Dois Sudários, um só Homem! Conheça as incríveis semelhanças que confirmam a autenticidade do Sudário de Oviedo e do Sudário de Turim:

O Sudário de Oviedo envolveu apenas a cabeça do Messias no momento de sua sepultura.

Luis Dufaur

O Sudário de Oviedo é uma das relíquias mais importantes da Igreja Católica.

Atualmente está guardado na Câmara Santa da Catedral de Oviedo (Espanha).

Segundo a tradição, o Sudário de Oviedo é a tela marcada por manchas de sangue de um rosto masculino que correspondem ao relato da Paixão de Jesus Cristo.

Este pano envolveu apenas a cabeça do Messias no momento de sua sepultura, de acordo com as práticas hebraicas tradicionais da época, enquanto o Santo Sudário venerado em Turim cobriu a totalidade de seu corpo.

O Sudário de Oviedo não apresenta uma imagem como o de Turim, mas a primeira vista apenas está manchado de sangue e exibe algumas queimaduras de velas.

De forma retangular, ele é um dos objetos fúnebres que envolveram o Senhor, descritos por São João no Evangelho.

Esta preciosíssima peça e o Sudário de Turim teriam sido recolhidos pelo apóstolo São João, que junto com São Pedro constatou que o sepulcro de Jesus estava vazio.

Agora, estudando amostras do Sudário de Oviedo, o grupo de investigação da Universidade Católica de Murcia – UCAM, Espanha, descobriu um grão de pólen que, segundo a palinóloga Marzia Boi, é compatível com a espécie botânica Helicrysum Sp., identificada no Santo Sudário de Turim.

A descoberta foi relatada com luxo de pormenores técnicos pela própria Universidade.

Ficou descartado que o pólen fosse posterior ao enterro, pois se encontra colado ao sangue. Portanto, a flor foi depositada na relíquia num momento em que o sangue ainda estava fresco, e não acrescentada em algum momento posterior da história do Sudário.

O dado permite demonstrar a autenticidade do Sudário de Oviedo, e desmentir a suposição de um falso.

A investigação usou um microscópio de varredura eletrônica de última geração, adquirido pela UCAM para analisar a relíquia em profundidade.

O achado não estava na linha original da investigação, que visava pesquisar o material biológico humano. Foi uma surpresa.

Segundo o Dr. Alfonso Sánchez Hermosilla, chefe da Seção de Histopatologia Forense do Instituto de Medicina Legal de Murcia e diretor da Equipe de Investigação do Centro Espanhol de Sindonologia (EDICES), é mais uma concordância de primeira linha que deve ser somada a uma crescente lista de outras no mesmo sentido verificadas durante o estudo científico de ambas as relíquias da Paixão de Jesus de Nazaré.

Investigações anteriores constataram diversas coincidências.

Por exemplo, as manchas de sangue humano são do mesmo grupo AB no Sudário de Oviedo e no Santo Sudário de Turim, como pôde constatar o estudo de Pierluigi Baima Bollone, professor de Medicina Legal na Universidade de Turim.

Além do mais, as manchas de sangue estão distribuídas de modo matematicamente igual nas duas relíquias, o que só pode ser explicado pelo fato de os dois lenços terem coberto o mesmo rosto num mesmo momento.

O Helicrysum é utilizado como cosmético no Oriente Médio há milhares de anos. No primeiro século da era cristã usavam-no os judeus nos ungüentos para envolver os cadáveres, não espantando sua presença na mortalha do cadáver do Homem do Sudário.

O Dr. Alfonso Sánchez Hermosillo, diretor do EDICES, explicou à agência ACI que “este tipo de pólen tinha um preço mais alto que o ouro e demonstra que o cadáver recebeu o trato conferido a uma pessoa muito influente e poderosa.

Segundo os Evangelhos, utilizou-se uma quantidade importante e custosa de mirra e óleos para envolver o corpo de Jesus Cristo”.

O Santo Sudário exibe impresso o rosto e o corpo maltratados de um homem que coincide com a descrição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo a História da Igreja, os primeiros cristãos levaram consigo o Santo Sudário a fim de preservá-lo da perseguição em Terra Santa.

De Jerusalém, o Sudário de Turim passou através dos séculos por Edessa, Constantinopla, Atenas, Lirey, Chambéry, sendo finalmente levado para Turim, onde se encontra até hoje e onde foi objeto de exigentes investigações.

A análise da procedência dos 57 tipos de pólen identificados no Santo Sudário confirma esse trajeto descrito pela História da Igreja.

Segundo Marzia Boi, a Helichrysum abunda no Sudário de Turim (representa 29,1% do pólen encontrado). Em segundo lugar vem a Cistaceae com 8,2%, e sucessivamente a Apiaceae com 4,2% e a Pistacia com 0,6%, informou o site Vatican insider.

“Todas as plantas mencionadas são de polinização entomófila: seu pólen se desloca com a ajuda de insetos, e não do ar; isso mostra que deve ter havido um contato direto com as plantas ou com os produtos de uso funerário.

Os polens reconhecidos deixaram evidente que o tecido foi provavelmente tratado com óleos e ungüentos, assim como o corpo envolvido”.

Segundo a pesquisadora, “são ingredientes dos ungüentos e óleos mais caros da época, que foram extraordinariamente guardados no tecido”.

O Sudário se encontra em Oviedo desde o ano 812, ou 842, mede 84 + 54 centímetros e sua estrutura têxtil é a mesma do Sudário de Turim.

“Tem a mesma composição, concretamente linho, idêntica espessura das fibras, tecidas a mão” mas “tecidas de modo diferente: em espiga para o Sudário de Turim, e com trama octogonal (tafetá) para o Sudário” de Oviedo, explicou o Dr. Sánchez Hermosilla, citado por Vatican insider.

No Sudário de Oviedo não há nenhuma imagem como no caso de Turim, mas somente manchas de sangue e fluidos corpóreos.

Mas “o estudo morfológico das manchas presentes nos dois panos manifestam uma evidente semelhança”, disse Sánchez Hermosilla.

Concordâncias entre as manchas de sangue do Sudário de Oviedo e as manchas do Sudário de Turim.

Segundo ele, o Sudário de Oviedo “envolveu a face do cadáver” antes que todo o corpo fosse envolvido pelo Sudário de Turim.

“Do ponto de vista da Medicina forense, aparece um elevado número de concordâncias entre as lesões que se registram na imagem de Turim e as que podem ser observadas no estudo criminalístico do Sudário de Oviedo.

“Além do mais, todas essas lesões concordam com as descobertas feitas pelo STURP usando o computador analógico VP8”, acrescentou.

Duas relíquias, um único Homem

Para o especialista espanhol, entre as evidências mais importantes se destacam as manchas de sangue provocadas pelos espinhos da coroa, que “aparecem em ambas as relíquias com grande semelhança nas distâncias entre uma e outra”.

Também a superfície “ocupada pelo nariz é muito similar em ambos os lençóis. Nos dois sudários verifica-se ainda, no lado direito do nariz uma zona inflamada com uma superfície de 100 mm² no Sudário de Oviedo, e de 90 mm² no Sudário de Turim”.

Acrescente-se que uma mancha na relíquia de Oviedo “parece compatível com alguma das feridas causadas pelo ‘Flagrum Taxilatum’ [o flagelo usado para torturar o Homem do Sudário] na parte direita do pescoço, e também concorda com algumas marcas do Sudário de Turim na mesma região.

“Na região occipital aparecem manchas de sangue vital, quer dizer, derramadas quando o condenado ainda estava vivo, as quais se assemelham muito nas duas mortalhas e parecem se relacionar com as lesões do couro cabeludo, e além do mais resultam estar de acordo com as lesões que produziria uma coroa de espinhos.

“Na altura da 7ª vértebra cervical, ou vertebra prominens, no Sudário de Oviedo há uma mancha com forma de borboleta e que pode ter sido causada pelos cabelos do cadáver molhado de sangue ainda fresco. Em ambos os lados dessa mancha aparecem outras, causadas por fluidos cadavéricos, que são semelhantes nos dois Sudários.”

Sánchez afirmou que no Sudário de Oviedo há uma mancha que poderia ter sido resultado do orifício de saída da lancetada e que tem seu equivalente no Santo Sudário de Turim, mas que teria passado despercebida pela sua semelhança morfológica com as manchas da flagelação.

Também há sinais indiretos da lancetada, assim como abundantes coágulos de fibrina.

As reconstruções tridimensionais do rosto do Homem do Sudário de Turim concordam com as manchas na relíquia de Oviedo.

“Depois de termos conhecido as proporções cranianas em ambas as relíquias, e depois de feita a comparação, depreende-se que concordam.

“O fato permitiu ao escultor Juan Manuel Miñarro López realizar uma reconstrução do rosto do Homem do Sudário de Turim.

“Essa reconstrução é totalmente compatível com a face do Homem do Sudário de Oviedo, não só pelas proporções antropométricas, mas também pelas lesões traumáticas que as duas apresentam.

“De fato, ficou também verificada a compatibilidade do rosto uma vez esculpido, pois foi colorido nas regiões anatômicas manchadas de sangue no Sudário de Oviedo, e sobre elas foi posto um tecido tomando muito cuidado de modo a descobri-lo logo a seguir para verificar o resultado: as manchas resultantes apareceram muito similares às do pano de Oviedo”, concluiu.

*   *   *

Fonte: http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?