Bento XVI: “é necessário voltar ao confessionário”

confessionarioPor Patricia Navas (agência Zenit)

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 11 de março de 2010 (ZENIT.org).- No sacramento da Penitência, deve desenvolver-se um “diálogo de salvação”, no qual Deus mostra seu amor e a pessoa reconhece seu pecado e é introduzida em uma dinâmica de conversão.

Assim indicou o Papa Bento XVI hoje, no Vaticano, ao receber em audiência os sacerdotes participantes do curso anual sobre foro interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica, que está sendo realizado de 8 a 12 de março.

Bento XVI se referiu à experiência de “diálogo de salvação que, nascendo da certeza de ser amados por Deus, ajuda o homem a reconhecer o próprio pecado e a introduzir-se, progressivamente, nesta estável dinâmica de conversão do coração, que conduz a uma vida segundo Deus à radical renúncia ao mal”.

Destacou que “é tarefa do sacerdote favorecer esta experiência” e explicou o método do Santo Cura de Ars para que se desenvolva esse “diálogo de salvação” na confissão.

“São João Maria Vianney sabia iniciar com os penitentes um verdadeiro e apropriado ‘diálogo de salvação’, mostrando a beleza e a grandeza da bondade do Senhor e suscitando esse desejo de Deus, do qual os santos são os primeiros portadores”, sublinhou.

Para viver o ministério de confessor com a heroicidade e fecundidade próprias de São João Maria Vianney, o Papa indicou, em primeiro lugar, a necessidade de uma “intensa dimensão penitencial pessoal”.

“A consciência do próprio limite e a necessidade de recorrer à misericórdia divina para pedir perdão, para converter o coração e para ser sustentado no caminho de santidade são fundamentais na vida do sacerdote”, explicou.

E acrescentou: “Somente quem experimentou primeiro a grandeza pode ser convincente anunciador e administrador da misericórdia de Deus”.

Por outro lado, continuou, “todo sacerdote se converte em ministro da Penitência pela configuração ontológica com Cristo, sumo e eterno Sacerdote, que reconcilia a humanidade com o Pai”.

Ao mesmo tempo, recordou Bento XVI, “a fidelidade ao administrar o sacramento da Reconciliação é confiada à responsabilidade do presbítero”.

Seguindo o método do Santo Cura de Ars, o Pontífice indicou a importância de viver “com radicalidade o espírito de oração, a relação pessoal e íntima com Cristo, a celebração da Missa, a adoração eucarística e a pobreza evangélica”.

Dessa forma, o sacerdote, como o santo francês, “faz da Igreja a sua casa, para conduzir os homens a Deus” e mostra aos seus contemporâneos “um sinal tão evidente da presença de Deus”, que leva “muitos penitentes a aproximar-se do seu confessionário”.

O Papa destacou também que, “nas condições de liberdade em que hoje é possível exercer o ministério sacerdotal, é necessário que os presbíteros vivam em ‘algo grau’ a própria resposta à vocação”.

E isso “porque só quem se converte cada dia em presença viva e clara do Senhor pode suscitar nos fiéis o sentido do pecado, dar ânimo e despertar o desejo do perdão de Deus”.

Neste ponto, Bento XVI afirmou que “é necessário voltar ao confessionário, como lugar no qual se celebra o sacramento da Reconciliação, mas também como lugar no qual se ‘habita’ com mais frequência”.

A presença do sacerdote no confessionário é uma ajuda “para que o fiel possa encontrar misericórdia, conselho e consolo, sentir-se amado e compreendido por Deus e experimentar a presença da misericórdia divina, junto à presença real na Eucaristia”, indicou.

Em seu discurso, o Pontífice se referiu também à “crise” do sacramento da Penitência, que “interpela em primeiro lugar os sacerdotes e à sua grande responsabilidade de educar o povo de Deus nas radicais exigências do Evangelho”.

Para o Papa, o contexto atual, “marcado pela mentalidade hedonista e relativista, que tende a suprimir Deus do horizonte da vida, (…) torna ainda mais urgente o serviço de administradores da misericórdia divina”.

“Não devemos esquecer, de fato, que existe uma espécie de círculo vicioso entre o ofuscamento da experiência de Deus e a perda do sentido do pecado”, afirmou.

Bento XVI destacou que a crise do sacramento da Penitência exige dos sacerdotes que se dediquem generosamente a escutar confissões sacramentais, “guiar com coragem o rebanho, para que não se conforme com a mentalidade deste mundo”, ter eles mesmos “uma permanente tensão ascética” e atualizar-se constantemente no estudo da teologia moral e das ciências humanas.

“Que extraordinário ministério o Senhor nos confiou!”, disse aos participantes do curso sobre a administração correta da Penitência.

“Como, na Celebração Eucarística, Ele se coloca nas mãos do sacerdote para continuar estando presente no meio do seu povo, analogamente, no sacramento da Reconciliação, Ele se confia ao sacerdote, para que os homens façam a experiência do abraço com que o Pai acolhe seu filho pródigo!”, exclamou.

Finalmente, pediu que “Nossa Senhora e o Santo Cura de Ars nos ajudem a experimentar em nossa vida a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Deus, para ser fiéis e generosos administradores”.

O Papa valorizou a participação dos sacerdotes neste curso (cf. Zenit, 8 de março de 2010), de “temática essencial para o ministério e a vida dos presbíteros”.

E incentivou os sacerdotes a aprenderem do Santo Cura de Ars, além do método do “diálogo de salvação” que deve ser desenvolvido na Confissão, “uma confiança inesgotável no sacramento da Penitência, que nos anima a colocá-lo no centro das nossas preocupações pastorais”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?