Big Brother – o retrato do que há de pior em nossa sociedade

Aristóteles (384 – 422 a. C) havia proposto que a felicidade é o bem sempre desejado pelo homem e que a prática das virtudes, capitaneadas pelas virtudes cardiais – Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça –, é o único meio de construir uma sociedade onde seja possível a felicidade. Ensinou também que as virtudes deviam ser a primeira preocupação da sociedade na educação das crianças. A Tradição católica, especialmente através de Santo Tomás de Aquino, assumiu preciosos elementos da ética Aristotélica, percebendo que as doutrinas de Aristóteles, com as devidas correções, ajudavam entender, por via racional, a revelação cristã.

Tendo como horizonte de vida as virtudes cardiais, a tradição cristã procurou sistematizar também a compreensão do mal moral, mostrando que os pecados todos têm como raiz os chamados vícios(pecados) capitais: Soberba ( orgulho, desejo de poder, vaidade, sucesso…), Inveja, Cólera (ira, raiva…), Preguiça, Avareza (cobiça…), Gula e Luxúria.

Segundo notícias e comentários de pessoas conhecidas, no Big Brother Brasil há suspeita inclusive de estrupo em cena de sexo, regada a cerveja. E, segundo o Google, na Inglaterra, “depois de umas grades de cerveja e de umas caixas de vinhos, os 14 concorrentes ficaram tão desinibidos que resolveram promover uma festa desnudos na piscina.” Mais: “Os produtores do Big Brother não acreditaram quando viram que triângulos amorosos começaram a surgir em cada quarto da casa, segundo o jornal Daily Star”.

Eis aí como o que há de pior em nossa sociedade (a droga do álcool e a luxúria, juntos, pecados contra a virtude da temperança) se torna meio de ganhar dinheiro (avareza). A Soberba se encarrega de transformar em degradação até mesmo aquilo que há de mais elevado no ser humano.

Nossa Senhora, tende piedade de nós!

A Soberba, segundo a doutrina católica, está presente toda a vez que a pessoa mente para si mesmo, fazendo soar como verdadeira a negação da verdade. Assume-se o lugar de Deus, que nos deu os mandamentos para indicar-nos o caminho que conduz a pessoa e a sociedade ao verdadeiro bem (a Paz).

Santo Tomás, ao falar dos pecados capitais, afirma que estes “são sumamente atraentes, tanto que por eles o ser humano comete muitos outros pecados”. Santo Agostinho experimentou esta verdade até à exaustão: “…mas eu caminhava em meio às trevas, por um caminho escorregadio, procurando a Ti fora de mim, e não achava, pois tu és o Deus do coração. E então cheguei ao fundo, desprovido de esperança, já perdida em mim a fé de ver a verdade face a face” (As Confissões,Liv. 6).

A Soberba está presente na luxúria e na gula (a voracidade do prazer da comida e da bebida) quando se promove a degradação humana e ofende a divina sabedoria. Toda tentativa de justificar o pecado é violência à verdade e ao testemunho da própria consciência. É assim que a miséria moral, apelidada de amor, se torna linda, conforme soube que afirmou Pedro Bial comentando cena recente do BB brasileiro. Ora, uma afirmação como esta no contexto do BB – “o amor é lindo” – traduz exatamente o esforço em transformar em beleza o mau gosto e o vazio de valores de ânsia do sucesso e do dinheiro fácil.

Big Brother é um escárnio – uma espécie de vômito – contra tudo o que ainda existe de resto de moral sadia na sociedade. É atentado violento ao pudor colocado na vitrine midiática, ao alcance de todos.

Fala-se que o Big Brother retrata a sociedade. Aqui é necessária uma correção: “retrata o que de pior há em nossa sociedade” para satisfazer a gula doentia que, estimulada, salta para fora e passa a fazer parte da “normalidade” da vida. O Big Brother estimula esse tipo de comportamento ao conseguir empolgar telespectadores e envolvê-los nesse jogo sujo. É uma forma de exaltar a realidade doentia na sociedade e ao mesmo tempo produzir rejeição ao que é bom e honesto.

Fonte: Com base neste texto do Blog do prof. Felipe Aquino

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

14 Comentários

  • a televisao nao tem nada de bom se vemos um notisiario e so tragedia sem falar nos progamas tipo ese tal de bb. carnisa pura nao sei como tem gente que se presta a isso ficar o dia e noite na frente de uma televisao vendo porcaria o dia todo que JESUS E NOSSA SENHORA passe na vida dessas pessoas.deranmando o seu amor agape na vida deles.AMEM

    Resposta
  • É uma indescencia ver q/ a televisão só apresenta imoralidades através desse BBB, q/ fica sendo a maior aberração , principalmente a um lar cristão q/ ñ ker assistir , mas se kiser assistir algo depois dele acaba assistindo e participando em kem sai ou fica. Hj em dia ninguem mais se volta ao lado cristão, q/ a vida insiste em fazer c/ q/ tds vejam e perseverem por ele. Ñ.! é mto dificil seguir as leis cristãs, pois prá serem perdoados precisam confessarem-se e confissões já é ultrapassados por mtos e por ai vai, só Deus sabe cm o mundo se encontra totalmente desprotegidos, frios até mornos, pois viraram mtoa ateus p/ seguir uma religião mais livre , poendo serem perdoados sem sacrificios nenhum.

    Resposta
  • “Big Brother” o que há de mais podre e sujo,colocado no ar pela Televisão .Tanto gasto para que as mentes das pessoas se lixo e dos piores.A degradação do nosso povo está tão cheia de imoralidade ,que não percebe, e dizem ser este”programa”, instrui pois mostra a realidade da vida atual,a vida real dos nossos dias ,mostrando àqueles que o assistem a ver toda aquela imundície, como coisa “natural, normal ” paros dias de hoje.Desprezível e triste realidade,onde os valores morais desapareceram em todo o seu âmago.,disfarçados pelas festas e futilidades.Que o Senhor tenha piedade dessa gente!Maria Santíssima peça a Jesus pelo nosso povo tão carente do Amor de Deus ,e não sabe discernir o que é bom para suas famílias,seus filhos,suas vidas.Não há mais noção sobre a realidade da família,formada com amor,respeito,princípios morais e religiosos.Como chegamos a essa triste realidade? Clamemos para que se derrame sobre nosso País,nossas casas ,nosso povo a Misericórdia e Bondade do Senhor venha sobre todos nós trazendo-nos a Fé, o Amor e a Confiança em dias mlhore…

    Resposta
  • MÃEZINHA DO CÉU, ROGO PELA FÉ QUE HOJE EM DIA ESTÁ FORA DO PENSAMENTO DOS SERES HUMANOS .
    ROGO TAMBÉM PELA MORALIDADE… PUDOR…DIGNIDADE…PAZ…SAÚDE…HUMILDADE…SABEDORIA PARA SEMPRE ENTENDER AS VONTADES DE SEU FILHO JESUS.
    MÃEZINHA DO CÉU, ROGO PELA CURA ESPIRITUAL DE MINHA FILHA QUE POR HORA ESTÁ SEM MOTIVOS, SEM SONHOS DE UMA VIDA MELHOR. QUE ELA SEJA CONTEMPLADA COM DISCERNIMENTO E SABEDORIA PARA SABER O QUE ESTÁ ACONTECEDO.AMÉM

    Resposta
  • Somente aqueles que não conhecem a Palavra,não se apercebem de que estamos já no “início das dores”,conforme está escrito.Fome,enchentes,guerras,inundações,peste, conflitos em família,destruição de lares estáveis,assassinatos de pais, irmãos,maridos e esposas,abuso de inocentes,muitas vezes por aqueles responsáveis pela proteção dos menores,crimes hediondos,violência de toda espécie entre humanos,são sinais evidentes da confirmação divina daquilo pelo qual a humanidade vai passar.O declínio dos valores morais e religiosos é uma realidade e esse programa do qual nem gosto de repetir o nome, é mais uma amostra confirmadora desta realidade na qual vivemos.Por essa razão,todo o repúdio demonstrado por nós,cristãos,a esse lixo de programação que tentam nos impingir é pouco, diante do muito que ainda podemos e devemos fazer.Tvs desligadas ou mudadas de canal nesse horário,abaixos-assinados por melhores opções,vozes unidas em prol de escolhas melhores e saudáveis para o entretenimento da família…o que nos impede?Vamos aprender a dizer NÂO,a dar um BASTA em tudo o que não edifica a sociedade!A responsabilidade é nossa,como cidadãos do bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • QUE NESTE MOMENTO, EU ESTOU PEDINDO A DEUS, JUNTAMENTE A NOSSA SENHORA, A MÃE E RAINHA DE VOSSO FILHO, JESUS CRISTO MISERICORDIOSO, A FORÇA DE VOSSAS MÃOS SANTAS E CHEIA DE MILAGRES SOBRE TODOS NÓS…QUE PEDIMOS TANTO A VOSSA AJUDA, EU PRECISO DE VOSSA BENÇÃO A TODOS MOMENTOS DE MINHA VIDA…PORQUE VOZ TARDA MAS NÃO FALHA, VOZ O MEU DEUS…É TUDO PARA MIM NESTE MOMENTO, POR QUE SEM VOZ EU NÃO SOU NADA, SEM A VOSSA FORÇA EU NÃO VIVO…ENTÃO MEU DEUS E MEU SENHOR JESUS DE NAZARÉ, FILHO DE MARIA SANTÍSSIMA…ME ABENÇOE … AMEM

    Resposta
  • ONDE ESTAO AS AUTORIDADES? E A SENSURA?
    IMAGINEM VCS, HOJE EM DIA EXISTEM MUITOS ORGAOS CONTRALADORES DA NATUREZA, COMO IBAMA, FATIMA (NO SUL), E MUITOS OUTROS……AGORA EU PERGUNTO, QUAL E A OBRA-PRIMA, FEITA PO DEUS….MAIOR QUE TODA A NATUREZA INTEIRA…..”O HOMEM”….PODE UM HOMEM C/ PROCRIAR??? NNNAAAAAOOOOO…….UMA MULHER C/ OUTRA, PROCRIAR????NNNNAAAAOOOOO……MEU DEUS!!!!!!….E AS AUTORIDADES ADMITEM ISTO!!!!!!
    CUIDEM…… ASSIM NAO VAI DURAR POR MUITO TEMPO….. SODOMA E GOMORRA NAO ERAM TAO RUIM ASSIM. FELIZMENTE, O FIM ESTA PROXIMO!!!!!DEUS SEJA LOUVADO.!!!!AMEM.

    Resposta
  • QUERIDA MÃE MARIA\! PEÇO QUE ROGUE PELAS PESSOAS QUE PROGRAMAM ESTES ABSURDOS QUE NÃO TEM NENHUM CONYRÚDO PERDOE ELAS E . SALVE MARIA.

    Resposta
  • Que Deus e N.Sra.nos conceda todos os dias, dias muito felizes com suas bençãos.Neste hora
    rio eu desligo a televisão.

    Resposta
  • Como é bom ler um artigo que nos mostra a realidade da má qualidade de programação.
    Diante dessa podridão que uma parte da sociedade se dispõe a ter tempo para isso,a outra parte da sociedade que tem a familia voltada para as coisas de DEUS,sabe o que é ser feliz e amar.Sabem como retribuir uma ação caridosa.Pena que a midia não se preocupa em trazer programas mais produtivos e educativos e que evangelizam.
    Que DEUS nosso PAI,derreme sobre nós suas bençaos e que não nos permita desviar do caminho que nos leva a luz.Que Nossa Senhora nos mantenha firmes em nossa fé.Amém!

    Resposta
  • @ue a nossa senhora das Graças abenções meusn filhos e meus netos especialmente meu neto josé lucas sempre com a mão diVINA SOBRE ELE .OBRIGADO AMÉM.

    Resposta
  • Eu não entendo como é que a censura não toma uma atitude contra este programinha nojento, apesar que nas novelas e filmes também são expostos como banalidade todas as perversões do ser humano, mas é muito desagradável e constrangedor ser obrigado a ver estas porcarias já que são impingidas ao espectador. Os jovens que não tem firmeza moral já que a educação tanto no lar quanto fora é tão deficiente, certamente com tanta propaganda acham normal estes comportamentos tão degradantes. Participantes sem moral, sem educação, sem respeito, sem pudor, sem religião, sem noção de valores, sem caráter, sem personalidade, enfim me desculpem a análise mas parecem a escória da sociedade. Nunca tive a menor curiosidade em assistir isto, mas infelizmente as chamadas são jogadas à todo instante na nossa cara durante a programação, isto faz com que deixemos de assistir programas deste canais.

    Resposta
  • Mamãe do Céu santissima virgem Maria vos rogo com toda minha Fé, pela Saúde de meu marido Wilson Rosa Monteiro e pela minha Saúde tambem, prepciso de forças para poder cuidar de todos que estão ao meu redor e estar aqui qd a ass Social vier visitar meus sogros e meu marido para conceder ao Wilson a Curatela Definitiva de seus pais, se esta for a vontade divina de seu filho, nosso senhor Jesus Cristo filho de DEUS Pai todo poderoso, peço que Eu e Wilson tenhamos muita PAZ em nossos corações e humildade, que façamos tudo com vossas graças sobre nós, dando dicernimento e sabedoria para fazer o mais certo possivel, Abençoai-nos mamãe do céu querida, Amem

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?