É correto afirmar: Quem se suicida vai para o INFERNO? Entenda.

Recentemente veio à luz a reflexão sobre o destino das pessoas que atentaram contra a sua própria vida...
O que leva alguém à tirar a própria vida.
O que leva alguém à tirar a própria vida.

.
Recentemente veio à luz a reflexão sobre o destino das pessoas que atentaram contra a sua própria vida;


Depois da estreia da série na Netflix “13 Reasons Why” e da popularização do jogo de suicídio conhecido como “Balela Azul”.


Mas, o que a Igreja Católica diz a respeito deste tema?

Qual é o destino das pessoas que se suicidam segundo o Magistério?


O Catecismo da Igreja Católica assinala que o suicídio é um ato grave;

E, no numeral 2283, indica claramente que:

“Não se deve desesperar da salvação eterna das pessoas que se suicidaram.

Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, oferecer-lhes a ocasião de um arrependimento salutar.

A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida”.


Pe. Guillermo Leguía, professor de teologia moral da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima (Peru);

Explica que não é correto dizer que se uma pessoa se suicida vai para o inferno.

Em declarações ao Grupo ACI, o sacerdote peruano indica que:


“É correto dizer que cometer o suicídio é um ato que está errado;

Mas ninguém pode fazer um julgamento sobre os elementos que ocorrem no coração da pessoa que fazem com que esse ato errado lhe seja plenamente imputável”.


“Ninguém pode conhecer ou saber se o suicídio faz com que a pessoa a vá para o inferno.

Além disso, a Igreja não ensina isso”, precisa.

Para Dom Fernando Chomali, Arcebispo de Concepción (Chile), especialista em bioética e membro da Pontifícia Academia para a Vida;

No caso de um suicídio, é necessário considerar os aspectos psicológicos e psiquiátricos, assim como o fato de que para todas as pessoas “a misericórdia de Deus é muito grande”.


“Acredito que há pessoas que chegam a um alto nível de desespero pela doença;

E pode ser que a eutanásia ou o homicídio acabem sendo uma ‘resposta’ à grande solidão que a pessoa sente”, comentou ao Grupo ACI.


Pe. Leguía disse também sobre este caso que:

“É importante distinguir entre o ato que a Igreja ensina que é errado (suicídio) e o pecador que a Igreja sempre ama com um coração infinito e com uma misericórdia infinita.

E bom, saber que às vezes há um conjunto de atos que mesmo que estejam errados não são totalmente atribuídos à pessoa que comete este ato”.

Um caso emblemático de suicídio é o de Brittany Maynard;


Que tirou a própria vida em 1º de novembro de 2014, porque tinha câncer terminal e cujo drama é utilizado para promover a eutanásia.


Sobre este caso, Pe. Leguía disse que a mulher pode ter estado “condicionada e sobrepassada pela experiência de dor, angústia”;

O que a levou a “sucumbir” ante “tribulações e emoções mal dirigidas que, sem dúvida, diminuíram a responsabilidade e a liberdade”.

Entretanto, acrescentou:


“Isso não significa que o ato não seja um ato livre, mas pode haver atenuantes para a sua total atribuição e responsabilidade”.


Dom Fernando Chomali, que publicou no dia 5 de novembro uma carta pastoral sobre a eutanásia;


Que em países como o Chile o governo pretende aprovar;


Disse que é importante pensar “seriamente o que pode significar uma sociedade onde cada um possa dispor de seu corpo como se fosse uma propriedade pessoal.

A verdade é que o corpo não nos pertence já que tem, ademais, uma dimensão social e, é obvio, outra sagrada que é preciso considerar”.

Após afirmar que diante de casos como o de Brittany é importante o “apoio espiritual, humano e psicológico”;

Para que as pessoas não se suicidem, o Prelado declarou que “a sociedade empreende um caminho perigoso ao ser permissiva com a eutanásia”.


“A Igreja Católica diz não à eutanásia e ao encarniçamento terapêutico e diz sim aos cuidados paliativos;
E, sobretudo, sim a muito amor e muito acompanhamento”, concluiu.


.

Fonte: acidigital.com

.
.
*  *  *

.
Muitas vezes o que leva as pessoas à pensar em tirar a própria vida é uma doença!

Você sabe de qual estou falando?

Isso mesmo, a DEPRESSÃO!

Se você enfrenta uma situação como essa, ou conhece alguém que está passando por isso, conheça este belo livro digital:


“Basta de Depressão”


E conheça como vencer essa doença com a ajuda de Nosso Senhor.

Clique na imagem e saiba mais!

.

depressão.jpg2

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?