13 de Fevereiro – dia da Missa dos Devotos de Fátima

No dia 13 de cada mês, em comemoração às aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, a Associação realiza uma missa por todas as intenções daqueles que inscreveram seus pedidos, durante a Novena de Nossa Senhora de Fátima.

Outra importante notícia é que todos os membros do grupo Apóstolos  de Fátima, já possuem seu nome automaticamente incluído nesta Santa celebração.

* * *

Dos três pastorinhos  a quem apareceu a Abençoada Virgem de Fátima,  dois faleceram – como predisse a própria Nossa Senhora  – poucos anos após as aparições. Francisco e Jacinta Marto são hoje Bem Aventurados. Brevemente, se Deus quiser, serão Canonizados.


FRANCISCO MARTO

seers2Nasceu a 11 de junho de 1908 a Manuel e Olimpia de Jesus Marto e era o irmão mais velho de Jacinta e o primo de Lúcia dos Santos. Tinha nove anos quando das aparições. Durante as aparições do Anjo e da Sagrada Virgem, ele viu tudo, mas, ao contrário de suas duas companheiras, não lhe foi concedido ouvir as palavras pronunciadas e nem falar.

Na Primeira Aparição, Lúcia perguntou se o Francisco iria para o Céu. Nossa Senhora respondeu: “Sim, ele vai para o Céu, mas terá que recitar o Rosário muitas vezes.” Sabendo que seria chamado em pouco tempo ao Paraíso, o Francisco mostrou pouco interesse em assistir às aulas na escola. Várias vezes, chegando perto da escola, dizia à Lúcia e à Jacinta: “Vão vocês. Eu vou à igreja a fazer companhia ao Jesus escondido” (uma expressão que se refere ao Santíssimo Sacramento). Muitas testemunhas contemporâneas afirmam ter recebido favores depois de terem pedido a Francisco que rezasse por elas.

“A Virgem Maria e Deus mesmo estão infinitamente tristes. Cabe-nos a nós consolá-los!”

Em Outubro de 1918, Francisco adoeceu gravemente. Aos de sua família que lhe asseguravam que ele iria curar-se da sua doença, ele respondia firmemente: “É excusado. Nossa Senhora quere que eu esteja com Ela no Céu!” No transcurso da sua doença, continuou a oferecer sacrifícios constantes para consolar Jesus ofendido por tantos pecados. “Já falta pouco tempo para ir eu para o Céu”, disse à Lucia um dia. “Lá encima, vou consolar muito Nosso Senhor e Nossa Senhora; a Jacinta vai rezar muito pelos pecadores, pelo Santo Padre e por ti. Vais ficar aqui porque Nossa Senhora assim deseja. Escuta, faz tudo o que Ela te disser.”

À medida que a sua doença piorou e prevaleceu sobre sua saúde robusta, Francisco já não tinha as forças para recitar o Rosário. “Mamã, já não consigo dizer o Rosário”, disse em voz alta um dia, “parece que a minha cabeça está nas nuvens…” Ainda quando a força do seu corpo se perdia, a sua mente permanecia atenta à eternidade. Chamando o seu pai, pediu para receber Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento (ainda não tinha recebido a sua Primeira Comunhão). Preparando-se para a confissão, pediu à Lúcia e à Jacinta que lhe lembrassem os pecados que ele tinha cometido. Ouvindo algumas travessuras que tinha cometido, o Francisco começou a chorar, dizendo, “Já confessei estes pecados, mas vou confessá-los outra vez. Talvez seja por causa destes que Jesus está tão triste. Peçam vocês também a Jesus que perdoe todos os meus pecados.”

Seguiu-se a sua primeira (e também a última) Santa Comunhão no quarto pequeno em que ele estava morrendo. Já sem forças para rezar, pediu à Lúcia e à Jacinta que recitassem o Rosário em voz alta para que pudesse seguir com o seu coração. Dois dias mais tarde, perto do seu fim, exclamou: “Olhe, mãe, olhe, que luz tão linda, ao pé da porta.” Cerca das 10 horas da noite, no dia 4 de Abril de 1919, depois de pedir que todas as suas ofensas fossem perdoadas, faleceu com calma, sem sinal de sofrimento, sem agonia, o seu rosto brilhando com uma luz angélica. Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia escreveu: “Ele voou para o Céu nos braços da Nossa Mãe Celeste.”


JACINTA MARTO

seers3Nasceu a 11 de Março de 1910. Por ocasião das aparições tinha sete anos. Era a mais jovem dos videntes. Durante as aparições viu e ouviu tudo, mas não falou ao Anjo nem à Mãe de Deus. Inteligente e muito sensível, ficou profundamente impressionada quando ouviu a Abençoada Virgem declarar que Jesus estava muito ofendido pelos pecados dos homens. Depois da visão do inferno, decidiu oferecer-se completamente à salvação das almas.

Na noite da primeira aparição de Nossa Senhora (13 de Maio de 1917), foi Jacinta que, a despeito das promessas que tinha feito a Lúcia, revelou o fato das aparições à sua mãe: “Mamã, hoje vi Nossa Senhora na Cova da Iria. Ai! Que senhora mais bonita!” Mais tarde, o Céu favoreceria Jacinta ainda mais com duas visões poderosas do Santo Padre: um papa sofrendo com as perseguições feitas contra a Igreja e também com as guerras e com as destruições que agitavam o mundo. “Pobre Santo Padre”, dizia Jacinta, “é muito preciso rezar por ele.” A partir daí, o Vigário de Cristo esteve sempre presente nas orações e nos sacrifícios dos videntes, mas sobretudo de Jacinta.

“Oxalá que pudesse pôr no coração de toda a gente o fogo que tenho no meu coração que me faz amar tanto o Coração de Maria!”

Para salvar as almas do fogo do inferno, a Jacinta suportava sacrifícios voluntàriamente. No calor terrível do verão, deixou de beber água. Como sacrifício pela glória de Deus, oferecia os seus lanches da tarde às crianças ainda mais pobres do que ela. Para salvar almas, decidiu suportar a dor de levar uma corda áspera cheia de nós amarrada à pele. Aturou as interrogações exaustivas e os insultos dos descrentes sem o menor lamento. “Oxalá que pudesse mostrar o inferno aos pecadores!”, dizia “seria muito feliz se todos pudessem ir ao paraíso”.

Um ano após as aparições da Cova da Íria, começou a doença que a levaria à sua morte. Primeiro veio a pneumonia bronquial, depois um abcesso nos pulmões, e com ambos sofreu intensamente. Porém na sua cama de hospital, declarou com ânimo que sua doença era mais uma maneira de sofrer para a conversão dos pecadores.

Depois de dois meses no hospital, voltou para casa, quando se descobriu uma chaga ulcerosa,  aberta no peito. Pouco depois foi diagnosticada com tuberculose. No transcurso do ano seguinte, sofreu gravemente por Nossa Senhora. “Jesus estará contente por eu lhe oferecer o meu sofrimento?” perguntou à Lúcia. Em Fevereiro de 1920, ela foi levada apressadamente para outro hospital, desta vez em Lisboa. Desfeita como um esqueleto e morrendo sem a presença de seus queridos pais ou de Lúcia, consolou-se com a idéia de que esta era mais uma oportunidade para oferecer os seus sofrimentos pelos pecadores. No hospital de Lisboa foi visitada não menos de três vezes pela Mãe de Deus.

Finalmente, na noite de 20 de Fevereiro de 1920, a promessa da “Senhora mais brilhante que o sol” foi cumprida. “Vim para levar-te ao Paraíso.” Como o Francisco, a Jacinta jaz agora na grande Basílica de Nossa Senhora em Fátima.


Ao longo deste ano, vamos comemorar os 100 anos do nascimento de Jacinta Marto. Participe da homenagem ao centenário da Beata Jacinta de Fátima – Clique aqui para saber como.

LÚCIA DOS SANTOS

seers4 Nasceu a 22 de Março de 1907, filha de António e Maria Rosa dos Santos. Prima de Francisco e de Jacinta, era a mais jovem de sete irmãos e irmãs e a mais velha dos três pastorinhos. Desde a infância, era conhecida por ser precoce e era uma favorita tanto dos novos como dos velhos. Dotada de um temperamento aberto e otimista e uma inteligência viva, organizava jogos, orações, bailes, e outras iniciativas entre as crianças da aldeia.

O seu sofrimento começou imediatamente após a primeira aparição da Virgem. Tornou-se o alvo principal das críticas por parte da família e dos amigos. Sentiu-se relutante em voltar de novo à Cova da Íria para a aparição marcada por Nossa Senhora a 13 de Julho. O sacerdote paroquial de Fátima chegou a insinuar que ela podia ser um “instrumentosinho do demônio”. Foi só com a insistência dos outros videntes que ela superou o seu medo e foi à Cova como lhe tinha pedido a Abençoada Virgem.

Outro grande momento para Lúcia foi quando Nossa Senhora lhe disse que em pouco tempo levaria o Francisco e a Jacinta para o Céu e informou que ela teria que ficar na terra, para espalhar a devoção do Coração Imaculado de Maria. Mas a Virgem deu-lhe conforto, “o Meu Coração Imaculado será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus.”

Era a Lúcia que falava com a Rainha do Céu, que lhe apresentava solicitações e favores em nome de muita gente e que pediu um milagre para que todos acreditassem nas aparições. Foi também a Lúcia que, quando foram levados para a prisão a 13 de Agosto de 1917, organizou a resistência às ameaças e à adulação das autoridades, que tinham como propósito descobrir o segredo dado por Nossa Senhora.

“Senhor, fazei uma Santa de mim, guardai o meu coração sempre puro e só para vós!”

Em 1921, por decisão do bispo de Leiria (Diocese de Fátima), Lúcia foi retirada de sua aldeia de Aljustrel e levada imediatamente às Irmãs Doroteias do Vilar no Porto. Achava-se que a sua presença em Fátima podia obstruir a imparcialidade das investigações que estavam sendo realizadas para determinar a autenticidade das aparições.

No ano 1928, Lúcia fez-se Irmã de Santa Dorotéia, e mais tarde em 1946, depois de uma breve visita a Fátima, entrou no Convento das Irmãs Carmelitas de Coimbra, com o nome de Irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado.

A Mãe de Deus, que lhe pediu para ficar no mundo para propagar a devoção ao Seu Coração Imaculado, veio várias vezes visitá-la, inclusive  em 10 de Dezembro de 1925, quando, em Pontevedra, deu à jovem freira postulante a promessa dos Cinco Primeiros Sábados e também, cinco anos mais tarde, em Tuy, onde, na presença da Santíssima Trindade, revelou mais a fundo o espírito desta grande devoção reparadora.

Fonte: Fátima Network


medalha

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

4 Comentários

  • PEÇO A NOSSA SENHORA DE FATIMA QUE ABENÇOE E PROTEJA CADA SER HUMANO AQUI NESTA TERRA, QUE ELA PEÇA PERDAO AO DIVINO JESUS, PELOS ERROS DOS HOMENS, PQUE ELES NAO SABEM O QUE FAZEM E FALAM. PERDOA MAE E CONCEDE ENTENDIMENTO E LIBERTAÇAO DA IGNORANCIA, PQUE MAL SABEM ELES QUE NADA DISSO AQUI PODE SER COMPARADO A ETERNIDADE. ABENÇOA MAE TBEM TODOS OS ANIVERSARIANTES ENTRE ELES MEU IRMAO E MEUS AMIGOS.OBRIGADO MAE

    Resposta
  • peço a nossa senhora do desterro e a padre pio que desterre da vida de antonio ferreira lima filhho edna ngreiros da cabeça e do corção dele PEÇO PEÇA LIBERTAÇÃO E CURA DELE
    PEÇO PELA CURA CONVERSAO E LIBERTAÇÃO DE ROSA CRISTINA CRUZ FALCAO QUE O SENHOR ME LIBERTE DO VICIO DO ALCOOL E DO FUMO . MANDAI SENHOR MUITOS HOSPEDES MUITOS CLIENTES RA PENSÃO PADRE PIO

    Resposta
  • É urgente e fatal o momento que se aproxima. Entreguemos nossas preces ao Imaculado Coração de Maria que, por fim, triunfará. Oremos para que o Santo Padre Bento XVI faça a consagração da Russia ao Imaculado Coração de Maria conforme pedido Dela feito a Irmã Lúcia. O Derradeiro combate com o Demônio se aproxima e é dever de todos os Católicos do mundo lutar ao lado de Maria pela Igreja de Jesus Cristo e consequente salvação da Humanidade.

    http://www.devilsfinalbattle.com/port/content2.htm

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?