Conheça a Cova da Iria, local das aparições de Nossa Senhora de Fátima

 

O que é a Cova da Iria?

 

Antes de mais nada, a Cova da Iria é o nome de um território localizado em Portugal. Pertencia à família da Irmã Lúcia dos Santos, uma das pastorinhas escolhidas por Nossa Senhora para testemunhar as aparições em Fátima.

Sendo assim, a Cova da Iria foi um dos lugares visitados pelo Anjo de Portugal e, posteriormente, pela própria Virgem Maria, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Quanto a localização específica da Cova da Iria, é preciso conhecermos algumas informações sobre Portugal.

O país é dividido entre as regiões de Lisboa, Alentejo, Centro, Algarve, Norte e os Arquipélagos de Açores e Madeira, que são áreas autônomas.

O local em que a Virgem Santíssima apareceu aos pastorinhos está na região do Centro, em uma sub região chamada Médio Tejo.

O território ainda faz parte do Distrito de Santarém, que pertence à província da Beira Litoral. A Cova da Iria, especificamente, integra a cidade e freguesia de Fátima, no município (conselho) de Ourém.

É neste território português que a simplicidade de uma vida comum se entrelaça com o extraordinário.

Pois foi ali, em um lugar humilde, que três crianças que ajudavam a família pastoreando ovelhas presenciariam um evento que transformaria para sempre a história da humanidade.

Em Suas aparições, a Mãe de Nosso Senhor se revela aos pastorinhos, deixando um valioso chamado à conversão e oração:

.

“Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará.”

 

As palavras de Nossa Senhora soam como um bálsamo em tempos tão incertos.

A partir desse acontecimento extraordinário, a Cova da Iria se consagra como um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, atraindo peregrinos de diversos países.

Desse modo, a região passou de um lugar simples e desconhecido para um grandioso cenário de devoção, onde corações se abrem para receber as bênçãos da Virgem Maria.

.

As Aparições em Fátima

 

Em 1917, Lúcia dos Santos (de 10 anos), prima dos irmãos Francisco Marto (8 anos) e Jacinta Marto (7 anos), eram pastores de ovelhas na aldeia de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima.

A princípio, as humildes crianças foram testemunhas de três aparições do Anjo de Portugal.

Seguindo as instruções do Anjo, imediatamente intensificaram suas orações e penitências pela conversão dos pecadores e reparação dos pecados da humanidade contra Deus. 

Desse modo, em constante oração, preparam seu espírito para o que estava por vir, mesmo sem saberem. 

Foi então que em 13 de maio de 1917, a primeira aparição de Nossa Senhora aconteceu.

Os pastorinhos haviam retornado da Missa e cuidado das ovelhas. Depois de rezarem o terço, decidiram voltar para casa ao verem relâmpagos no céu, com receio de que chovesse. 

Quando passaram pela Cova da Iria, viram uma bela Senhora vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse:

 

“Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora.
Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.

 

Conforme prometido, Nossa Senhora aparecia a cada dia 13, no mesmo lugar da primeira aparição.

Ela pedia aos pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias e fizessem penitência pelos pecadores, pela paz no mundo e o fim da guerra.

O milagre, contudo, trouxe sérios problemas às crianças e seus familiares, principalmente com os políticos locais.

Sempre defendendo a verdade (de que haviam visto Nossa Senhora), eles sofreram com a pressão das autoridades, dos vizinhos e até do sacerdote e demais lideranças católicas.

Isso porque os líderes não acreditavam que a Virgem Maria tivesse aparecido para três pobres crianças, em um lugar tão humilde.

Além disso, por serem muito jovens, os pastorinhos poderiam ter imaginado as aparições, e por isso eram acusados de tê-las inventado.

Contudo, na data da última aparição, em 13 de outubro, Nossa Senhora fez um milagre a pedido de Lúcia, Francisco e Jacinta, a fim de que todos acreditassem neles.

(Você pode saber mais sobre este milagre clicando aqui). 

Resumidamente, todos que estavam presentes (juntamente com os pastorinhos) viram o Sol “girar em torno de si mesmo, num rodopio”.

 

Uma das fotos tiradas durante o Milagre do Sol, em 13 de outubro de 1917.

 

“Houve também mudanças de cor na atmosfera” e, por fim, o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançar ameaçadamente sobre a terra como se fosse para nos esmagar com o seu peso enorme e abrasador”, conforme relatado por um eminente professor de ciências de Coimbra.

O parecer do Dr. José Maria de Almeida Garrett se conclui com uma perplexidade: “Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de outubro, observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico“.

O acontecimento – difícil de ser imaginado – foi registrado em fotos e divulgado nos jornais da época.

A partir desta ocasião, muitos passaram a crer em Deus e na Virgem Maria. Além disso, pessoas foram curadas de enfermidades durante as aparições em Fátima. 

Dessa forma, as bênçãos de Nossa Senhora transcendem o tempo, fazendo com que, até hoje, milhares de pessoas visitem os lugares das aparições.

 

Onde fica a Cova da Iria hoje?

 

Atualmente, o território em que ficava a Cova da Iria está no Santuário de Fátima, intitulado pela Igreja como “Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

Neste Santuário, foi construído um grandioso altar a céu aberto, permitindo que milhares de fiéis demonstrem sua devoção à Maria e recebam suas bênçãos. 

Ao redor do altar, ficam a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capelinha das Aparições e o monumento ao Sagrado Coração de Jesus. A Azinheira Grande, árvore do local das aparições, é um símbolo de fé que resiste ao tempo.

No interior do Santuário, as urnas de Jacinta e Francisco guardam os restos mortais dos pastorinhos. Ao lado das urnas, repousa o corpo da irmã Lúcia, última vidente falecida aos 97 anos, em 2005.

A Cova da Iria recebe peregrinos de todos os lugares do mundo, inclusive jovens e crianças. (Foto: Santuário de Fátima)

Sendo assim, o local escolhido por Nossa Senhora para as aparições é um marco histórico e extraordinário da fé católica. 

Por isso, neste dia 13 de maio – aniversário da primeira aparição em Fátima – levaremos ao Santuário o nome de cada devoto informado nesta página

Clicando aqui, você pode participar deste momento único, gratuitamente e de onde estiver.

Além disso, você pode ter rosas enviadas em seu nome à Nossa Senhora de Fátima, em homenagem a esta data tão especial. Para isso, basta escolher aqui a quantidade desejada de rosas.

Portanto, clique aqui e aproveite a chance de ter seu nome no local das Aparições de Fátima. 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?