada pelo Vaticano. Favorecendo a igreja oficial, o Vaticano debilita a Igreja clandestina: o Vaticano indica numerosos novos bispos para a igreja oficial, e muito poucos para a Igreja clandestina.

“A Santa Sé pede aos católicos que se aproximem da igreja oficial, mas como se pode pedir à Igreja clandestina que obedeça a um bispo oficial?

“Nós bradamos nossa revolta, mas eles não nos ouvem. Há seminários clandestinos, mas eles têm muitas dificuldades.

“Em certas dioceses, os bispos oficiais não obedecem ao governo. São bons bispos: eles combatem
o governo.”

Cardeal Zen: por que o Vaticano acredita nos milagres da Ostpolitik quando essa foi um grande insucesso?

O cardeal descreveu também a perturbação causada pelo abandono do latim no ensino
dos seminários.

A China tem algumas línguas oficiais e várias centenas de dialetos. Quando o Vaticano II proibiu o latim, a Igreja ficou sem professores para ensinarem nas várias línguas e dialetos chineses.

Os seminaristas foram então mandados para o exterior. Porém, como voltavam com a cabeça confusa, deixaram de ser enviados até não ficarem adultos e saberem discernir os erros que grassam no Ocidente. O cardeal exemplificou:

“Quanto aos seminários do Ocidente, constatamos que até nos professores havia aqueles que não respeitavam o Magistério. Alguns ensinam contra a Humanæ Vitæ.

“Hoje nós temos novos problemas, especialmente com os homossexuais. Na situação política da China, todos os holofotes estão focados na ‘democracia’. Se o senhor for pela ‘democracia’, terá problemas se disser que é contra os homossexuais.

“Honrar os poderosos e oprimir os débeis”, essa é a nova divisa.”

*   *   *

Fonte: http://pesadelochines.blogspot.com.br/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • O governo chinês continua negar um dos princípios básicos da Doutrina de Jesus relatada no Evangelho do apóstolo São Mateus: ” bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” e, infelizmente não é só o governo chinês, quantos neste Mundo são perseguidos por quererem Justiça? Quantos injustiçados pela arrogância de governos com ideias retrógradas embora queiram mostrar “progresso” com leis que aprovam o aborto, casamentos homossexuais, governos que “cortam” na Saúde, na Educação na ajuda aos menos afortunados, principalmente crianças e idosos e mesmo jovens ! O Governo chinês debaixo da “capa” do desenvolvimento económico também vai “cair” e outros se seguirão por não darem liberdade religiosa aos que pretendem seguir Jesus e a Sua Doutrina.Nossa Senhora disse nas suas aparições: “no Fim o Meu Coração Triunfará.”

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?