Catecismo de Nossa Senhora – Virgindade perpétua de Maria Santíssima

40 – Maria Santíssima tornou-se Mãe como as outras mulheres?
Por um singular privilégio de Deus, Maria Santíssima foi mãe conservando sua virgindade antes do parto, durante e depois do parto, durante toda a sua vida conservou intacta sua pureza original e virginal.
41 – A Virgindade perpétua de Maria Santíssima é um dogma de fé?
Sim, é uma verdade de fé católica definida pela Igreja em seus concílios, especialmente o de Latrão (649) e o III de Constantinopla (680) que definiram a “ilibada virgindade de Maria Santíssima, antes do parto, durante e depois do parto”.
42 – Em que se baseou a Igreja para essa definição dogmática?
Como sempre, a igreja foi conferir essa verdade na Bíblia e na Tradição. Os textos da Bíblia são claros:
“Eis que a Virgem conceberá e dará a luz e o nome deste será Emanuel” (Isaías 7,14). Pelo contexto se vê que Isaías designa esse acontecimento como um grande sinal de Deus, como um grande prodígio. Ora não há prodígio algum quando uma mulher tem filho deixando de ser virgem. O sentido desse oráculo de Isaías é confirmado por São Mateus que, depois de relatar a anunciação do anjo a Maria, acrescenta: E tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito por Deus ao profeta: “Eis que uma virgem…” (Mat. 1,22)
43 – Poderia especificar melhor os textos que se referem a Virgindade perpétua de Maria Santíssima?

a) Antes do parto: (além do texto de Isaías já citado) “O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma Virgem (…) e o nome da Virgem era Maria … Maria disse ao anjo: Como se faria isso, pois eu não conheço varão? Respondendo o anjo disse-lhe: O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lc. 1,26 e 34-35). E Virgem permaneceu, quando concebeu em seu seio o Filho de Deus, pois essa conceição foi “por obra do Espírito Santo” (Mat. 1,18), sem conhecer homem.

b) Durante o parto: com uma descrição delicadíssima, São Lucas nos persuade de que Maria Santíssima conservou sua virgindade no ato mesmo de tornar-se Mãe do salvador: “Chegou para ela o tempo do parto e deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e pôs numa manjedoura” (2,6). Maria Santíssima, nesse relato, não aparece como sujeita às dores e fraquezas que são o preço natural da maternidade. São Lucas não poderia ter falado assim, se Ela tivesse dado à luz da maneira comum.

c) Depois do parto: é o que conclui do mesmo texto de São Lucas já citado. Pelas palavras de Maria Santíssima ao anjo vê-se claramente seu propósito de virgindade. Estando já desposada com José, Ela diz: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?” Em outras palavras: “Como me tornarei mãe, tendo o propósito de não conhecer varão?”

Como seria possível que, depois do parto milagroso, Ela deixasse esse propósito, esse voto de virgindade? Tamanha ingratidão para com Aquele que milagrosamente lhe conservara a virgindade antes e durante o parto é inconcebível na Mãe de Deus.
Além disso, era de suma conveniência que o Filho Unigênito do Pai eterno fosse também, segundo a carne, o Unigênito da Mãe.
44 – Mas a Bíblia fala que Jesus teve irmãos. Logo, Maria teve outros filhos?
A Bíblia se refere a quatro pessoas como “irmãos de Jesus”. Mas, isso não permite concluir que sejam irmãos carnais de Jesus.
De fato, três desses “irmãos de Jesus” tem seus pais nomeados na Bíblia:

1)  Tiago – é Tiago, o apóstolo (Gal 1.19); o Menor (Mc. 15.40), cujo pai é Alfeu (Mat. 10,3)

2)  José – é irmão carnal de Tiago, pois ambos são filhos de uma das 3 Marias que estiveram ao pé da Cruz (Mt. 27,56) e cujo pai é também Alfeu.

3) Judas, o Tadeu é também irmão de Tiago (Jd 1.1), cujo pai é Alfeu. São Lucas o chama de Judas de Tiago (6.16).

Os quarto “irmãos de Jesus” é Simão, cujos pais não estão na Bíblia. Mas o antigo historiador Hegezipo (séc II) informa que ele é filho de Cléofas, esposo de Maria, irmã da Mãe de Jesus (Jo. 19,25). É, pois, primo de Jesus.
45 – São Mateus (1,25) diz: “José não a conheceu até que ela deu à luz”. Isso não quer dizer que depois de dar à luz José a teria conhecido?
A expressão “até que” é um hebraísmo da Bíblia que significa “sem que”, invertendo-se os termos da frase. Significa, então, que Maria Santíssima “deu à luz sem que José a tivesse conhecido”.
São incontáveis os exemplos disso na Bíblia. Eis apenas um “O coração do justo está firme e não temerá até que veja confundidos seus inimigos” (sl 111. 8). Ora, se não temeu antes, não temerás depois. O sentido da frase é “os inimigos serão confundidos sem que o coração do justo tema”.
Assim, São Mateus quis apenas afirmar que “Maria concebeu sem que José a tivesse conhecido”.
Fonte: Catecismo de Nossa Senhora – resumo do livro “Maria ensinada à Mocidade – pequeno Catecismo de Nossa Senhora” publicado em 1915.  

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?