As prefiguras bíblicas de Nossa Senhora – Parte V

4º grupo: Noemi, Resfa e a mãe dos Macabeus: “A Virgem Dolorosa”

Nossa Senhora é salientemente a Virgo Dolorosa — a Virgem das Dores. Esta característica teve também suas prefiguras.

X – Noemi (“formosa”) — Mara (“amargurada”)

A história de Noemi é na Sagrada Escritura narrada no Livro de Rute. Noemi residia em Belém. Em decorrência de forte carestia, viu-se obrigada a emigrar, juntamente com seu esposo e dois filhos, para as terras de Moab. Lá Noemi perdeu seu esposo e seus filhos, ficando só na terra.

Após dez anos, viúva e sem filhos, Noemi volta para Belém, acompanhada de uma de suas noras, Rute, sua única consolação. Conseguiu casar Rute com um rico senhor, de nome Booz, parente de seu falecido esposo. Desse matrimônio nasce Obed, pai de Isaí, avô de David.

As desventuras da vida de tal maneira alteraram a fisionomia de Noemi que as pessoas de Belém não a reconheciam e, ao vê-la, perguntavam se era aquela a Noemi. Devido a isso trocou o seu nome de Noemi — que quer dizer “Formosa” — para o de Mara, que significa “Amargurada”: “Ne vocetis Noemi, id est pulchrum, sed vocate me Mara, id est amaram”–– Não me chameis Noemi, isto é, formosa, mas chamai-me Mara, isto é, amargurada (Rt 1, 20).

* * *

Da mesma forma a Santíssima Virgem foi submetida a um oceano de dores na Paixão e Morte de seu divino Filho. Seu coração foi opresso pelas dores e a alma esteve amargurada e sem consolação alguma. Foi a mãe cheia de dores e de angústias, embora, por outro lado, também repleta de alegria, de modo todo especial pela redenção do gênero humano.

XI – Resfa: guarda os cadáveres de seus filhos crucificados

 

 

Resfa protegeu das feras os corpos de seus filhos durante seis meses, até o Rei David autorizar que fossem enterrados
Resfa protegeu das feras os corpos de seus filhos durante seis meses, até o Rei David autorizar que fossem enterrados

Resfa(13) foi esposa de Saul. Ocorreu que após a morte de Saul houve uma carestia de três anos seguidos. Por revelação, o rei David soube que se tratava de um castigo de Deus pelas iniqüidades cometidas por Saul contra os gaboanitas. Como reparação, os gaboanitas exigiram que lhes fossem entregues os descendentes de Saul, dentre os quais os dois filhos de Resfa.

Estes foram então aprisionados e crucificados pelos gaboanitas. Resfa, porém, estendeu um pano sobre uma pedra e permaneceu perto dos cadáveres de seus filhos durante seis meses. De dia defendia-os das aves do céu, e de noite defendia-os contra as feras da terra. Ela só os abandonou depois que o rei David mandou levá-los para o sepulcro.

Valores a serem particularmente assinalados em Resfa:

•mãe desolada;

•função atroz (guardar os cadáveres dos filhos sob todas as intempéries e contra todos os ataques de animais);

•e amor enérgico (foi até o fim).

* * *

Comparação com Nossa Senhora:

•seus filhos foram, e são, atacados pelos inimigos (mundo, demônio, carne);

•foram atados aos pecados mortais e aos vícios;

•Ela permanece com eles e lhes aplica os frutos da Redenção.

XII – A mãe dos Macabeus: “Mãe, formadora e encorajadora de mártires”

 

Os Macabeus foram animados por sua admirável mãe para o martírio. Eles são, até certo ponto, prefigura de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mártir dos mártires. E a mãe é uma prefigura de Nossa Senhora
Os Macabeus foram animados por sua admirável mãe para o martírio. Eles são, até certo ponto, prefigura de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mártir dos mártires. E a mãe é uma prefigura de Nossa Senhora

Palavras da mãe dos Macabeus(14) ao seu filho mais novo: “Meu filho, pelo amor que me tens, pois que te trouxe em meu seio, amamentei e nutri até hoje… olha o céu… não temas o carrasco, mostra-te digno de teus irmãos e recebe a morte de bom coração, a fim de que, pela misericórdia de Deus, possa eu tornar a ver-te na glória que esperamos” (2 Mac 7,27-29).

Por fim, ela mesma foi entregue ao martírio.

* * *

Em conferência no dia 1º-8-69, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, referindo-se à epopéia dos Macabeus, comentou: “O episódio, em última análise, é este: os filhos dela foram intimados a praticar atos de idolatria, numa situação em que não deixava de ter alguma coisa de parecido com os dias de hoje. Os meninos se negaram ao ato de idolatria que estava sendo exigido e foram mortos.

“Os Macabeus ficaram como símbolo da fidelidade. Eles ficaram, em relação à impiedade, o símbolo da Cruzada, da luta religiosa, da guerra e da contradição religiosa. De maneira que todos os séculos os veneram.

“Essas crianças foram animadas por mãe admirável para o martírio. E elas são, até certo ponto, a prefigura de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mártir dos mártires.

“E a mãe deles é uma prefigura de Nossa Senhora. Ela ajudou e apoiou o seu Divino Filho — com o seu carinho, com sua presença — no momento tremendo em que Ele carregava a cruz, em que foi levado para o alto do Calvário.

“Fala-se do Cireneu, que ajudou Nosso Senhor a carregar a cruz. Que linda vocação!

“Quanto mais Nossa Senhora ajudou Nosso Senhor a carregar a cruz, com a presença, com o carinho e com a oração d’Ela! Alguém poderá algum dia dizer: que vantagem incomparável houve para Nosso Senhor, pelo fato de que Nossa Senhora esteve presente. Ela fez com seu Divino Filho — conservadas as distinções necessárias — o que fez a mãe dos Macabeus. Ela O apoiou, para o martírio, até o último momento.

“Nós estamos numa época de luta de idéias e de princípios. Devemos nos lembrar de imitar os Macabeus, símbolos da fidelidade.

“E devemos pedir a Nossa Senhora que Ela seja o nosso apoio. Que Ela faça conosco o que fez a mãe dos Macabeus.

“Mais ainda: devemos pedir a essa mãe heróica, e a essas crianças, que intercedam por nós, para nos dar uma fortaleza que, com ânimo, sem choradeira e sem treme-treme, chegue até o último momento”.

* * *

Em face do acima exposto, podemos concluir que o conjunto destas prefiguras forma um esboço, ainda imperfeito, d’Aquela cuja santidade viria a ser muito superior à de todos os homens, mesmo os mais favorecidos quanto à natureza e à graça.

Notas:1. Gen 17, 16-19; 18, 10-14.2. Gen. 17, 15.3. Gen. 24,1-67.4. São Luís Grignion de Montfort, op. cit., Editora Vozes Ltda, Petrópolis, 2ª ed., 1943, p. 180.5. Idem, ibidem, p. 183.6. Gen. 27, 29.7. Gen. 29,18.8. Êxodo, 11, 1-10.9. Juízes, 4,6 – 5,32.10. Juízes, 5, 27.11. Juízes, 5, 31.12. Noemi, (Rut, 1,1-14; 1,15-22; 4,11-21.13. Resfa – 2 Rs 21,7-14 – “E cumpriram todas as ordens do rei, e, depois disto, Deus aplacou-se com a terra”. 14. Mãe dos Macabeus – 2 Mac. 7,27-29–Figures bibliques de Marie, Mère de Jésus – disposées pour deux mois de Marie –M. Paul Sauceret – Librarie de Poussielgue-Rusand, Lyon, France, 1846.– Gabriel M. Roschini, O.S.M., La Madonna Secondo la Fede e la Teologia – Roma, Ferrari, 1954.– Pe. Júlio Maria, SDN, Por que amo Maria – Edições Paulinas, São Paulo, 1960.– René Laurentin, Breve Tratado de Teologia Mariana – Editora Vozes Ltda, Petrópolis, RJ, 1965.

Leia Parte I

Parte II

Parte III

Parte IV

Fonte: Catolicismo

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?