Nos bastidores: como viviam os pastorinhos fora das aparições? O que as pessoas achavam deles?

Num dia muito especial, a festa de Santo Antônio, aconteceu a segunda visita da Virgem Maria em Fátima.

 

bastidores aparição Fátima

.
Num dia muito especial, a festa de Santo Antônio, aconteceu a segunda visita da Virgem Maria em Fátima.


Neste momento, a primeira aparição já havia se espalhado por Portugal e muitas pessoas procuravam os pastorinhos para pedirem orações, esclarecimentos e até mesmo ouvir previsões.

Outros, no entanto, não acreditavam nas crianças, incluindo a mãe e as irmãs de Lúcia, que juntamente com os céticos, hostilizavam a pequena pastorinha.

Thomas Walsh, em seu célebre livro Nossa Senhora de Fátima, baseado nos próprios relatos de Lúcia, em 1947, trata fatos interessantes sobre a vida das pequenas crianças fora das aparições.


Esse é o relato dos momentos que antecederam a segunda aparição de Maria Santíssima, no dia 13/06/1917:

“Festa de Santo Antônio. Os pastorinhos de Aljustrel levaram o rebanho para o pasto muito mais cedo do que costumavam.

Lá pelas 9 horas estariam de volta, a fim de chegarem a tempo para a missa cantada das dez.

Antes mesmo que o sol começasse a tingir o céu lá pelo lado do poente, já as ovelhinhas estavam para fora do aprisco.

Lúcia tinha já, talvez, atingido a charneca, mordiscando o pão preto – os pastorinhos de manhã comiam assim, sem se sentarem a mesa – quando seu irmão Antônio lhe corre no encalço.

Havia gente em casa à procura dela.

Confiou o rebanho ao irmão e apressou-se em voltar.

Encontrou a casa cheia de gente, homens e mulheres, procedentes de diversos lugares […] a história da aparição de maio já correra pelas montanhas.

Muitos acreditavam nela. Outros eram apenas curiosos.

Um bom número levantara-se cedo para acompanhar as crianças, montanha acima, até a Cova da Iria. Lúcia estava contrariada.

Disse, entretanto, aos visitantes que, se quisessem acompanhá-la, teriam de esperar a sua volta da Missa.

E partiu para Fátima. Esperaram, pacientes, mais de duas horas junto à figueira, perto da casa.

Naturalmente, a presença de toda essa gente desagradou Maria Rosa (mãe de Lúcia) e as filhas mais velhas.

Comentários mordazes e palavras ásperas foram lançados como invectivas contra esse povo em geral e contra essa folia das crianças, em particular. Os peregrinos não desanimaram.

Esperaram tranquilamente passeando, rindo e conversando, despreocupados, até Lúcia voltar da Missa.


A caminho do local das Aparições

Seriam aproximadamente 11 horas quando a menina, finalmente, saiu de casa, ladeada dessa gente estranha.

‘Sentia-me amargurada nesse dia’, recordou Lúcia posteriormente: ‘o desprezo de minha irmã e a animosidade de minha mãe cortavam-me o coração.

Lembrava-me do tempos passados e perguntava a mim mesma onde estava afeição que minha família me devotava, não havia muito tempo.

E agora ser assim, seguida por toda essa gente desconhecida a me assediar de perguntas’.

Começou a chorar ao longo do caminho. Trazia ainda os olhos marejados de lágrimas ao chegar a casa dos Martos (Jacinta e Francisco).

‘Não chores’, disse Jacinta ao percebe-lhe os olhos úmidos e o tremor comovido dos lábios.

‘Certamente são estes os sacrifícios que o Anjo disse que Deus nos mandaria.

É por isso que sofres: em reparação e para converteres os pecadores!’.

Lúcia enxugou as lágrimas.

Seguidos do povo, dirigiram-se apressadamente pela estrada a fora e lá se foram os três, galgando as montanhas, atravessando as campinas, durante cerca de meia hora.

Na Cova da Iria, já outro grupo esperava por eles. Eram curiosos e devotos procedentes das choupanas próximas e de lugares distantes […] cinquenta pessoas ao todo.”


Rezaram um terço juntos quando iam começar a Ladainha de Nossa Senhora os pastorinhas viram um forte relâmpago e correram para debaixo da Azinheira.

Os ali presentes cercaram-lhe e então se deu a segunda aparição de Nossa Senhora de Fátima.

.
*  *  *

.
bt_oferta_ADF-1 (1)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?