Como se constata um milagre do ponto de vista científico segundo o Bureau Médico de Lourdes

Doentes em LourdesO Bureau Médico tem sede na própria cidade de Lourdes, e está sempre à disposição de quem se apresente. É composto por médicos de todas as especialidades, católicos ou não católicos.

Qualquer médico presente pode assistir à verificação de cura que esteja sendo feita. O fiel que se julga beneficiado pode se apresentar lá. Nessa ocasião é elaborada uma ficha clínica do caso e feito um reconhecimento médico.

No momento de se apresentar ao Bureau, é fundamental que o interessado vá acompanhado da documentação que comprove o estado da doença antes da cura (resultados de exames, atestado médico sobre a natureza e gravidade da doença etc.). Milhares de casos não foram aceitos para estudo por carência desse tipo de documentação, apesar de parecerem verdadeiros milagres.

Doente em carrinhoQuando o Bureau julga — à luz dos documentos e da análise in loco — que o caso tem características extraordinárias, o interessado é convidado a voltar dentro de um ano, para verificar se a cura é durável.

Houve casos de fiéis que voltaram até vários anos consecutivos para conferir que a cura era definitiva.

Quando os médicos do Bureau, após atento exame, se pronunciam pela inexplicabilidade da cura, todo o dossiê é encaminhado a uma segunda instância: o Comitê Médico Internacional de Lourdes — CMIL.

O CMIL é inteiramente independente e nem sequer tem sede em Lourdes. Ele revisa todos os dados, pode proceder a novas investigações e análises, e até ao exame da pessoa curada, ou consultar especialistas alheios ao Comitê.

lourdesSatisfeitas todas as exigências, os membros do Comitê devem responder a uma série de 16 perguntas, que não deixam margem a objeção alguma sobre a natureza da cura.

Por fim, devem responder “sim” ou “não” à pergunta: “A cura constatada em ……. constitui, nas condições em que aconteceu ou se mantém, um fenômeno contrário às observações e às previsões da experiência médica, sendo cientificamente inexplicável?”.

Caso pelo menos dois terços votem pelo sim, o dossiê com o parecer final é encaminhado para o Bispo da diocese do miraculado, para eventual proclamação canônica. O processo todo costuma durar anos.

Fonte: Blog Lourdes

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Elisabete veiga tebbutt
    18, dezembro, 2009 em 11:29 | #1

    Apesar da minha devocao por a SENHORA DE LURDES a SENHORA DE FATIMA sempre esteve no meu coracao e na minha vida nas minha horas de tristeza peco forca para as duas quando Deus me conceder a vitoria com certeza irei ver LURDES e darei uma chegada ate FATIMA para pedir sua bencao. obrigada

  2. Elisabete veiga tebbutt
    18, dezembro, 2009 em 11:29 | #2

    Apesar da minha devocao por a SENHORA DE LURDES a SENHORA DE FATIMA sempre esteve no meu coracao e na minha vida nas minha horas de tristeza peco forca para as duas quando Deus me conceder a vitoria com certeza irei ver LURDES e darei uma chegada ate FATIMA para pedir sua bencao. obrigada

  3. Elisabete veiga tebbutt
    18, dezembro, 2009 em 11:17 | #3

    Sou devota da SENHORA DE LURDES tive uma filha que nasceu no dia dela mas infelizmente faleceu com 16 anos em um dia de natal, meu marido tambem faleceu muito cedo, assim que terminar o livro que estou escrevendo tenho planos de visitar Lurdes e pagar minha promeca para isso peco muita saude para mim e meus filhos. Obrigada

  1. Nenhum trackback ainda.

 

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Os Três Pastorinhos de Fátima: Jacinta salva um pecador com suas preces Leia Mais +
  • Nunca te contaram como entreter seus filhos ao catolicismo enquanto se divertem? Descubra Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade