Dia de Nossa Senhora das Candeias: Reze esta Oração a Santíssima Virgem

.

Celebrada no dia 02 de fevereiro, Nossa Senhora das Candeias é também conhecida como a Santíssima Virgem da Purificação, da Luz ou da Candelária.

.

Origem da Devoção 

.

A origem desta bela devoção mariana nasceu na Festa da Apresentação do Menino Jesus ao Templo e na da Purificação de Nossa Senhora, que ocorre 40 dias após seu nascimento (sendo assim, comemorada no dia 2 de fevereiro).

.

De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, depois de darem à luz, ficavam impuras, não podendo entrar nos templos nos quarenta dias seguintes do parto. 

.

Passados os quarenta dias, tinham que se apresentar ao sumo sacerdote, para apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas) e assim obter a purificação. Assim, José e Maria logo se apresentaram no Templo e foram acolhidos por Simeão, para realizar o sacrifício. 

.

Simeão, profeta, revelou ao casal as maravilhas relacionadas ao Menino Jesus, disse a eles:Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo” (Lucas, 2, 29-33). 

.

Do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias;

.

Curiosidades: A palavra “candeia” significa vela, tocha, lâmpada. Logo, as festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, para relembrar o fato.

.

Oração a Nossa Senhora das Candeias

.

Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. 

.

Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso. 

.

Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem. 

.

Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. 

.

Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino. 

.

Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos. 

.

Que assim seja.

.

Fontes: História de Nossa Senhora / A12 / Cruz Terra Santa 

.

Acenda aqui uma Vela para Nossa Senhora.

.


.

  1. Rogério Neves
    3, fevereiro, 2020 em 16:23 | #1

    Muito bom. Parabéns.

  1. Nenhum trackback ainda.

Você também gostará der ler...

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Missa de Nossa Senhora de Lourdes Leia Mais +
  • É sempre todo sábado… Acho que você está perdendo Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade