Como Deus atua nos acontecimentos humanos ?

Pergunta — Sou católico apostólico romano e aceito sem hesitação e com amor todos os ensinamentos da Santa Igreja. Mas sei que sempre se pode crescer no conhecimento dos princípios da fé católica. Gostaria de saber como é que Deus atua nos acontecimentos humanos, interferindo neles e modificando o seu curso, principalmente no que se refere ao mundo material. No campo espiritual, não parece haver maior problema, pois, se peço a conversão de uma pessoa, Deus pode dar-lhe uma graça. Se ela cooperar, tornando-a eficaz, se converterá. Porém, se se trata de uma pessoa doente, e peço a sua cura, como é que Deus faz para devolver-lhe a saúde? E quando se trata de efeitos cósmicos –– como a estrela que guiou os Reis Magos a Belém, ou o chamado Milagre do Sol, que aconteceu no dia e hora previamente anunciados em Fátima –– como são produzidos? Deus modifica nesses casos as leis físicas por Ele mesmo estabelecidas, para atender às nossas súplicas ou para transmitir certos sinais aos homens?


Resposta de Monsenhor José Luiz Villac — A pergunta põe em foco um grande tema da doutrina católica, que é o da Providência divina, e indaga como é que se produz concretamente essa atuação de Deus governando o mundo.

Convém, antes de mais nada, usar de uma pequena — mas importante — precisão nessa questão, que é desfazer a idéia de que Deus criou o mundo, estabeleceu as regras do seu desenvolvimento, e depois retirou-se egoisticamente aos esplendores de sua mansão celeste. É o que alguém poderia grosseiramente deduzir do livro do Gênesis (2, 2-3): “Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da criação”.

Não foi essa a divinamente inspirada intenção do Autor sagrado, e sim indicar que a Criação do universo estava terminada.

Após a Criação, continua a atuação de Deus

ciencia_fe02Foto – Não há unanimidade entre os intérpretes da Sagrada Escritura sobre a natureza da estrela que guiou os Magos até Belém, mas poderia ser algum asteróide tangido pelos anjos

Mas se a Criação estava encerrada, não o estava a atuação sapiencial e misericordiosa de Deus, como ensina o Catecismo da Igreja Católica : “Depois de ter criado, Deus não abandona a criatura a si mesma.

Não só lhe dá o ser e o existir, mas a cada instante a mantém no ser, lhe dá o agir e a conduz ao seu termo”. O que já São Paulo lembrava em seu célebre discurso no Areópago de Atenas: “Nele [em Deus] vivemos, e nos movemos e existimos” (Act. 17, 28).

Por isso, prossegue o Catecismo da Igreja Católica (nºs. 302-303): “Deus guarda e governa, pela sua Providência, tudo quanto criou, ‘atingindo com força de um extremo ao outro e dispondo tudo suavemente’ (Sab. 8, 1). […] É unânime, a este respeito, o testemunho da Escritura: a solicitude da divina Providência é concreta e imediata, cuida de tudo, desde os mais insignificantes pormenores até aos grandes acontecimentos do mundo e da história. Os livros santos afirmam, com veemência, a soberania absoluta de Deus no decurso dos acontecimentos: ‘Tudo quanto lhe aprouve, o nosso Deus o fez, no Céu e na Terra’” (Ps 114, 3).

A Providência e as causas-segundas

O mesmo Catecismo (nºs. 306 e 308) esclarece: “Deus é o Senhor, soberano dos seus planos. Mas, para a realização deles, serve-se também do concurso das criaturas. […] Esta é uma verdade inseparável da fé em Deus Criador: Deus age em toda a ação das suas criaturas. É Ele a causa-primeira, que opera nas e pelas causas-segundas: ‘É Deus que produz em nós o querer e o operar, segundo o seu beneplácito’”(Philip. 2, 13).

Embora, em seguida, o Catecismo aplique este texto às criaturas racionais, o princípio vale também para as criaturas inanimadas, como os astros ou as que produzem os fenômenos atmosféricos em geral, por exemplo. Não há unanimidade entre os intérpretes da Sagrada Escritura sobre a natureza da estrela que guiou os Magos até Belém, mas poderia ser algum asteróide tangido pelos anjos.

Neste caso, seriam as causas-segundas agindo a mando de Deus, segundo as leis dos movimentos dos corpos celestes. Ou então um milagre feito diretamente por Deus, fazendo aparecer uma estrela que antes não existia. Está no poder de Deus proceder de uma forma ou de outra. Como aconteceu concretamente, não o sabemos, mas… “Creio em Deus Pai todo-poderoso…”!

O perigoso naturalismo obsessivo

ciencia_fe01Foto – “Deus guarda e governa, pela sua Providência, tudo quanto criou”, fazendo assim com as galáxias no Universo

Nesta questão, cumpre evitar todo naturalismo obsessivo, que procura explicar tudo por fenômenos naturais, rejeitando a possibilidade de Deus suspender, quando quiser, a aplicação das leis por Ele mesmo estabelecidas. Neste caso, estaremos diante de um fenômeno sobrenatural, portanto de um milagre, no sentido estrito do termo.

Foi exemplo desse naturalismo um livro, muito em voga em meados do século passado, intitulado E a Bíblia tinha razão. O autor procurava mostrar que todos os milagres narrados no Antigo e no Novo Testamento correspondiam a fatos que tinham efetivamente ocorrido, porém se explicavam por causas inteiramente naturais. Assim, para o autor desse livro, tinha razão a Bíblia em apresentá-los como fatos históricos, não porém como fatos miraculosos.

Parece referir-se a esse livro um escritor norte-americano que, por sua vez, escreveu um opúsculo sobre o chamado Milagre do Sol. Desse opúsculo, a Enciclopédia de Fátima, editada com o apoio do Santuário de Fátima, publicou um extrato no qual o autor observa: “Importa lembrar que a travessia do mar Vermelho pode ter sido possível devido à ação de um vento leste invulgarmente forte; que um terremoto poderá ter secado as águas do Jordão para que os israelitas pudessem atravessá-lo a pé enxuto; que o sol terá deixado de se mover no céu, obedecendo à ordem de Josué, por meio de um prolongamento psicológico do dia, causado por uma tempestade de granizo súbita e muito forte que dizimou os amalecitas” (Stanley Jaki, op. cit., Princípia Editora, Estoril, maio de 2007, p. 357).

Possibilidades tão sui generis, que ademais nunca se repetiram, merecem o seguinte comentário espirituoso: “É mais fácil acreditar no milagre do que nessas hipóteses inverossímeis…”

Quanto ao Milagre do Sol, o autor apela para um fenômeno atmosférico denominado “lente de ar”, do qual só se começou a falar a partir da década de 1950. Resultaria de um movimento rotativo numa massa de ar, a qual, se se encher de gelo, poderia fragmentar a luz do Sol em algumas cores do arco-íris, produzindo assim um espetáculo como o que ocorreu em Fátima em outubro de 1917.

Não obstante, o autor não é cético: “Se considerarmos que aquilo que foi observado na Cova da Iria foi uma lente de ar, teremos em mãos a possibilidade de encará-lo como um milagre físico” (p. 357). E acrescenta que essas ocorrências “são miraculosas na medida em que são imprevisíveis e muito raras” (p. 358). Ora, o Milagre do Sol correspondia a um pedido de Lúcia, e foi prometido por Nossa Senhora na terceira aparição, três meses antes. Mas o fenômeno físico da “lente de ar” — “imprevisível e muito raro” — foi ocorrer precisamente no dia e na hora anunciados! Acredite quem quiser…

De qualquer modo, não há como deixar de reconhecer que nisso entrou uma interferência de Deus nos fenômenos físicos, ainda que operando por meio de seus anjos, através das causas-segundas: um milagre, portanto.

Questão das curas milagrosas ou não

Falta tratar do tema das curas que pedimos a Deus em nossas orações.

Nem sempre, para atender nossos pedidos, precisa Deus atuar diretamente no plano físico ou corporal. Ele pode fazer com que a pessoa que pretendemos beneficiar encontre um médico que receite um bom remédio ou um tratamento eficiente. Mas pode ser também que a doença seja incurável, e neste caso Deus intervém de maneira miraculosa, fazendo-a desaparecer de um modo que permanece misterioso para nós e para os médicos. A estes resta apenas reconhecer que a cura não tem explicação natural.

Assim tem sido em Lourdes, onde funciona um centro médico aberto a todos os médicos, crentes ou não, os quais têm atestado essas curas inexplicáveis. É o milagre, a intervenção de Deus que supera o nosso entendimento, mas que está no poder d’Ele, infinitamente sábio, poderoso e bom!

Fonte: Catolicismo

banner300x250_opcao01

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • Concordo consigo José Reinaldo Feitoza da Silva…O mundo endureceu, os corações endureceram…Sou filha de dois pais médicos a minha mãe completamente descrente e peço a Salvação deles, assim como a minha e de todos…

    Resposta
  • Não sei se sou tôlo, ingênuo ou simplesmente hipócrita e simples de mais, mas tenho tantos defeitos, contudo não ao ponto de não entender, e tentar desqualificar, como
    muitos cientistas, intelectuais , e arrogantes, tentam, desmerecer o poder , a infinita
    grandeza, misericórdia e concepção divina de Deus. Volto a dizer, isto explica sim
    plesmente, porque do advento do Filho de Deus, tanta gente nasce, e sequer tem a
    sensibilidade de conhecer a Deus, legado miserável deixado por seus pais e ascenden
    tes, que lamentávelmente também não quiseram ou não deram importância A Esse Ser
    Maravilhoso que É Nosso Deus. Infelizmente desde intelectuais, pessoas nas quais
    Deus propiciou de tudo, mas não é a toa que por suas descrenças que o mundo terreno
    está cruelmente violento, no desamor e nojento.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?