Desde quando “Comunismo” e Catolicismo deixaram de ser contraditórios? Nunca! Veja aqui:

Evo Morales entrega ao Papa Francisco um crucifixo blasfemo

.

Luis Solimeo

.

Na análise dos fatos presentes,

O jornalista católico deve seguir a mesma diretriz dada pelo Papa Leão XIII aos estudiosos da História da Igreja: “Não diga nada falso, não cale nada verdadeiro”,[1] pois “Deus não tem necessidade de nossas mentiras“ (Jó 13.7). [2]

 .

Um crucifixo comunista

É pois tendo em vista as palavras do renomado Pontífice que devemos analisar o gesto cheio de simbolismo do Papa Francisco, em sua recente viagem à Bolívia, ao aceitar ser “condecorado” pelo Presidente socialista Evo Morales com um medalhão representando Nosso Senhor crucificado sobre o símbolo comunista da foice e do martelo.

Recebeu também, nessa ocasião, a mesma representação, em forma de escultura.

Tal crucifixo vem sendo qualificado por muitos ─ como, por exemplo o Pe. James V. Schall, S.J. ─ e órgãos da mídia como “crucifixo comunista”.[3]

 .

“Condecoração” marxista criada para o papa

Convém ressaltar que a entrega do referido medalhão não constituiu uma surpresa.

Com efeito, os jornais bolivianos noticiaram com antecedência que o Legislativo desse país havia aprovado a criação de uma condecoração em honra do Pe. Luis Espinal Camps S.J., representando a escultura de Cristo sobre a foice e o martelo, feita por este sacerdote, e que ela seria entregue ao Papa Francisco em sua visita.

Alguns quiseram ver na fisionomia de surpresa do Pontífice e nas palavras que teria dito na ocasião (“eso no esta bien”) uma certa rejeição da oferta feita pelo presidente socialista.

Mas isso foi desmentido pelo porta voz do Vaticano, Pe. Lombardi, e implicitamente negado pelo Papa Francisco, na resposta que deu aos jornalistas, no voo de retorno a Roma.

 .

O Papa não se sentiu ofendido

A jornalista Aura Miguel perguntou: “Santidade, o que sentiu quando viu a escultura da foice e o martelo com Cristo em cima, oferecida pelo presidente Morales? O que aconteceu com o objeto?”

O Pontífice respondeu que não sabia que o Pe. Luis Espinal tivesse feito aquela escultura do crucificado sobre a foice e o martelo e ficou surpreso quando soube.

Mas comentou que ele sabia bem que esse sacerdote era adepto da Teologia da Libertação marxista.

“Espinal,” disse o Papa, “era um entusiasta desta análise marxista da realidade, mas também da teologia, usando o marxismo. Esta foi a inspiração da obra.”

Entretanto, Papa Francisco considera que esse sacerdote, “foi um homem especial, com tanta genialidade humana, e que lutava de boa fé.”

E explicou que o seu crucifixo “pode ser qualificado como do gênero de arte de protesto” razão pela qual, disse, “para mim, não foi uma ofensa”.

 .

Singular exemplo de arte de protesto

Papa Francisco explicou que a “arte de protesto” que “em alguns casos, pode ser ofensiva”, mas não esclareceu se no caso presente era ofensiva.

Para ilustrar melhor o que é a “arte de protesto”, o Pontífice mencionou um escultor de Buenos Aires que era “um bom escultor, criativo,” e cuja arte “era arte de protesto”.

Como exemplo dessa “criatividade”, comentou o Papa que ele fez “um Cristo crucificado sobre um bombardeiro em queda”.

Com essa obra, explicou o Papa, ele fazia “uma crítica ao cristianismo que teria se aliado com o imperialismo representado pelo bombardeiro”.

O referido artista é o falecido pró-comunista Léon Ferrari e a obra acima descrita pelo Papa pode ser vista no seu obituário publicado pelo The New York Times em 2013.

Segundo esse jornal, Ferrari usava sua “arte” “contra a guerra, os governos e a religião”. Informa o mesmo jornal que esse “artista” fundou uma associação “dos ímpios, hereges, apóstatas, blasfemos, ateus, pagãos e infiéis”.

 .

Medalhão depositado aos pés de Nossa Senhora

O Papa depôs o medalhão da foice e o martelo aos pés da imagem de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia, e levou a escultura consigo para Roma.

 .

Ensino por gestos simbólicos

Descritos sumariamente os fatos e, com todo o respeito devido ao Papa, é preciso analisá-los seguindo os conselhos do Papa Leão XIII, e fazendo uso da liberdade dos filhos de Deus (Romanos 8:21).[4]

Convém ressaltar que o Papa Francisco exerce seu Magistério Ordinário sobretudo por gestos simbólicos.[5] Mesmo um vaticanista liberal como John Allen expressou sua dificuldade em analisar o ensino do atual Sumo Pontífice:

“Analisar as palavras do Papa Francisco é uma empresa notoriamente perigosa, pois ele tende, por vezes, a dizer coisas que parecem quase deliberadamente abertas a múltiplas interpretações ─ lembre-se do ‘Quem sou eu para julgar?’ ─ e, em seguida, tirar uma carta da manga caso suas palavras provocarem reações políticas.”

 .

Uma confusa explicação

O estupor causado entre os católicos pelo gesto simbólico do Papa em aceitar o medalhão e a escultura do crucifixo comunista, foi aumentado pelas explicações que ele deu aos jornalistas, fazendo entender que a irreverência sacrílega ao Redentor deixa de ter importância quando feita como “arte de protesto”:

“Fazendo tal hermenêutica, [de que se trata de arte de protesto] eu entendo esta obra. Para mim, não foi uma ofensa.”

 .

Uma irreverência sacrílega

A figura adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi tratada pelos católicos com todo o respeito possível.

O senso da fé dos fiéis, ─ que “é uma espécie de instinto espiritual que capacita o fiel a julgar de forma espontânea se algum ensinamento particular ou determinada prática está ou não em conformidade com o Evangelho e com a fé apostólica”[6] ─ foi chocado pela aceitação, pelo Papa, de representações de uma irreverência sacrílega, da figura sacrossanta de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Que maior irreverência do que associar o símbolo do amor infinito de Deus, na imolação de Seu Filho Encarnado, com o símbolo do ódio comunista da luta de classes!

Ao mesmo tempo, o episódio do crucifixo comunista tende a enfraquecer o ensino constante e tradicional dos Papas de que “…comunismo, socialismo, nihilismo”, são “deformidades horrendas”[7] e que catolicismo e socialismo são termos contraditórios.[8]

Esse choque foi aumentado pelo explosivo discurso feito pelo Papa aos “Movimentos sociais”, de cunho socialista[9], qualificado pelo mesmo Pe. Schall como “um verdadeiro discurso apocalítico eutópico”.

 .

O Espírito Santo é “Espírito de Verdade”

O católico bem formado não deve se escandalizar quando, na Igreja, ocorrem episódios como o do crucifixo comunista envolvendo um papa.

As promessas de Nosso Senhor, da indefectibilidade da Igreja e da assistência do Divino Paráclito não impedem que haja crises na Igreja, mas significa que ela sempre vencerá tais crises brilhando de novo com todo fulgor.

Por outro lado, não se pode atribuir ao Espírito Santo – cuja ajuda o homem pode rejeitar – ações que nosso senso católico e nossa inteligência nos mostram que não podem estar corretas.

Pois o Espirito Santo é um “Espírito de verdade.” (João 16:13).

 .

Confiança na Divina Providência, em Maria Santíssima

É nessas horas de crise que devemos ter maior confiança da Divina Providência e recorrer de modo mais especial à intercessão da Esposa do Espírito Santo, Mãe da Igreja, Maria Santíssima.

Mantenhamo-nos fiéis pois Cristo Nosso Senhor não nos abandona:

“Venho em breve. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apoc. 3:11).

_______

Notas:

[1] Breve Saepe numero, 28 de Agosto de 1883.

[2] Encíclica Depuis Le Jour, 8 de Setembro de 1899.

[3] Por exemplo, CBSNEWS July 13, 2015, 11:16 AM traz o título “Pope weighs in on ‘Communist crucifix’ and U.S. critics” acessado 15/8/15 at http://www.cbsnews.com/news/pope-francis-talks-communist-crucifix-and-us-critics/; NPR July 10, 2015, 11:29 AM ET entitles, “Bemused Or Irritated? Pope Reacts To Gift Of ‘Communist Crucifix’” acessado 15/8/15 em http://www.npr.org/sections/thetwo-way/2015/07/10/421747520/bemused-or-irritated-pope-reacts-to-gift-of-communist-crucifix (destaque nosso).

[4] Aliás essa liberdade, e mesmo obrigação, dos batizados está contemplada no Código de Direito Canônico, cânones 212, # 3; Cân. 225 § 1; Cân. 229 § 1.

[5] Cf. Arnaldo Xavier da Silveira, O Magistério ordinário pode ensinar por atos e gestos,http://www.arnaldoxavierdasilveira.com/2012/05/o-magisterio-ordinario-pode-ensinar-por.html.

[6] “Ele está intrinsecamente ligado à própria virtude da fé; decorre da fé e é uma propriedade dela. Pode ser comparado a um instinto, porque não é primariamente o resultado de deliberação racional, mas assume a forma de um conhecimento espontâneo e natural, um tipo de percepção.” (Commissão Teológica Internacional, O Sensus Fidei na vida da Igreja , 2014, n. 49),  em http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_20140610_sensus-fidei_po.html#1._O_sensus_fidei_como_instinto_da_f%C3%A9.

[7] Leo XIII, Enclica Diuturnum, 29 de Junho de 1881; Cf. Gustavo Solimeo, What the Popes Have to Say About Socialism,  http://www.tfp.org/tfp-home/catholic-perspective/what-the-popes-have-to-say-about-socialism.html.

[8] Pius XI, Encíclica Quadragesimo Anno, 15 de Maio de 1931.

[9] Cf. MST e Via Campesina no Vaticano – Mensagem de D. Bertrand de Orléans e Bragança ao Papa Francisco I,  http://ipco.org.br/ipco/noticias/comunistas-no-vaticano.

*   *   *

.

Fonte: http://www.abim.inf.br/

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?