Comemore a Festa de Nossa Senhora do Carmo com esta importantíssima reflexão para os dias atuais! Ela é imprescindível a todo filho de Maria Santíssima:

A Consagração mais completa e perfeita a Nossa Senhora deve ser o ponto capital de nossas vidas.

Dr. Plínio Correa de Oliveira – grande líder católico brasileiro.

Consagração a Nossa Senhora: elemento capital de nossa vida.

Em matéria de piedade devemos evitar que fiquemos apenas em superficialidades. Com efeito, certos espíritos podem facilmente cair na ideia de que a simples oração é suficiente para nos manter ligados a Nossa Senhora.

A consagração a Nossa Senhora, por exemplo, feita habitualmente de modo tão solene e festivo, fala muito aos sentidos e à imaginação.

Por isto mesmo podem certas pessoas facilmente formar a ideia de que o simples ato estabelece entre nós e Nossa Senhora um vínculo tão profundo, que basta por si mesmo e para todo o sempre, sem mais deveres, para nos manter unidos a Ela.

Tal é a condição do homem nesta Terra que, mesmo as melhores coisas e as mais louváveis são suscetíveis de abuso. Não porque nelas haja qualquer coisa de mal, mas porque o mal está no homem, cuja natureza decaiu com o pecado original.

Assim se pode dizer que essas exterioridades tão úteis, tão oportunas, tão sábias, tão necessárias à natureza do homem, podem, entretanto, ser usadas de modo errado, fazendo com que todo o significado do ato seja esquecido.

Realmente, é preciso que nos compenetremos bem de toda a essência da nossa vinculação a Nossa Senhora, por meio de uma consagração especial e interior
a Ela.

Esta, sim, é o elemento básico da nossa condição de escravos da Santíssima Virgem.

O principal, portanto, é que a consagração a Nossa Senhora conserve e aumente em intensidade ao longo da vida inteira.

Deve-se pois compreender que é nessa atitude que consiste o liame que nos prende a
Nossa Senhora.

Assim portanto é de capital importância que nossa consagração a Nossa Senhora seja por nós reputada como o elemento capital da nossa vida.

Em que consiste a verdadeira consagração a Nossa Senhora

Se estas verdades são muito fáceis de enunciar e por si mesmas se provam, entretanto é mais difícil precisar bem no que consiste a verdadeira consagração a Nossa Senhora.

E especialmente de que modo essa consagração deve efetivar-se em nosso século.

A característica de apostolado de leigos – como é o nosso – consiste em agir no seio da sociedade civil para promover a salvação das almas por todos os meios lícitos, inclusive pela impregnação do espírito da Igreja em todos os valores próprios à esfera temporal.

Não se trata portanto, para nós, de evitar as coisas do século enquanto tais, não se trata de fugir para uma Tebaida ou para o recesso sagrado de uma ordem estritamente contemplativa, nem sequer de vivermos a vida conventual numa ordem consagrada ao apostolado externo.

Trata-se para nós, isto sim, de ordenarmos para Deus os valores do século, que foram criados para Ele e dos quais se deve exigir que Lhe dêem glória. Trata-se de comunicar a esses valores o seu verdadeiro caráter cristão.

Necessidade de conhecer os elementos positivos e negativos da época em que vivemos

Em tais condições, é preciso termos uma ideia exata de como a consagração a Nossa Senhora se realiza no século. Mas falar do século apenas em tese é dizer pouco.

Cumpre tomar em consideração como a sociedade temporal vive em nossos dias e as peculiaridades da época em que estamos. Fazendo-o, devemos ter em mente os elementos positivos bem conhecidos, mas não devemos esquecer o elemento negativo.

Quem é o príncipe deste mundo? Qual é o inimigo ao qual nós não devemos servir? Qual é aquele outro “senhor”, que também nos pede que nos consagremos a ele e que é incompatível com a Senhora Excelsa a quem protestamos servir?

Sem que recusemos a este “senhor” toda forma de serviço e vassalagem, sem que o combatamos sempre e por toda parte, nossa consagração a Nossa Senhora não será verdadeiramente plena.

E assim nós passamos de termos genéricos de nossa tese para o ponto flagrante de nossa consagração, como ela deve ser realizada em nossa vida de filhos da Igreja militante.

Isto implica em perguntarmos no que consiste a consagração a Nossa Senhora de nossas pessoas e dos genuínos valores da sociedade temporal.

Deus, causa final do universo

A noção corrente a tal respeito, inteiramente verdadeira e imensamente preciosa, parte da consideração de Deus como “causa final do universo”.

Sendo Deus o fim de todas as coisas, é normal que todas sejam ordenadas para Ele, o que se dá mediante a ordenação de todos para o cumprimento da Lei, a salvação das almas e a exaltação da Igreja na Terra.

São tão verdadeiros, tão claros e tão conhecidos estes princípios, que não me deterei em os expor mais longamente.

(Continua…)

*   *   *

Fonte: Trechos da conferência do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira,  em 15.11.58 – “Mensageiro do Carmelo” – n. especial, 1959

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • Oração à Nossa Senhora do Carmo:
    Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção.
    Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso Divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolei-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.
    Nossa Senhora do Carmo, libertai as benditas almas do purgatório. Amém.

    Resposta
  • Salve Nossa Senhora do Carmo,interceda junto a Jesus e que ele renove a minha saúde.Louvado seja a Santíssima Trindade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?