Hoje é o Dia da Apresentação de Nossa Senhora! Veja aqui a importância desta comemoração católica.

Apresentação de Nossa Senhora no Templo 2

.

Há preciosas lições para a vida cotidiana proporcionadas por essa comemoração: como enfrentar os sofrimentos, cumprir as obrigações para com Deus e a necessidade de recorrer à Auxiliadora dos Cristãos são apenas algumas delas. Leia a seguir a origem e importância desta festividade:

.

Dia da Apresentação de Nossa Senhora

.

A Apresentação de Nossa Senhora é a festa estabelecida pela Santa Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança.

.

Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor.¹

.

O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373.

.

A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, busca recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo.

.

Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima.

.

Dotada da plenitude de suas faculdades, Nossa Senhora fez a Deus voto de castidade, tendo sido a primeira a portar esse sagrado estandarte, sob o qual se alistaram depois legiões de virgens.

.

Os judeus costumavam consagrar seus filhos ao serviço do Templo e fazer educar as meninas à sombra tutelar do sagrado edifício. 

.

Tendo sabido Maria que seu pai e sua mãe – Joaquim e Ana, cujos nomes significam respectivamente preparação do Senhor e graça – fiéis a tão venerável costume, haviam prometido ao Senhor, ao pedir-Lhe um filho, que Lho ofereceriam, adiantou-se ao seu desejo e quis Ela mesma consagrar-se ao Senhor.

.

E foi a primeira a lhes suplicar que cumprissem sua promessa.

.

“Ana não vacilou, afirma São Gregório de Nissa, em aceder ao seu desejo; levou-A ao Templo, e A ofereceu ao Senhor.“

.

Legiões de Anjos acompanham Maria Santíssima de Nazaré a Jerusalém

.

Vejamos como Ana e Joaquim fizeram a Deus o oferecimento d’Aquela que mais amavam no mundo.

.

Eles saíram de Nazaré para Jerusalém, levando nos braços sua querida filha, que era muita pequena para enfrentar as fadigas de uma viagem de trinta léguas.

..

Associou-se a eles um reduzido número de parentes.“Porém os Anjos, diz São Gregório de Nicomédia, seguiam-nos e acompanhavam em numerosa corte à terna e pura Virgem, que ia oferecer-se no altar do Senhor.”

.

Quando os santos viajantes chegaram ao Templo, Maria Santíssima voltou-se para seu pai e sua mãe, osculou (beijou) suas mãos, pediu-lhes a bênção e, sem vacilar um instante, subiu ao santuário.

.

Exemplo para nós: devemos cumprir o dever para com Deus sem delongas e com entusiasmo, recordando-nos daquela frase da Escritura: “Maldito o que faz a obra do Senhor com negligência.” (Jer. 48, 10).

.

O próprio Deus celebrou aquele dia memorável em que viu entrar no Templo sua casta Esposa, porque nunca se havia apresentado uma criatura tão pura e tão santa.

.

1. Cfr. escritos São Gregório de Nissa, São João Damasceno, Santo André de Creta e São Gregório de Nicomédia — veja Bento XIV, p. 532, e Canísio, lib. I, cap. 12, apud Catecismo de Perseverancia citado na nota 3.

.

Fonte: Texto de Valdis Grinsteins extraído do site Catolicismo

.


Missa de Nossa Senhora da Apresentação 

.

Não perca a chance de pedir a graça que você precisa para Nossa Senhora!

.

Apresentação de Nossa Senhora - Imagem Destacada 1

.

Inscreva seu nome e seus pedidos de oração na Santa Missa que faremos celebrar em honra a Virgem Maria.

.

Para isso, entre em contato com o número:

0800 608 2128

Dica: Se estiver no celular, somente tecle no número para discar automaticamente. 

.

A ligação é sem custo para qualquer região do Brasil.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. 

.

Lembrando que você não precisa pagar nada para registrar suas preces na Santa Missa.

.


Vela de Nossa Senhora 

.

Acesse aqui para acender a Vela Virtual de Nossa Senhora e aproveite para incluir suas intenções na Celebração que será realizada no próximo sábado. É GRÁTIS!

.
“Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós.” ?❤️

.


ADF - Botão Feedburner

.

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Vídeo: Os 7 detalhes que você precisa conhecer sobre a Medalha Milagrosa Leia Mais +
  • As aparições de Nossa Senhora de Lourdes Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade