Estudo: A taxa de criminalidade está associada à crença na existência do inferno

Segundo as observações de um psicólogo da Universidade de Oregon, EUA, as convicções religiosas constituem um fator determinante das previsões do comportamento criminoso.

O estudo, publicado na Public Library of Science PLoS ONE, mostra que a atividade criminosa é menor em sociedades onde as crenças religiosas das pessoas contêm um forte componente punitivo, do que em lugares onde as crenças religiosas são mais benevolentes.

Por exemplo, um país onde muitas pessoas acreditam mais no Céu do que no inferno,  é provável que tenha uma taxa de criminalidade muito maior do que naquele em que essas crenças são praticamente iguais.

A descoberta surgiu a partir de uma análise, que durou 26 anos, com dados envolvendo 143.197 pessoas, em 67 países.

“A principal conclusão é que, comparando as nações, a taxa de uma nação com forte crença no inferno, pode-se prever índices mais baixos de criminalidade, enquanto que naquelas onde é maior apenas a crença no céu a previsão é de maiores índices de criminalidade; e estes são efeitos relevantes”, disse Azim F. Shariff, professor de psicologia e diretor do Laboratório de Cultura e Moralidade na Universidade de Oregon.

E acrescenta: “Eu acho que é uma pista importante sobre os efeitos diferenciais de crença sobre a punição sobrenatural e a benevolência sobrenatural.

A descoberta é consistente com pesquisas controladas que fizemos no laboratório, mas aqui mostra um poderoso efeito do “mundo real” sobre algo que realmente afeta as pessoas, quanto ao crime “.

No ano passado, no Jornal Internacional de Psicologia da Religião, Shariff informou que estudantes universitários eram mais propensos a trapacear quando eles acreditavam em um Deus que perdoa do que também em um Deus punitivo.

A crença religiosa, em geral, tem sido vista como “uma construção monolítica”, disse Shariff. “Depois de dividir a religião em ‘construções’ diferentes, você começa a ver os relacionamentos diferentes. Neste estudo, encontramos duas diferenças que vão em direções opostas. Se você olhar para a crença religiosa em geral, estas direções distintas são ‘lavadas’ para fora e você não vê nada. Não percebendo nenhum indício de um relacionamento. “

As novas descobertas, acrescentou, se encaixam em um crescente conjunto de evidências em que a punição sobrenatural surgiu como um compenente muito eficaz para levar as pessoas a agir mais eticamente com o outro.

Em 2003, ele disse que pesquisadores da Universidade de Harvard, Robert J. Barro e Rachel M. McCleary, haviam constatado que o produto interno bruto foi maior nos países desenvolvidos quando as pessoas acreditavam no inferno mais do que quando elas  consideravam sobretudo o céu.

“O castigo supernatural,  entre as nações, parece prever  taxas de criminalidade mais baixas”, disse Shariff. “Nesta fase das pesquisas, podemos apenas especular sobre os mecanismos, mas é possível que as pessoas que não acreditam na possibilidade de punição após a morte sentem-se como podendo eximir-se mais facilmente de um comportamento antiético, por não haver um impedimento divino. “

Ele acrescentou, no entanto, que estes são dados correlacionais, e por isso deve-se tomar cuidado com as conclusões. Embora Shariff e o coautor do estudo, Mijke Rhemtulla, do Centro de Métodos de Investigação e Análise de Dados da Universidade de Kansas, tenham concluído em funções de observações alternativas, são necessárias mais investigações para explorar outras interpretações para os resultados.

Os dados para a crença no inferno e no céu, a crença em Deus e a participação religiosa foram obtidos a partir da World Values ​​e levantamentos dos valores europeus feitos em vários períodos, entre 1981 e 2007.

Os dados sobre o crime foram retirados das Nações Unidas sobre os registros de homicídio, estupro, seqüestro, assalto, crimes relacionados a drogas, roubo de auto, furto e tráfico de seres humanos.

Outros fatores responsáveis ​incluídos foram as religiões dominantes nas nações (católicos romanos, os outros cristãos e muçulmanos), a desigualdade de renda, a expectativa de vida e a axa de encarceramento.

“Esta pesquisa fornece novas pistas sobre as potenciais influências de crenças religioas e valores culturais sobre os resultados-chave, a nível social”, disse Kimberly Andrews Espy, vice-presidente de pesquisa e inovação.

“Embora estes resultados podem ser controversos, dissecando as associações entre os sistemas de crenças e comportamentos específicos epidemiológicos é um primeiro passo importante para os cientistas sociais distinguirem as complexas teias de fatores que motivam o comportamento humano.”

Fonte: Blog America Needs Fatima (tradução livre)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

  • PEÇO NESTE MOMENTO MINHA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA, ME ABENÇOE DERRAME SOBRE MIM NESTE MOMENTO, SUAS BENÇÃO DE PAZ E DE AMOR, VOS É A MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARÉ …. AMEM

    Resposta
  • No meu ponto de vista,lendo este comentário,a ciencia é sim pra todos nós necessaria,pois nos passam informações que desconhecemos e nos mostram estatisticas através de estudos comprovados.Mas Deus é nosso Pai e criador.Tudo é DELE.E seus mandamentos nos ensina que devemos respeitar a sua vontade e de como procede-la para não cairmos em tentação.A oração doPai Nosso,que Jesus nos ensinou a rezar é bem clara.O inferno exixte sim.E quando não nos convertemos a uma vida de amor e bondade e princiapmente quando não buscamos a Deus,nos entregamos a vontade do maligno que nos leva as profundezas do inferno para sempre. Precisamos sim estar sempre na presença de DEUS PAI para que possamos ser bons filhos e seguindo os mandamentos que ELE nos deixou por amor a nós.Que Jesus e Maria Santissima nos ajude sempre a rezar para que possamos ser livres das tentações e dos pecados e possamos merecer o céu.Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.Asim seja,Amém.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?